Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de fevereiro de 2012

Fátima Bezerra contra o PT?

postado por Daniel Menezes

O interesse de Fátima Bezerra de se contrapor a Henrique Alves, provável adversário nas eleições para o senado em 2014, já começa a criar um cenário desfavorável para o Partido dos Trabalhadores. A tentativa de se fortalecer contra a ofensiva PMDBista tem levado a deputada federal, filiada histórica da agremiação, a pressionar pelo fechamento de parcerias para as eleições municipais de 2012 que, não necessariamente, passam pelo hipertrofiamento do PT.

Natal e Mossoró seriam os casos mais representativos. Preocupada em fazer uma aliança já no primeiro turno com o PDT de Carlos Eduardo em Natal e largar com Larissa Rosado (PSB) em Mossoró,  Fátima trabalha incansavelmente nos bastidores para desarticular a candidatura do Dep. Estadual Fernando Mineiro na capital e do Reitor Josivan Barbosa na principal cidade da região oeste. Em troca, receberia a promessa de ser apoiada em 2014.

De acordo com PTista bem posicionado, há uma leitura que vem ganhando corpo no PT de que é preciso frear os “ânimos” da deputada. Do contrário, a ideia das candidaturas próprias, que para alguns são fundamentais para o fortalecimento do partido, irá para o brejo.

“Fátima Bezerra, contrariando todas as previsões dos especialistas, que não foram poucas, entregou a prefeitura de bandeja para Micarla de Sousa. De quebra, enfraqueceu todo o grupo do qual fazia parte, que acabou levando uma surra eleitoral em 2010 no RN. Ela não tem legitimidade, agora, para abortar um projeto que confere autonomia para o PT apenas para atender as suas aspirações pessoais”, me descreveu longamente o amigo.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

5 Responses

  1. Lucia soares disse:

    PRA LÁ DE EQUIVOCADO SEU TEXTO.
     O PT APRFESENTA 2 CANDIDATURAS QUE NÃO TEM APELO POPULAR NENHUM.JOSIVAN,ATÉ ONDE EU SEI,SÓ NÃO FOI CANDIDATO DO PMDB PORQUE O PARTIDO NÃO QUIS,QUANDO APARECE UMA OPORTUNIDADE DE DERROTAR O DEM,VIA LARISSA,O PT INSISTE NUMA CANDIDATUTA SEM ECO NA SOCIEDADE,.
    QUERERATRIBUIR  A DERROTA DE 2008 A FATIMA,SÓ PODE SER UMA PIADA DE MAU GOSTO,OU ENTÃO FALTA UMA LEITURA MAIS EMBASADA DO QUE FOI A ELEIÇÃO EM 2008.

  2. Paulo Emílio disse:

    Aí quando eu digo que o PT daqui é super incompetente que só se preocupar em ganhar as eleições do DCE da UFRN, aí me chamam de doido… 

  3. Daniel Menezes disse:

    Lucia Soares,

    não compartilho integralmente da visão expressada pelo texto. Tentei ser fiel ao espírito da oposição que Fátima vem sofrendo no PT por aqueles que não estão aceitando os pontos de vista dela.

  4. DennysLucas disse:

    Lucia Soares,

    Então qual a diferença entre o PMDB e o PSB de Larissa e Sandra Rosado? Que, inclusive, até pouco tempo atrás eram do PMDB. Se for p ir apoiar Larissa, ligada aos setores historicamente tradicionais, e algo novo na política, prefiro a alternativa da aposta pq dali eu já sei o q sai.

  5. Mateus disse:

    O PT está perdendo a identidade…

Política

Mais professores e policiais e menos parlamentares.

Política

#Foramicarla, sentimento de rebanho e uma nota sobre seu enfraquecimento político