Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 29 de fevereiro de 2012

I Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal

postado por Carta Potiguar

Nomes de peso estarão em Natal de 2 a 4 de março, durante a primeira edição do Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal, no auditório do campus Cidade Alta do Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN (IFRN). As inscrições continuam abertas e são gratuitas, mediante pré-inscrição por e-mail.

Para o debate de abertura, com início às 19h da sexta-feira e cujo tema é ‘Blogosfera e Liberdade de Expressão’, compõem a mesa os jornalistas Amaury Ribeiro Jr., autor do livro ‘A Privataria Tucana’, Leandro Fortes, da revista Carta Capital, Luiz Fernando Emediato, proprietário da editora Geração Editorial, e a historiadora Conceição Oliveira, coordenadora nacional do movimento sem fins-lucrativos #BlogProg do Brasil.

Na mesma noite, por volta das 21h, haverá uma sessão de autógrafos do livro ‘A Privataria Tucana’, obra que tem sido um verdadeiro fenômeno de críticas e vendas em todo o país. No sábado, debates sobre Cultura, Educação e Rumos do Desenvolvimento da Grande Natal, participando nomes como Marcos Silva (USP), Arnon de Andrade (UFRN), Cláudia Santa Rosa (IDE), Fábio Lima (MinC), Aldemir Freire (IBGE), dentre outros de grande representatividade na cidade e no Estado.

Aos interessados em participar do encontro, basta remeter ao e-mail rnblogprog@gmail.comas seguintes informações: nome completo, profissão, cidade onde reside, endereço do blog (caso possua), perfil no twitter (caso possua), perfil no facebook (caso possua) e telefones.

O evento é uma iniciativa de militantes e ativistas dos direitos humanos e pela democratização da comunicação, dentre outras causas, e conta com o apoio do #RNBlogProg (www.rnblogprog.org),  IFRN Cidade Alta, Sinsenat (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal) e H3 Odonto Home Care. Confira a programação completa:

 

SEXTA, 2 DE MARÇO – NOITE

Credenciamento – 17h

Mesa de abertura – 19h
Tema: Blogosfera e liberdade de expressão
– Amaury Ribeiro Jr. (jornalista/SP, autor de A Privataria Tucana (Ed. Geração Editorial, 2011)
– Leandro Fortes (jornalista da Carta Capital/DF e blogueiro – www.brasiliaeuvi.wordpress.com)
– Luiz Fernando Emediato (jornalista/SP e dono da Geração Editorial)
– Conceição Oliveira (historiadora/SP, coordenadora nacional do #blogprog – www.mariafro.com.br)

– Sessão de autógrafos – 21h às 22h
“A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr.


SÁBADO, 3 DE MARÇO – MANHÃ

Credenciamento – a partir das 10h

Programação cultural

– Exposição fotográfica coletiva – a partir das 10h
 30×40 (Movimentos sociais, cultura popular e jornalismo comunitário na Grande Natal)

– Exibição de documentário – 10h30
 “O vôo silenciado do Jucurutu” – sobre a vida e obra da cineasta potiguar Jussara Queiroz, dirigido por Paulo Laguardia (DocTV III/MinC) – duração: 52 minutos


SÁBADO, 3 DE MARÇO – TARDE

Debate 1 – 13h30 às 15h30
Tema: Cultura, Políticas Públicas, Propriedade intelectual e web
– Fábio Lima, chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura e blogueiro – www.culturadorn.blogspot.com, Natal-RN e Recife-PE)
– Esso Alencar, cantor/compositor, fundador da Compor e blogueiro – www.mixigenassons.wordpress.com, Natal-RN)
– Tácito Costa (jornalista e blogueiro/editor – www.substantivoplural.com.br, Natal-RN)
– Marcelo Othon (procurador da Fazenda, estudioso da viola caipira e blogueiro – www.othonfilosofico.blogspot.com e www.myspace.com/othondaviola, Natal-RN)
– Mediação: Sérgio Vilar (jornalista e blogueiro – www.diariodotempo.com.br, Natal-RN)

Intervalo/ Coffee Break

Debate 2 – 16h às 18h
Tema: Educação, Políticas Públicas e web
– Arnon de Andrade (professor voluntário da UFRN e articulista do portal www.falariogrande.com.br, Natal-RN)
– Marcos Silva (professor/USP e colaborador do portal www.substantivoplural.com.br, São Paulo-SP)
– Cláudia Santa Rosa (educadora/IDE e blogueira – www.claudiasantarosa.com/blog, Natal-RN)
Mediação: Ruy Rocha (jornalista, professor da UFRN, apresentador do Xeque-Mate/TVU e articulista do portal www.falariogrande.com.br, Natal-RN)

Intervalo/Jantar

Debate 3 – 19h às 21h
Tema: Rumos do desenvolvimento da Grande Natal
– Aldemir Freire (economista, chefe estadual do IBGE e blogueiro – www.economia-do-rn.blogspot.com, Natal/RN)
– Marise Costa de Souza Duarte (Procuradora do Município de Natal, Doutora em Arquitetura e Urbanismo, professora em cursos de pós-graduação/UFRN/UNP, membro do Comite Popular COPA/2014 e articulista do portal www.falariogrande.com.br, Natal-RN)
– Edmilson Lopes Jr. (professor da UFRN, sociólogo, blogueiro – www.blogdoedmilsonlopes.blogspot.com e colaborador do portal www.terramagazine.com.br, Natal-RN)
– Mediação: Sérgio Telles (economista/RJ e blogueiro – www.stelles.blogspot.com)

DOMINGO, 4 DE MARÇO – MANHÃ
Grupos de trabalho – 9h30h às 11h
– Elaboração da Carta do #RNBlogProg

Intervalo/ Coffee Break

– Leitura da carta + Leitura e aprovação de moções – 11h30 às 12h

– Encerramento

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. Estudante disse:

    Quantos autores da Carta Potiguar ainda defendem o PT? Com qual razão? Ir contra o “outro lado”? Qual “outro lado”, quando o lado daí (petista) reivindica para si isso o que se lê nos jornais e se assiste na televisão? Mídia Golpista?

    http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/bruno-daniel-irmao-de-celso-daniel-e-o-convidado-do-roda-viva

    Tirando a péssima atuação de Mario Sergio Conti, demonstrada pelos comentários no Facebook da TV Cultura, vale a pena ver o programa pelo excelente desempenho de Bruno Daniel, que disse: “É muito difícil hoje chamar o Partido dos Trabalhadores, e
    todo seu conjunto de alianças, de um partido de esquerda”.

    Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Celso_Daniel:

    “Após a morte de Celso Daniel foram ainda assassinadas sete outras pessoas, todas em situações misteriosas (algumas pessoas alegam que foram quinze):
    Dionísio Aquino Severo – Seqüestrador de Celso Daniel e uma das principais testemunhas no caso. Uma facção rival à dele o matou três meses após o crime.Sergio – ‘Orelha’ – Escondeu Dionísio em casa após o seqüestro. Fuzilado em novembro de 2002.Otávio Mercier – Investigador da Polícia Civil. Telefonou para Dionisio na véspera da morte de Daniel. Morto a tiros em sua casa.Antonio Palácio de Oliveira – O garçom que serviu Celso Daniel na noite do crime pouco antes do seqüestro. Em fevereiro de 2003.Paulo Henrique Brito – Testemunhou a morte do garçom. Levou um tiro, 20 dias depois.Iran Moraes Redua – O agente funerário que reconheceu o corpo do prefeito jogado na estrada e que chamou a polícia em Juquitiba, morreu com 2 tiros em novembro de 2004.Carlos Delmonte Printes – Legista que atestou marcas de tortura no cadáver de Celso Daniel, foi encontrado morto em seu escritório em São Paulo, em 12 de outubro de 2005.”

Política

A candidatura de Josivan Barbosa e o que está em disputa

Política

A lorota da Coteminas