Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de março de 2012

#NatalMinhaCasaMinhaVida atinge 2º posição do top Trends Brasil

postado por Daniel Menezes

O twittaço, que teve como objetivo discutir os problemas concernentes as obras da copa do mundo em Natal, foi um grande sucesso. Na tarde hoje, durante o encontro virtual, a hashtag #NataMinhaCasaMinhaVida atingiu segunda posição entre os assuntos mais comentados do Twitter Brasil.

O debate mostrou que natalenses cultivam muitas críticas e dúvidas sobre o modelo seguido. Que não estão satisfeitos com os rumos que as obras da copa estão tomando.

Muitos twitteiros apontaram a falta de planejamento urbano e ambiental das obras (a maioria sem licença), além das injustiças que estão sendo empreendidas contra as pessoas que serão desapropriadas de suas casas. Mais de 400 famílias serão desabrigadas e não foram, sequer, chamadas para o diálogo.

Além da atitude antidemocrática (os representantes do estado e do município já afirmaram que não irão receber os moradores), as desapropriações seguem sem planejamento. Os atingidos não sabem quando serão desalojados, nem como. O que eles já tomaram conhecimento, através de carta lacônica, foi que suas casas, nas avaliações da prefeitura, não estão atingindo 1/5 do valor de mercado dos imóveis.

Sendo a favor ou contra a copa em Natal, uma mudança de tamanha magnitude na nossa cidade requer, inevitavelmente, diálogo, disseminação de informação, respeito e transparência. Tudo o que não vem acontecendo até o presente momento.

Foram visíveis também as manifestações de apoio ao Comitê Popular da Copa. Fomentado por cidadãos e composto por equipe multidisciplinar, o comitê está debatendo e evidenciando o que vem sendo escondido por órgãos governamentais e esquecido pela imprensa. Esta última, ainda que os problemas e desrespeitos se mostrem como evidentes, está fingindo que tudo é uma maravilha e que o natalense está convencido de que o modelo de implementação da copa só trará coisas boas. Imprensa e governo fingem que tudo está as mil maravilhas. Jornalista, excetuando aqueles que não seguem a regra –  que são poucos -, age como o legítimo Pangloss de Voltaire. Este personagem, que figura nas páginas do livro “O cândido”, submetido a todo tipo de intempérie, teima em enfatizar que vivemos no melhor dos mundos e que tudo irá se resolver por si só.

Porém, o natalense já escancarou que não é bobo alegre. Quer argumentos, planejamento, respeito, discussão e respostas. Sendo a favor ou contra a copa, os moradores da cidade já sinalizam que não querem atentado a dignidade e direitos de nem um cidadão.

Governo do RN e prefeitura do Natal precisam calçar sandálias da humildade e praticar a democracia. Afinal, copa do mundo em Natal só tem sentido se for produzida para o cidadão e não contra ele.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Estudante disse:

    Roberto Requião, ídolo da galera que odeia a Mídia Golpista… Já pensou a CP publicar tendo de publicar direito de resposta da prefeita incompetente Micarla? Seria lindo, não é mesmo? Os poderes executivos poderiam criar a “Secretaria do Direito de Resposta” com o nosso dinheiro… Não é demais?

    Ou a Micarla não terá direito de resposta só porque não é do PT (rs)?Para a galera que odeia a Mídia Golpista: Bem-vindos à Ditadura!http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/senado-aprova-projeto-para-cercear-imprensa 

Política

Charge: A nova arma "não-letal" do RN

Política

Carlos Eduardo desmente jornal e critica "imprensa marrom"