Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de abril de 2012

O recuo tático de Enildo Alves e Fernando Lucena

postado por Daniel Menezes

Os vereadores Enildo Alves e Fernando Lucena, em entrevista ao Jornal de Hoje, se mostraram bem afinados no discurso. Ambos defenderam a necessidade do Tribunal de Contas do Estado revisar as contas de Carlos Eduardo para, possivelmente, rever seu parecer (O TCE aprovou os números de CEA).

Um recuo tático. Perceberam que, se a Câmara Municipal do Natal atropelar um julgamento técnico, desaprovando unilateralmente as contas do ex-prefeito, pode perder legitimidade. Afinal, como contestar politicamente um laudo técnico sobre questões contábeis e administrativas e bater de frente com o TCE sem desgaste? Sem uma exposição? Se já está evidente que a estratégia dos vereadores de tornar Carlos Eduardo inelegível tem nítido fim eleitoral, imagine com o confronto político com um órgão técnico. A ação ficaria mais clara do que o sol.

Fernando Lucena e Enildo Alves, liderando uma inusitada aliança PT/DEM/PSDB/PV, portanto, procuram dar verniz técnico a um objetivo eleitoral. Resta saber se o TCE vai se dobrar e voltar atrás de sua decisão…

PARTICIPAÇÃO

O Partido dos Trabalhadores fez parte da gestão CEA, indicando, inclusive, Virgínia Ferreira para a secretaria de planejamento, principal pasta da gestão municipal. Estaria Fernando Lucena chamando o próprio PT de partido corrupto, ao falar de improbidade na gestão CEA?

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Estudante disse:

    Esses recuos táticos combinam direitinho com o conceito de política defendido pela Carta Potiguar: “de um ponto de vista estrutural e axiológico, é a arte de esconder, PARA O BEM E PARA O MAL, os erros do seu partido político (e dos outros partidos, quando estão envolvidos nos mesmos “esquemas”) e encará-los como fazendo parte da prática de uma esfera social intocável, isto é, os políticos do seu partido (e dos outros partidos, quando estão envolvidos nos mesmos “esquemas”)”

    Outro recuo que demonstra o caráter “biruta de aeroporto” moral dos petistas: http://oglobo.globo.com/pais/dilma-se-queixa-pt-recua-agora-ja-fala-em-rediscutir-cpi-4655357

    Cadê a CPI, PT covardão? Vai fazer o jogo do corporativismo? É só isso que você sabe fazer?

  2. beto costa disse:

    sim, ele inclusive é suspeito de manipular contratos da URBANA de forma a favorecer amigos e familiares.

Política

Contas de Carlos Eduardo: vereadores brincam com fogo

Política

Carlos Eduardo não ficará inelegível