Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de abril de 2012

O Emprego Formal no RN no Primeiro Trimestre de 2012 – Quem Contratou e Quem Demitiu

postado por Aldemir Freire

O cenário do primeiro trimestre no RN para o emprego formal foi de demissão. Esse fato, porém, não trás em si nenhuma novidade. Normalmente o período que vai de dezembro a março é de desemprego no estado, sobretudo em função do fim de algumas atividades agropecuárias, como as colheitas do melão e da cana e a moagem dessa última.

O estado encerrou esse período com um saldo de 2.130 demissões (março me surpreendeu e veio positivo), um déficit inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando as demissões ficaram em 3.418 postos de trabalho perdidos.

 

Essa queda no saldo negativo ocorreu em função de um menor crescimento no ritmo de demissões no período do que no crescimento das admissões. Estas últimas aumentaram 8% entre o primeiro trimestre do ano passado e o primeiro deste ano. As demissões, por sua vez, cresceram 4,6% nesse mesmo intervalo de tempo. Esse cenário é bem diferente daquele que passamos no primeiro trimestre de 2011 quando comparado ao primeiro de 2010. No ano passado, no primeiro trimestre, as contratações aumentaram 4% e as demissões 14%, isso comparado ao primeiro trimestre de 2010.

Nesse ano lideram as contratações os setores de serviço, comércio e construção civil. Do lado das demissões os maiores saldos negativos estão na indústria de transformação e na agropecuária.

Os serviços vêm registrando, nesse trimestre, uma desaceleração no ritmo de contratações quando comparado ao mesmo trimestre de 2011. Já o comércio e a construção civil apresentaram um forte aumento no saldo positivo nesse mesmo período.

Imagem de destaque: renjith krishnan

Aldemir Freire

Sou Economista formado pela UERN. Em 2002 ingressei no IBGE, na carreira de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatítisticas, como Analista Sócio-Econômico. Fui coordenador estadual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Atualmente estou na chefia da Unidade Estadual do IBGE no RN.

2 Responses

  1. Roberto disse:

    Tá bom Senhor economista, só tem que lembrar que traz referente ao verbo TRAZER, é com Z… Trás, refere-se a algo que está à suas costas, por exemplo! =)

    No mais, obrigado pelas informações. Sou estudante de economia na UFRN e muito me ineressou a postagem! =D

  2. Fernandorcba disse:

    Enquanto isso o emprego formal no Brasil no primeiro trimestre de 2012 cresceu 1,17%. A nossa indústria e agropecuária estão no leito de morte enquanto outros setores menos estáveis quanto à fixação em suas instalações físicas e mais abertos às importações crescem…

    É o neoescambo… Se não houver uma política séria de retomada da indústria local seremos todos revendedores de produtos que geram empregos em outras terras…

Economia

Rio Grande do Norte Volta a Liderar as Exportações Brasileiras de Tungstênio

Economia

Transformações nas Famílias/Domicílios do RN nas Últimas Décadas