Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 22 de maio de 2012

E porque Micarla de Sousa não vence Carlos Eduardo no voto, ao invés de tentar fazer uso do tapetão da CMN?

postado por Daniel Menezes

Carlos Eduardo vive uma semana agitada. Com as contas de 2008 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, espera parecer da Câmara Municipal do Natal. Se tiver a prestação desaprovada por dois terços dos vereadores (14 votos dos 21), Tatá, como ficou conhecido, poderá se tornar inelegível e não disputar as eleições de 2012.

Micarla de Sousa tenta vencer Carlos Eduardo no tapetão. Tendo produzido uma das estratégias mais estapafúrdias da história de Natal, a borboleta passou toda a sua administração tentando enquadrar a gestão do seu antecessor e acabou esquecendo de trabalhar. O resultado se encontra hoje bem consolidado. Enquanto a Verde, também no sentido da experiência política, amarga 90% de rejeição popular, o presidente estadual do PDT apresenta margem folgada na liderança em relação aos seus possíveis oponentes para o pleito municipal que se avizinha. Inconformada com a situação, a atual prefeita já tentou de tudo. Até processar juridicamente o ex-prefeito a dita cuja já fez.

A questão não é pessoal, mas pública. A ex-apadrinhada de José Agripino parece não entender que produziu um modo de tocar a prefeitura que os natalenses não o vêem a hora de jogar no baú das nulidades. O período em que o Partido Verde esteve no poder foi marcado por terceirizações onerosas, alugueis desnecessários, sucateamento da saúde, fechamento de escolas, epidemias de dengue e muita!, mas muita incompetência.

Caracterizada pela ineficiência, a atual gestão só foi eficaz quando o assunto era conceder aumentos de passagens de transporte coletivo, perdões de dívidas astronômicas a grandes empresários, como foi o caso dos 70 milhões que a prefeitura quis deixar para lá das universidades privadas e que a justiça considerou ilegal; e a última foi à aceleração do pagamento, quando era possível protelar e tentar revisar o valor para baixo, de um precatório superdimensionado em mais de 20 milhões da Henasa, conforme TCE.

Não logrando êxito em sua jornada, Micarla agora usa sua base aliada na Câmara Municipal de Natal para tentar tornar Carlos Eduardo inelegível. Para isso, orienta seus vereadores e derrubar um parecer técnico de um órgão – me desculpem a redundância, que se faz necessária – técnico como é o Tribunal de Contas do Estado.

A votação estava marcada para hoje. No entanto, preocupado com a repercussão negativa do caso e com a mobilização popular que já era prometida via redes sociais em favor do ex-prefeito, presidente da Câmara e aliado da atual prefeita Edivan Martins adiou o pleito. A ação do presidente pode representar um tiro no pé, já que não é possível desafiar a inteligência do cidadão e achar que ele vai dá de ombros. O #foramicarla criou uma outra cultura política para a cidade, que estabelece a discussão e o debate como elementos centrais.

Não é fácil se acostumar com o aumento do volume democrático. Vide as ações da prefeita Micarla de Sousa, que, ao invés de tentar vencer Carlos Eduardo no voto, apela para uma estratégia tapetão. Uma atitude tipicamente golpista do executivo e de alguns vereadores que não souberam honrar o voto que receberam.

Ave de rapina

Alguns vereadores seguem a estratégia “ave de rapina”. Deixam a armadilha para só desarmar para quem apresentar as melhores “propostas”. Eleições se aproximam e os parlamentares aproveitam situação para pedir “estrutura”.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

10 Responses

  1. Inacio Loyola disse:

    Micarla já perdeu. Não adianta mobilizar os urubus dela da câmara. A população está unida na recusa da prefeita e de seus comparsas. #Foramicarla

  2. Joao disse:

    Taí Daniel gostei do nome dados aos vereadores: ave de rapina. Já já enildo alves terá um infarte com o crescimento de Carlos Eduardo.

  3. Justo Aquino disse:

    Fico muito triste de ver que a nossa CMN deu amparo a todas as trapalhadas de Micarla de Sousa. Essa última é a consagração do ressentimento e do atraso que move aquela casa. Mas a crítica de Natal contra Micarla não será escondida e os vereadores serão varridos pela renovação democrática. Tenho dito!

  4. Fela disse:

    Os vereadores estão se vingando de Carlos Eduardo por causa da operação impacto.

  5. Eli disse:

    Ei, Carta Potiguar, deixem Micarla em paz. Ela não tem nada a ver com isso. Não tá nem chegando perto dessa confusaõ.

  6. Flavia Rangel disse:

    Se a CMN julgasse imparcialmente, mas todos nós sabemos que o relatório de Enildo não tem nada de imparcial. O que um médico pode falar sobre finanças públicas. Ele tá a mando de Micarla. 

  7. Justa Maria disse:

    Wilma anuncia apoia a Carlos Eduardo. Tem gente morrendo de ódio.

  8. Pedro Paulo disse:

    Acho que você, daniel, exagerou no poder de Micarla. Ela já si conformou com o ostracismo político que viverá nos próximos 50 anos.

  9. Sales disse:

    O pai de Carlos Eduardo Alves, Agnelo Alves, irmão de Aluízio Alves, o pai de Henrique Eduardo Alves, fundou a esquerda no Rio Grande do Norte.

  10. Henrique disse:

    #ForaMicarlaeSeusUrubus

Política

Gravações comprovam uso de Caixa 2 na campanha de Rosalba em 2006

Política

De ex a anti-esquerdistas