Rio Grande do Norte, terça-feira, 23 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 6 de junho de 2012

Professores da UFRN decidem pela adesão ao movimento grevista nacional

postado por Daniel Menezes

UFRN – Os professores decidiram hoje (06), em assembleia, pela adesão ao movimento grevista nacional. A maioria dos docentes presentes votou pela deflagração da greve, engrossando as fileiras das 51 universidades federais que já se encontram com suas atividades paralisadas.

Conforme estatuto da Associação dos Docentes da UFRN, Adurn, haverá um plebiscito para validar a adesão.

O plebiscito ocorrerá no dia 12/06 e a greve iniciada no dia 15 de Junho.

REIVINDICAÇÕES

Os professores reivindicam melhores condições e reestruturação da carreira.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

28 Responses

  1. Vittor_melo05 disse:

    A partir do dia 15 não haverá mais aula? Existe alguma orientação superior aos professores quanto à finalização do semestre, uma vez que dia 15 está a duas semanas do fim do mesmo?

  2. Fulano disse:

    trollagem nível professores da ufrn

  3. Confuso. Aderir ao movimento, que é o mesmo que aderir a Greve. Depois fazer um plebicito para entrar ou não em Greve. Pior, no dia 15, bem próximo ao final do período letivo 2012.1 – Pensei que havia mais seriedade no movimento dos professores universitários. 

  4. Gabrlel E. Vitullo disse:

     Parabéns à categoria que, derrotando o obstrucionismo da cúpula da ADURN, votou maioritariamente pela adesão à greve NACIONAL dos professores universitários na assembleia de hoje. A greve é consequência das manobras dilatórias do Governo Federal e à falta de resposta às principais reivindicações dos docentes universitários.
    Em defesa de mudanças substantivas no Plano de Carreira!
    Em defesa da Universidade Pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada!
    Greve Nacional de Professores, Técnicos e Estudantes!

  5. Gabriel E. Vitullo disse:

     Parabéns
    à categoria que, derrotando o obstrucionismo da cúpula da ADURN, votou
    maioritariamente pela adesão à greve NACIONAL dos professores
    universitários na assembleia de hoje. A greve é consequência das
    manobras dilatórias do Governo Federal e produto da falta de resposta às
    principais reivindicações dos docentes universitários. Por um novo Plano de Carreira!Em defesa da Universidade Pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada!Greve Nacional de Professores, Técnicos e Estudantes!

    A Curtir Responder
     

    • Lebaziizabel disse:

      Eu não faço parte da cúpula da Adurn  e votei contrariamente à greve! è bom dizer tb que a diferença  foi de apenas  6 votos ! (  54 a favor e 49 contra) e eu não considero isso ” maioritariamente” Foi uma vitória dos que querem as greve, mas não neguem o direito dos que são contra de serem contra!!! isso não é democrático!

      Izabel Nascimento

  6. Everton Cavalcante disse:

    Puras informações equivocadas. Dia 12 haverá um plebiscito junto aos professores para decidir pela adesão ou não à greve. Caso os professores votem pelo sim, a greve começaria no dia 15.

    • Lucas disse:

      “Conforme estatuto da Associação dos Docentes da UFRN, Adurn, haverá um plebiscito para validar a adesão.
      O plebiscito ocorrerá no dia 12/06 e a greve iniciada no dia 15 de Junho.”
      Everton você é cego? Sabe ler?

      • Asasdeluz disse:

         A informação correta é: Em
        assembleia realizada na tarde desta quarta-feira no Centro de Educação,
        os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
        decidiram pela realização de um plebiscito no próximo dia 12, onde pode
        ser deflagrada a greve que se for aprovada começa a partir do dia 15.

        No
        próximo dia 12, os docentes irão votar a favor ou contra o início da
        paralisação que atinge 51 universidades e institutos federais.

  7. Júlio césar disse:

    Sacanagem dos professores! o semestre as vesperas do fim. 

  8. Camila disse:

    Eu só tenho uma dúvida, o professor que não quiser aderir a greve será “forçado” a fazer o que foi votado?

    • Historiadelvale disse:

       kkk… Pois é, Camila. Isso é a chamada “democracia”, na qual, o poder não é do povo, mas sim da maioria que teve os votos válidos…
      Como foi o caso da não adesão à greve pelos docentes da UFRN pelo plebiscito de ontem (12.02). Que apesar de a maioria ter ganho no pleito, nem todo os professores votaram, pois nem todos são filiados a ADURN.
      Capire a pelegagem? rs!
      Essa é a “falsa democracia” minha cara…
      Bem-vinda a sociedade do espetáculo…

  9. Felipe Fernandes disse:

    Finalmente! O movimento tem que ser nacional!

  10. Túlio Madson disse:

    Bom, eu acredito que as reivindicações são justas, mas se há uma forma mais inteligente e eficaz de fazer com que o governo federal as cumpram sem prejudicar os alunos, essa forma deveria partir exatamente dos doutos professores universitários. Já pensou se em vez de entrarem em greve, e perderem o apoio dos alunos, os professores conseguirem fazer com que boa parte deles estejam a seu lado? Já pensaram em dar aulas para conscientizar os alunos sobre suas reivindicações? Do porque elas são necessárias? Dividir e ampliar o debate para todo o meio universitário? Você acha que o governo iria ignorar a pressão de boa parte dos alunos de todas as universidades federais
    ? Mas o caminho mais fácil é sempre o mais tentador… 

    Por mais justas que sejam as reivindicações, fazer milhares de alunos atrasarem seus respectivos cursos é mais danoso do que o não cumprimento delas. Mas, fazer o quê? em ano de eleição até o PSDB apoia a greve.

  11. Adriele disse:

    A melhor forma que eles encontraram foi essa mesmo, fim de semestre… 

  12. Túlio, você fala como muitos sobre pressionar o governo com outras alternativas. Até agora, ninguém aprensentou nada melhor. Eu também sou aluno da UFRN e servidor do IFRN, mas entendo a pauta de reivindicações dos trabalhadores da educação e a greve se apresenta como meio adequado para que se consiga valorização. Quem não quer ver seu trabalho reconhecido e valorizado? Professores e técnicos administrativos cobram um reajuste emergencial (longe de chamar isso de aumento salarial), já que a sua desvalorização já é de 22%. Diante do quadro, o governo teve a cara-de-pau (não vejo adjetivo melhor) de oferecer 4% aos professores e NADA aos técnicos! O dia 31/07/2012 é a data limite para fechar o orçamento do ano que vem. Se hoje as perdas são de 22%, imagine como estarão em 2013! 28, 30, 35%? Só Deus sabe! E se deixarmos para depois, o que negociarmos além dessa data só vai passar a valer a partir de 2014… Você acha isso justo?

    Como é possível a remuneração aumentar no contracheque e perder em poder de compra?

    Muita gente tem que acordar para essa realidade. Ninguém gosta de greve, mas ela se faz necessária em algumas situações. Desde 2011, já foram marcadas mais de 20 reuniões com o governo (sem exagero nenhum). Você acha que se houvesse vontade deles, seria preciso isso tudo? Todo mundo sabe que não há interesse em ouvir a voz dos servidores federais. Por isso, é importante a participação dos alunos. Quanto mais forte for o movimento paredista, mais rápido se consegue os objetivos e, consequentemente, a greve termina.

    “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

    Vamos à luta!

  13. Eduardo disse:

     Parabéns aos professores por aderir à G R E V E! nacional.
    Nós estudantes apoiamos a luta!

    • Enelyne Maia disse:

      VOCÊ apoia, não venha com essa de “nós estudantes” pq não escolhi ninguém pra me representar ¬¬’

    • Maria Silva disse:

      Eu, também apoio a greve dos professores. E torço para que dia 12/6 seja somente para referendar essa decisão. 

    • Giomar disse:

      NÓS ESTUDANTES uma pinóia! Esse bando de professores aí estão pensando exclusivamente neles, pois o que ganharem será lucro, e nós, ganharemos o quê com a greve? Pois já estamos bem grandes para saber que embora o salário deles aumente, a maioria deles [professores] continuarão sem a mínima vontade de dar aulas nem muito menos torná-las interessantes. 

  14. Someone disse:

    Palhaçada. Greve prejudica todos os estudantes e pouca gente se liga para tal fato. Claro, muito mais fácil não ter aula, né? Agora, os que querem estudar e terminar o período se ferram. Se pelo menos deixassem o semestre acabar… Ah, esqueci que o objetivo é ferrar com a vida do aluno, se não, não tem graça, né? hahah

    • Maria Silva disse:

      Sou discente da UFRN e estou concluindo o 7º período, ou seja, quase terminando o curso(defesa do TCC I no final deste semestre). Quero e gosto de estudar, mas não me sinto nem um pouco prejudicada pela greve, tendo em vista que é legitima a reivindicação de reposição salarial, etc, dos docentes. E, concordo com Madson, acima, que pergunta aos professores… ”
      Já pensaram em dar aulas para conscientizar os alunos sobre suas reivindicações, do porque elas são necessárias? Dividir e ampliar o debate para todo o universo discente e assim conseguirem fazer com que boa parte deles estejam a seu lado?” Pois penso, que o apoio do alunado daria maior força politica ao movimento. Faz-se necessário que uma  via de mão dupla se estabeleça entre ambas as categorias. A dos docentes, que  colaboraria para uma alfabetização politica do alunado(Para começar… ensinando a história da Educação no país, que atrelada à do ensino, educaria o olhar da comunidade discente no que diz respeito à sua história politica, econômica e social), enquanto que a do alunado alfabetizado politicamente, além de contribuir para a transformação de uma sociedade cega em uma sociedade que saiba ler e compreender os mecanismos dos quais se vale o capital(Empresários e políticos) para a manipular e controlar, também apoiariam o movimento grevista, tanto dos professores do ensino básico como os das instituições federais. Não concordo com Madson quando ele fala que …” Mas o caminho mais fácil é sempre o mais tentador… 
      Por mais justas que sejam as reivindicações, fazer milhares de alunos atrasarem seus respectivos cursos é mais danoso do que o não cumprimento delas, é como tentar remediar um mal, causando outro mal ainda maior. Mas, fazer o quê? em ano de eleição até o PSDB apoia a greve”. 
      Não concordo, pois para construir o novo, o velho tem que ser desconstruído. Maior dano que atrasar o curso, é graduar, anualmente, uma comunidade que permanecerá cega quanto à sua história econômica, politica e social. Que continuará perpetuando um ”modelo de trabalho” que interessa somente ao capital. Onde uns poucos são ricos e a maioria permanece na miséria absoluta. Eu adoro aprender, e vocês, colegas discentes, tem fome do quê?

  15. Lucas_lkrs disse:

     Eu acho chato pelo momento,deveriamos terminar o semestre primeiro,até porque pelo jeito isso vai se alastrar por um bom período até porque como foi dito o orçamento pra 2013 fecha só em setembro e conhecendo o Brasil não me assustaria se o governo levasse essa questão até lá. E tem os alunos de outros estados o que vão fazer nesse período ficar presos aqui em natal,sem saber como agir?

  16. Ailton Torres disse:

    O termo adequado para essa consulta seria Referendo e não Plebiscito… Referendo é usado para, como o próprio nome sugere, referendar uma decisão tomada pelos representantes. Já o plebiscito buscar obter respaldo popular para a tomada da decisão.
    Abraços,

    Aílton Torres.

  17. eng.civil disse:

    Eu so quero saber o que os professores do CT e a da ECT vao reinvidicar?

  18. Enelyne Maia disse:

    Quando um operário entra em greve ele afeta os donos, pois afeta diretamente no bolso.
    Quando algum órgão publico entra em greve ele afeta no bolso? Não! Na imagem!

    E hoje em dia vivemos numa era de informação, onde para chamar a atenção e afetar a imagem NÃO PRECISA MAIS DE GREVE!As pessoas deveriam crescer e evoluir! Logo em universidades, onde deveriam ser as cabeças pensantes. Só prejudicam os alunos, professores e funcionários, pq os superiores estão economizando tudo ja q ninguem trabalha. ¬¬’ABSURDO!

Cidades

Criminalidade e Ações Policiais

Cidades

Psicopatas e Ações Policiais