Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 28 de junho de 2012

7 fatos sobre a Operação Assepsia

postado por Fabio Farias

A Operação Assepsia deflagrada nesta quarta (27) pelo Ministério Público Estadual e pela Polícia Militar prendeu o secretário de planejamento da prefeitura de Natal, Antônio Luna, e o ex-secretário de saúde Tiago Trindade, além de empresários ligados a Associação Marca e a servidores públicos municipais.

O escândalo envolve as “despesas fictícias” inseridas em contratos com empresas para gerir a saúde pública municipal. De acordo com o MP, o esquema teria sido feita pelo ex-secretário de saúde Tiago Trindade e pelo procurador do município, Alexandre Magno Alves, com aval de servidores e empresários de várias secretarias.

No texto, listo alguns fatos que tem relação direta com a Operação Assepsia e também sobre a possibilidade de a operação respingar na gestão da governadora Rosalba Ciarlini.

1 – Um dos alvos principais do MP é a Associação Marca que, recentemente, ganhou um contrato sem licitação do Governo do RN para administrar o Hospital da Mulher de Mossoró. O valor foi de R$ 15 milhões.  A contratação foi defendida pelo então secretário Domício Arruda, afastado por conta na crise da saúde pública e questionada pelo próprio MP.

2 – Há uma forte possibilidade de a operação respingar no Governo do Estado. Na semana passada, governistas aprovaram uma medida que possibilita a contratação de O.S para gerir os serviços públicos. O Hospital Walfredo Gurgel seria o primeiro a adotar esse modelo de contratação.

3 – Outra empresa investigada na operação é a ITCI. Em 2011, a O.S pernambucana fechou contrato com a prefeitura de Natal para ações de combate à dengue. Todo o processo foi feito sem licitação. À época, o contrato foi questionado pelo MP e ia ser julgado pelo TCE. Não foi porque exatamente no dia da apreciação, a prefeitura cancelou o acordo. O valor era de R$ 8 milhões

 4 – A polêmica da ITCI envolveu ainda uma discordância pública entre o então secretário Tiago Trindade, um dos alvos da Operação Assepsia, e a prefeita Micarla de Sousa. A mandatária disse que não sabia de nada sobre o contrato. Já Tiago afirmara que toda a contratação foi feita com aval dela e de Kalazans Bezerra, então braço direito da prefeita.

5 – O pano para manga foi tanto que o caso virou notícia nacional e culminou no pedido de exoneração do Tiago Trindade. Ele saiu, mas a estrutura administrativa da secretaria de saúde continuou a mesma, sob o comando da secretária adjunta Perpétuo Nogueira. Ela, bem como parte da equipe, foi afastada na operação.

6 – A Associação Marca voltou à tona como empresa habilitada a administrar a UPA de Cidade da Esperança, que tem previsão para inaugurar no próximo mês.

7 – A Operação Assepsia escancara ainda a incompetência da Câmara Municipal de Natal em investigar e tomar medidas concretas contra esse suposto caso de corrupção. No ano passado, os parlamentares, durante a CEI dos Contratos, tiveram acesso a todos os documentos com indícios de irregularidades da atual gestão. A maior parte dos vereadores nada fez e pressionou para que tudo acabasse em pizza como de fato acabou.

Fabio Farias

Jornalista

Comments are closed.

Política

Os melhores momentos da Operação Assepsia

Política

Melhor não sancionar Lei danosa aos cofres públicos, governadora!