Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 31 de julho de 2012

Prefeitura do Natal usa sua estrutura para tentar tornar Carlos Eduardo inelegível

postado por Daniel Menezes

Deixe-me ver se entendi?! A Prefeitura do Natal entrou com ação no Tribunal de Justiça, tentando invalidar a candidatura de Carlos Eduardo, é isso?

O fato da PMN ter sido derrotada, pela segunda vez, no TJ não me espanta. A ânsia da Câmara Municipal do Natal de reprovar as contas de Carlos Eduardo e torná-lo inelegível foi tão grande, que esqueceram de cumprir o rito da maneira adequada.

Mas fica uma questão: Micarla de Sousa, ao invés de usar a estrutura da prefeitura para reprovar as contas de Carlos Eduardo, por que não começa a acompanhar os editais do governo federal para conseguir recursos para a cidade?!

O calçadão de Ponta Negra caiu, entre outras coisas, porque a prefeita perdeu a possibilidade de captar recursos para reformá-lo em 2010.

Em 2009, vale lembrar, além disso, que a PMN teve menos projetos enviados para o governo federal do que a prefeitura de Passa e Fica.

Motivo? Simplesmente não havia ninguém habilitado e capacitado para operar a ferramenta SICONV, programa do governo federal para fechar convênios com as prefeituras municipais.

E as ditas obras de mobilidade da Copa, o chamado “Legado”?!, a prefeitura também admitiu sua derrota. As obras não ficarão prontas para o evento.

Justificativas?! Atraso nos projetos, demora para sair do “SPC” das prefeituras e uma tentativa desastrosa de desapropriar moradores, praticamente no porrete.

Micarla de Sousa foi a maior cabo eleitoral de Carlos Eduardo, mas parece não ter se tocado disso. Continua dando murro em ponta de faca e, como no reforço negativo do psicólogo Pavlov, fortalece a imagem de Tatá, ao enfraquecer ainda mais a sua.

A borboleta, como a chamava o jornalismo político bajulatório até certo tempo atrás, que hoje, diante do caos que Natal vive, faz de conta que nada é com ele, poderia trabalhar para reverter a sua desaprovação, que gira em torno de 93%, com trabalho e direcionando a sua atenção para os problemas da cidade.

Por enquanto, sua política, com P minúsculo, é para ser esquecida.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

Política

Marina Silva nas olimpíadas e a picuinha ideológica

Política

Fátima Bezerra é Mineiro