Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 6 de agosto de 2012

A sinuca de bico eleitoral em Natal

postado por Daniel Menezes

A eleição majoritária natalense vive uma situação, no mínimo, inusitada. Ninguém quer ser o candidato da prefeita.

Alias, todos se apresentam como oposição ao projeto verde que reinou na cidade durante a última gestão (trato a atual administração do PV no passado porque ela já acabou faz tempo). Mais. Os integrantes da disputa tentam colar a borboleta no(s) adversário(s).

Mas nesse quesito, que é o que parece dominar o debate (infelizmente!), a luta é desigual. É que Micarla de Sousa passou toda a sua gestão, preparando lugar confortável para o candidato Carlos Eduardo (PDT). Ao invés de deixar o ex-prefeito “morrer asfixiado sem oxigênio” (mandato), criou uma polarização amadora, tudo o que o “Tatá” queria.

Para o eleitor médio, Carlos Eduardo é o anti-micarla. Não há para onde correr. Não há porque espernear. A própria discussão, se seus adversários querem ter alguma chance eleitoral, não pode ir por esse caminho.

É bobagem tentar colar Micarla de Sousa em Carlos Eduardo, estratégia adotada por Hermano Morais e Rogério Marinho. O que a borboleta fez durante mais de 3 anos – e continua fazendo -, os opositores de Carlos Eduardo não irão desfazer em dois meses.

É uma verdadeira sinuca de bico. Tentar transferir a reprovação da atual prefeita, que decepcionou a todos e que está levando o eleitor a votar com medo do novo, do diferente, para o ex-prefeito só reforça a sua própria condição do antimicarla e os consequentes benefícios eleitorais que surgem dessa situação.

Porém, ao mesmo tempo em que a pauta (anti)micarlista é desfavorável para os demais, os opositores de Carlos Eduardo se vêm forçados, até pelas circunstâncias – Micarla de Sousa é reprovada por 93% da população -, a tocar no assunto, o que acaba por criar terreno positivo para o PDTista.

O desafio, se alguém quer retirar o favoritismo do ex-prefeito, é quebrar a associação lógica: reprovo Micarla, logo voto em Carlos Eduardo. Tarefa que tem se mostrado bastante difícil.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Tititi, tatatá, Twitter e Facebook de candidato só pra te ludibri@ar...

Política

Eleições 2012: Diário de Natal erra (ou mente?) sobre prestação de contas de @mineiropt13