Rio Grande do Norte, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de agosto de 2012

Sobre vestibular, história e comida italiana

postado por Carta Potiguar

Por Anax Ribeiro, Professor de Inglês e Jornalista

 

No vestibular de 2009, a prova de História trouxe uma questão sobre o legado deixado pela cultura greco-romana no cotidiano do mundo contemporâneo. Direito, Artes, Religião, Idioma e Filosofia faziam parte da expectativa de resposta da parte romana. Mas há uma herança que está muito mais presente na vida de todos nós: a culinária. Pizza, lasanha, nhoque, espaguete, caneloni, ravioli, panetoni, a lista de pratos deliciosos que vêm do país da bota, trazidos pelos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil a partir da década de 1870 e que foram trabalhar basicamente nas plantações de café, é extensa. Sem contar o cultivo de uvas para a produção e consumo do vinho.
Bisneto de italiano, aprendi com meu avô a apreciar vários desses pratos. E desde o ano passado, por intermédio de uma amiga, conheci e passei a frequentar regularmente um pequeno restaurante no centro da cidade chamado PARMIGIANINO. Além do ambiente agradável, da higiene (algo difícil de encontrar em restaurantes, principalmente na Cidade Alta), do atendimento quase personalizado (rapidamente você sai da condição de cliente para amigo), você tem o prazer de saborear uma LEGÍTIMA MASSA ITALIANA preparada e servida por um autêntico CHEF italiano, que dedica seu trabalho a saciar a fome de natalenses ávidos por comida de qualidade por um ótimo preço.
Umberto, italiano com um forte sotaque estrangeiro e tamanho de jogador de basquete, e Lúcia, sua esposa que trata a todos com uma rara educação em servir aos clientes, são os responsáveis por esse pedaço da Itália numa cidade que não teve histórico de imigração italiana, mas que adora uma boa massa. Não é a toa que você se sente em casa no Parmigianino, o casal mora lá com sua filha, Elisa. E, ao transformar as salas da casa no salão do restaurante, eles acabaram criando uma atmosfera bastante familiar. As paredes são decoradas com fotos da mama itália.
Mas o melhor mesmo são os pratos individuais, deliciosos, todos, bem servidos, e o filé a parmegiana que na minha opinião é o melhor de Natal..

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Cidades

Prof. de Ciência Política da UFRN lança livro sobre a "Crise dos partidos"

Cidades

Da Tribuna Sem Norte - promoção: mega terrenos e dinheiro são doados em Natal