Rio Grande do Norte, terça-feira, 16 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 30 de agosto de 2012

#AumentoNÃO, Manifestação e Cidadania

postado por Gustavo Vilella Whately

Foto: Tácio Cavalcanti/Via Certa Natal

Ontem, as 17:30h, teve inicio o primeiro Ato Político contra o aumento da passagem de ônibus, e contra o transporte público em geral na cidade. Verdade seja dita, o ato foi lindo, manifestação digna e cidadã, mas com um final trágico por causa do uso da força excessiva da policia.  Repressão nos moldes ditadoriais, com tropa de choque marchando contra um “batalhão” inimigo. Deprimente.

No via direta nós, os manifestantes (pois eu estava entre eles, era mais um dos muitos explorados e indignados), paramos a BR inteira por uns 15 ou 20 minutos, depois nos focamos no caminho que levava ao centro da cidade e na zona norte. Vez ou outra deixávamos motos, carros passarem, e os ônibus que pararam nos pontos, abriram a porta traseira, para deixar a população entrar de graça. Depois marchamos em direção ao Midway. Foi na frente da Igreja universal que  o problema começou: a policia militar mostrou toda a sua falta de senso e começou a nos ameaçar, terminando no ataque que nos fizeram na frente do Nordestão, perto do Midway.

O aumento da passagem é apenas um dos pontos que nós reclamamos. É o ponto de convergência, a a gota d’água que nos fez ir para rua. Queremos muito mais: Mais linhas, horários definidos, intervalos menores de espera de um ônibus para outro. Ônibus novos, confortáveis e baratos, com meio passe livre para estudantes, desempregados, idosos, crianças, deficientes. Queremos um NOVO transporte público.

Para aqueles que falam que nós penalizamos os cidadãos e os trabalhadores, eu respondo: Ter que esperar, todos os dias,  quase uma hora no ponto para ter que fica em pé, apertado, sem conforto um ônibus velho, barulhento, quente e sem ar condicionado sem nenhuma perspectiva de mudança é muito mais penalizante do que atrasar um dia para chegar em casa. E em relação a gente passando mal é realmente lamentável, mas  isso acontece todos os dias, com os ônibus continuam atrasando para o cidadão chegar no posto e não poder ser atendido, e tem que esperar e passar mais mal.

Policia mente, e a imprensa ainda ajuda

Não é verdade que os manifestantes estavam exaltados e a policia teve que intervir para acalmar. A verdade é que a policia e o comando dela estava exaltada, e mandaram a Tropa de Choque marchar, batendo o cacetete no escudo e gritando, como se estivessem em um tipo de batalha no meio de uma guerra. Eles que se exaltaram, entraram batendo, e só então os manifestantes se defenderam. Muitos debandaram até, com medo da ação sem sentido da policia.

Parafraseando o G1:  “O coronel Araújo disse ainda que alguns dos manifestantes foram vistos com coqueteis-molotvs nas mãos. A reportagem do G1 não viu esses coqueteis-molotovs durante o tempo em que permaneceu no local, embora algumas das pessoas tenham ateado fogo em pedaços de papel e de tecido no início do protesto.” Eu não vi nenhum coquetel molotov, também. Só se quem tivesse esse artefato tivesse escondido-o em um orifício escuro e bem resguardado do próprio corpo… pois não carregaram e nem atiraram nenhum.

Falaram em apedrejamento de ônibus. O que ocorreu de verdade foi: apenas UM ônibus teve uma janela quebrada por um ato de uma pessoa isolada, que parecia não estar em sintonia com a manifestação. Ato este que foi mal vista pelos próprios manifestantes. importante notar: ninguém saiu ferido, apenas os manifestantes que apanharam para a ação covarde da policia.

O ato não é de um grupo de anônimos baderneiros, somos cidadãos indignados com esta situação e querendo muda-la!

Fio de alta Tensão

Outra mentira contada foi sobre o Fio de Alta tensão que foi arrebentado. Em entrevista ao RN TV, o comandante falou que interviu depois do fio ter caído. MENTIRA. O fio caiu POR CAUSA da ação da policia… Alguma de suas bombas atingiu o tal fio fazendo ele cair, ou seja, o prejuízo foi causado pela polícia, e não pelos manifestantes. E ele só caiu depois que várias bombas de efeito moral foram jogadas e não antes.

Uso da força policial

O comandante falou que vai levar a estrutura da policia para o próximo ato, e que vai “ocupar” ((eufemismo para reprimir, bater e dispersar)) as avenidas caso nos a ocupemos, utilizando essa estrutura. os verdadeiros bandidos vão ficar muito felizes: tanto aqueles que vão aproveitar o pouco efetivo policial na cidade para quebrar as leis – os ladrões e etc… , quanto aqueles bandidos que manipulam as leis ao seu favor, e depois usam a policia para poder manter seu “Status Quo” –  os grandes empresários.

Policia deveria manter a segurança para os cidadãos. E não apenas Ordem para os empresários.

 

APENAS A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO: NÃO SOU LÍDER, ORGANIZADOR NEM NADA ASSIM DA MANIFESTAÇÃO!!! Sou apenas mais um cidadão ciente de meus direitos e deveres, que estou cansado dessa exploração e quero mudanças. Apenas um integrante e nada mais.

Em tempo:  Importante notarmos uma coisa interessante no caso da cobertura da imprensa e da fala da polícia: No “Bom Dia RN” o policial  e o telejornal nos chamaram de manifestantes e disse que o ato foi pacífico. Já no “RN-TV”  viramos anônimos, baderneiros e queremos atrapalhar a população. Pense sobre isso…

Gustavo Vilella Whately

Professor. Politólogo. Doutor em Ciências Sociais pela UFRN.

One Response

  1. Lucas disse:

    Gustavo, algumas consideraçoes, porque nao procurar o sindicato dos rodoviarios e em conjunto promover uma manifestaçao, nao sei quais as facilidades e dificuldades disso é apenas uma sugestao, levando-se em consideração que os mesmos foram enganados, pois durante as reinvidicaçoes salarias foi alegado que um reajuste maior nao poderia ser concedido em funçao da falta de aumento nas tarifas. outra questao, a governadora sabe bem que essas manifestaçoes pacificas podem respingar nela e causar um estrago tremendo na imagem, visto o que aconteceu com a micarla e com os protestos igualmente pacificos do ano passado, entao pra evitar qualquer tumulto maior para ela governadora, melhor cortar o mal pela raiz e taxar logo as manifestaçoes de baderneiras, em funçao dessa tatica adotada pela governadora cabe agora as manifestaçoes encontrar uma nova forma de protestar para desqualificar a açao da pm.

Política

#IssoÉNatal, #IssoÉoRN

Política

#RevoltadoBusão: Estudantes param a cidade pela segunda vez na semana‏