Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 31 de agosto de 2012

#RevoltadoBusão: Estudantes param a cidade pela segunda vez na semana‏

postado por Carta Potiguar
Do Blog do Daniel Dantas
A juventude potiguar e natalense, que de tantas lutas do passado nos honra com histórias heróicas em favor do povo e da democracia – levante de 35, luta de gente como Silton Pinheiro ou Emanuel Bezerra -, retomou seu brilho na luta na tarde de hoje em Natal.  O mesmo brilho que movimentou a cidade no ano passado, culminando com a Ocupação da Câmara Municipal até que a casa legislativa instaurou uma CEI que investigou os contratos da prefeitura.

Antes de mais nada disponibilizo a seguir dois vídeos da transmissão do movimento de hoje pela twitcam.  Eram na verdade três vídeos, mas uma das partes foi perdida na transmissão – o vídeo travou e caiu sem que eu salvasse.  Transmiti até que a bateria no notebook descarregou. (evidentemente que meu rosto aparece algumas horas quando tento colocar a transmissão no ar).
Concentração na Praça Sete de Setembro

Marcha pelo Plano Palumbo até a Av. Hermes da Fonseca

Os vídeos servem para desmitificar várias coisas.  A mais importante: os motoristas, ao contrário do que tentam fazer parecer os grandes formadores de opinião da direita natalense, foram unânimes em apoiar o protesto, com buzinaços.
Não apenas eles, mas vários moradores. Uma senhora, na rua Potengi, emocionou a todos e foi carinhosamente saudada como “vovó” pela multidão.
A concentração do ato aconteceu na Praça Sete de Setembro.  Alguns policiais estavam por ali, não fizeram nenhuma oposição para que o movimento tomasse caminho da Av. Rio Branco e descesse para a Ribeira.
Na Ribeira, caminhamos até a frente do Seturn e da SEMOB.  Alguns incendiaram sacos de lixo e um pneu, mas o fogo foi rapidamente controlado pelos manifestantes mesmo. Tentou-se um roletaço – tomar ônibus sem pagar a passagem -, mas desistiu-se da ideia.
Então a marcha seguiu, a pé, da Ribeira até o Midway, colorindo as ruas da cidade com as bandeiras de luta de uma rapaziada que não foge da luta e segura o rojão.
Havia uma certa tensão no ar com respeito à expectativa de uma ação repressiva da polícia.  Mas parece que os ânimos tinham sido serenados.  A PM, no entanto, esteve acompanhando e cercando o ato o tempo inteiro.

O início dos protestos

Os protestos em Natal começaram devido ao anúncio de surpresa, por parte da prefeitura, do aumento das passagens de ônibus urbanos para R$ 2,40.  O anúncio foi feito na tarde da segunda e vigorou a partir do dia seguinte.
A primeira manifestação, na quarta-feira, mobilizou cerca de 2 mil pessoas.  E foi duramente reprimida pela PM.
O clima foi incendiado com as seguidas entrevistas concedidas pelo comandante geral da Polícia Militar, Cel. Araújo.  Araújo afirmou à imprensa que todo contingente da PM estaria de prontidão no protesto de hoje para “garantir a ordem pública”.  Acusou os estudantes de serem vândalos e disse, imagine, que a polícia havia atirado uma única bomba de gás lacrimogênio no protesto de guarda.  Disse também que os estudantes haviam derrubado uma fiação de alta tensão no chão, na calçada de um supermercado.
Araújo foi flagrantemente desmentido por vários vídeos disponibilizados – já publiquei alguns no blog.  Os vídeos mostram que a PM disparou várias bombas e tiros com balas de borracha, e foi responsável pela derrubada do fio.
Além disso, o estudante de comunicação Marcelo Lima foi preso porque, ao ser atingido por estilhaços de uma bomba de efeito moral, foi aos policiais questionar quem era o responsável pela operação para denunciá-lo.  Foi para delegacia acusado de desacato.
O resultado da ação desastrada da polícia foi a presença de cerca de cinco mil pessoas nas ruas.  Que seguiram, com amplo apoio dos populares, inclusive, os motoristas, até uma das esquinas mais movimentadas da cidade, a das avenidas Hermes da Fonseca com Bernardo Vieira, onde fica o maior Shopping da Cidade, o Midway.

A PM se preparava para agir no estacionamento de uma Igreja do Nazareno que fica a alguns metros da esquina.  Eu filmei um pouco a presença dos policiais. Clique aqui para assistir.

Os infiltrados

Os manifestantes estavam alertas para perceber os agentes da P2 que sabíamos que seguiam com a marcha.  Eu fotografei um deles.

 

Nosso amigo PM infiltrado

A expulsão da InterTV Cabugi
“O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!”.  Em todas manifestações populares nas quais participei, os movimentos sociais se voltam contra veículos da imprensa tradicional. Dessa vez, não foi diferente.
Mas o clima contra a InterTV Cabugi, afiliada da TV Globo no RN, azedou muito devido à forma como os protestos de quarta-feira foram cobertos.  Principalmente pela entrevista que foi realizada com o Cel. Araújo.  Não apenas porque não ouviu o lado dos estudantes, mas principalmente porque suas repórteres se preocuparam em preservar o lado da PM e criminalizar os manifestantes.
Entre outras coisas, foi a InterTV que “informou” que a PM havia atirado apenas uma bomba de gás lacrimogênio.  E também contribuiu na acusação de vandalismo contra os estudantes.
A InterTV repetiu o comportamento da TV Ponta Negra ano passado, durante a ocupação da Câmara, na tentativa de criminalizar o movimento.  E assim como a Ponta Negra, a InterTV foi rechaçada pela multidão.  Assista o vídeo aqui.
É claro que, mesmo compreendendo o porquê das ações, eu discordo da expulsão de colegas jornalistas dos locais de nossas mobilizações populares.  Até porque isso alimenta um contra-discurso adversário de nossas lutas.  Mas a ação está, lamentavelmente, justificada.
Aliás, como disse a alguns jornalistas pelo twitter hoje, espero que todos os meus colegas saibam como o enquadramento de uma notícia na edição – especialmente das imagens – é capaz de modificar o sentido e os desdobramentos de alguns fatos.  Se não souberem disso, precisam voltar aos bancos escolares.

O fim
Próximo de acabar o movimento na esquina do Midway Mall – uma parte dos manifestantes ainda decidiu seguir até o Natal Shopping -, a PM pareceu tomar a decisão de cercar os manifestantes.  De um lado, estava o pelotão de choque.  Do outro, apareceram algumas viaturas:

Pouco depois, o protesto se dissipou.

Acredito que uma página bonita da história da democracia desta cidade está sendo escrita pela luta dessa juventude.  Foi ela quem ocupou a Câmara no ano passado.  É ela quem nos emociona na luta por direitos que não são apenas dela – mas de toda a coletividade.
Quando o coletivo se sobrepõe ao individual, estamos no lado da mudança e da revolução.  Vamos mudar tudo.
O sangue vibrante desses jovens a de inspirar uma nova Natal e um novo RN.  Sem #Caixa2doDEMnoRN, sem Operação Assepsia, sem Operação Sinal Fechado, sem Operação Impacto.
É uma juventude que inspirou os PMs de uma viatura a aplaudirem a sua energia:
Disse Vivian Moura no twitter:
@Davirego quando passamos pela Bernardo Vieira, uma viatura parou no meio da passeata, começamos a gritar “Você ai fardado, tb é explorado”
@Davirego e eles nos aplaudiram 😀
A POLÍCIA NOS APLAUDINDO FOI LINDO DEMAIS!

Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. Francisco de Assis disse:

    Finalmente uma alternativa à imprensa vendida!!! Valeu estudantes, BRAVO!!!

Política

#AumentoNÃO, Manifestação e Cidadania

Política

A Antidemocracia do Aumento das Passagens em Natal