Rio Grande do Norte, terça-feira, 23 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de setembro de 2012

UFRN 21ª MELHOR DO PAÍS

postado por Carta Potiguar

Durante oito meses o jornal folha de São Paulo, através do instituto DATAFOLHA, realizou um levantamento sobre a qualidade de ensino e pesquisa em 191 universidades brasileiras. A pesquisa intitulada de Ranking Universitário Folha foi divulgada nesta segunda feira.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte ficou com a 21º colocação nacional, e na região nordeste obteve a 4ª posição. Resultado já esperado pelo pro – reitor de planejamento da UFRN, João Emanuel Evangelista. “A qualidade acadêmica do ensino da UFRN é aferida por diversos meios de pesquisa, seja por pesquisas governamentais ou privadas, a Universidade vem ficando sempre em boa colocação”, disse João Emanuel.

A metodologia utilizada na pesquisa do instituto Data Folha distribuía a seguinte porcentagem em critérios para classificar as universidades:

a)55% da nota eram relacionados a pesquisa acadêmica, ou seja, a publicação de artigos científicos.

b)20% o ensino

c)20% como as empresas avaliam a qualidade dos profissionais formados na universidade

d) 5% inovação, produtos patenteados

Quando pergunto sobre o fato dos professores não terem aderido o movimento grevista nacional, o pró-reitor responde: “os professores da UFRN estão cientes da política de melhoria implantada na universidade, como a estruturação no setor da pesquisa e pós-graduação. Além disso, os setores da UFRN vêm ganhando novos prédios, através da aquisão feita pelo programa REUNI, programa este que foi divisor de águas na história da universidade”.

  • A UFERSA ficou na 75ª colocação
  • A UERN ficou na 126ª colocação
  • A UNP ficou na 152ª colocação

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Cidades

As Estradas da Morte

Cidades

Pontos de venda da Carta Potiguar, versão impressa