Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de setembro de 2012

Transporte alternativo em crise

postado por Carta Potiguar

O dilema dos transportes urbanos em natal continua. A exemplo da empresa Riograndense que decretou falência no dia 12 de agosto deste ano, o sistema de transporte opcional no município também está quase falindo. Isto é o que conta a presidente da Transcoop Natal, Edileuza Queiroz.

Dentre os problemas abordados pela presidente, o principal é a falta de um cartão eletrônico unificado tanto para ônibus, quanto para opcional. Em 2008 o sistema único não foi permitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, uma vez que existiam duas empresas responsáveis pelos transportes. No entanto, agora só existe a empresa Fujitec, sendo possível a modificação solicitada pela Transcoop.

Por causa da falta desse sistema unificado houve uma redução considerável dos passageiros, a Trasncoop que empregava 800 funcionários reduziu seus trabalhadores para 230. Além disso, algumas linhas exclusivas como a do corujão, que funcionava durante a madrugada foram extintas. Dificuldades que irão ser expostas em reunião com a Seturn e a Semob na próxima quarta feira, dia 19.

A presidente pede a ajuda dos grupos que fizeram parte da #revoltadobusão para também ajudarem os opcionais, visto que o sistema unificado de cartão já é empregado em outras cidades do país, trazendo melhorias e mais opções de transporte urbano.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

2 Responses

  1. Boa, por favor se tiver como comparecer a plenária no dia 17 na UFRN
    O Movimento vai adorar contar com o apoio de jornalista que seja capaz de mostrar a verdade pra população.

  2. DennysLucas disse:

    wagner, naquela eu época eu e Pedrinho, do antigo sitoparn, já prevenia a própria Edileuza e boa parte da categoria, mas fizeram as escolhas erradas…

Cidades

Areia invade a pista

Cidades

Insegurança na Ilha da Fantasia