Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 25 de setembro de 2012

O emprego, o local de votação e o “neo voto de cabresto”

postado por David Rêgo

1- O contexto

O voto de cabresto ainda existe e não há como culpar o trabalhador. Não podemos chamá-lo de “burro”, “corrupto” ou seja o que for. O que está em jogo aí é o “sustento” imediato de sua própria família.

Em muitos empregos com carteira assinada, para ser admitido você precisa dar também uma cópia do seu título de eleitor. Não só isto, com informações básicas do trabalhador (nome completo e CPF) é possível verificar o local de votação do empregado entre outras coisas mais. É ingenuidade acreditar que o voto é “completamente secreto”. O famoso voto de cabresto ainda existe e sua permanência deve-se a um sistema falho, que pode “denunciar” o voto de vários cidadãos.

No link abaixo, por exemplo, você pode conferir cada seção eleitoral, com total de votos válidos, número de faltosos, votos em cada candidatos etc. etc. etc.

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2010/boletim-de-urna-na-web

2 – O método para a fraude

E como funciona o “esquema”? Citemos o caso de “João”. Sou um empregador e questiono quantas pessoas votam na casa de João, meu empregado. Ele responde que 3 pessoas que estão sob sua responsabilidade votam. Ele, a mulher e o filho mais velho. Ao ter esta informação informo ao meu empregado: tudo bem João, eu sei que você vota em ” local x”, se na contagem de votos daquela urna não aparecer no mínimo 03 votos (o de João, da mulher e do filho) no meu candidato, que é o Doutor fulano de tal, o Sr. terá problemas no seu emprego.

3 – Quem perde com isso?

Todos perdem. Um trabalhador sem garantias é um trabalhador sujeito ao poder e a dominação, um trabalhador sem garantias é alguém enfraquecido. Não apenas isto, a própria liberdade política de toda sociedade é colocada em risco, uma vez que corre-se o risco de constantemente candidatos não legítimos serem eleitos, para o prejuízo de toda sociedade.

O voto de cabresto ainda existe, mesmo com urna eletrônica, e toda sociedade perde com isso.

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

2 Responses

  1. Daniel Menezes disse:

    David,

    isso não acontece. Ninguém é mais questionado por isso, principalmente na forma como vocÊ mencionou…

  2. Túlio Madson disse:

    No interior, candidato X “compra” determinado líder comunitário, ou pessoa influente, que em troca lhe promete tantas dezenas de votos, pessoas de uma determinada região que vota em uma determinada seção. Em alguns casos, o candidato x paga metade de imediato e a outra metade apenas se houver o número combinado de votos na seção. No caso específico das relações entre empregado-empregador na maioria dos casos os votos não são “forçados”, os empregados, geralmente, recebem uma quantia proporcional a quantidade de pessoas que consegue arregimentar.

Política

A Rua é Nossa!

Política

Em vídeo, Ivonildo Rego, ex-reitor da UFRN e diretor do Metrópole Digital, declara seu voto em Natal