Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 8 de outubro de 2012

As pesquisas eleitorais tiraram Fernando Mineiro do segundo turno em Natal

postado por Daniel Menezes

Os pesquisas eleitorais tiraram Mineiro do Segundo Turno. Estou convencido disso.

É que, ao apontar Fernando Mineiro muito abaixo de Carlos Eduardo e, principalmente, de Hermano Morais, os Institutos de Pesquisas forçaram eleitores a praticarem voto útil contra o candidato do PT.

VOTO ÚTIL

O eleitor Anti Carlos Eduardo escolheu Hermano porque entendeu, que ele era o único capaz de fazer frente, conforme as pesquisas, ao ex-prefeito.

O voto de “renovação”, sempre presente nas eleições natalenses, migrou para Hermano, também acreditando na maior viabilidade do PMDBista.

Existiu também, num terceiro tipo de voto útil, eleitor que escolheu Carlos Eduardo porque, normalmente, vota na esquerda e não queria ter de assistir um segundo turno entre Carlos Eduardo e Hermano. Pelas pesquisas, além de não enxergarem a possibilidade eleitoral de Mineiro, acreditaram que a fatura seria liquidada no primeiro turno. O segundo turno ganhou com farta margem de diferença.

Pude presenciar tal situação em várias conversas com colegas, parentes e amigos. Não era difícil convencer que Fernando Mineiro era uma boa escolha, o difícil era o interlocutor entender que ele tinha alguma chance de ir para o segundo turno.

Se não tivesse existido a “manipulação”, os 1465 votos que faltaram para Mineiro ir para o segundo turno teriam sido facilmente alcançados.

CARLOS EDUARDO TEMEU MINEIRO NO SEGUNDO TURNO

Os institutos de pesquisa que trabalharam para Carlos Eduardo, Consult e Vox Populi, jogaram Mineiro para baixo.

Nunca foi segredo para ninguém, que Carlos Eduardo temia Mineiro num possível segundo turno.

Com Mineiro no segundo turno, a vida de “Tatá” seria bem mais complicada. Mineiro iria concentrar o “voto renovação” e o “voto anti-Carlos Eduardo”.

Com Hermano, será mais fácil, já que o eleitor de centro-esquerda migrará para Carlos Eduardo. Hermano também é mais facilmente enquadrado como o candidato de Micarla e de Rosalba. A disputa é menos imprevisível pró-Carlos Eduardo.

VOX POPULI

Um dia antes da eleição, quando o voto está mais cristalizado e é mais difícil de errar, o Instituto Vox Populi publicou absurda sondagem em que CEA tinha 48%, Hermano 12%, Mineiro 10% e Rogério Marinho 9%. Nessa perspectiva, a fatura seria facilmente liquidada no primeiro turno, o que, nem de longe, ocorreu.

PESQUISAS INTERNAS

Sempre falei no twitter: abram margem para a surpresa. Sabia que Mineiro estava bem mais alto. Há três semanas, bastante longe do pleito, já pegava, nas minhas pesquisas internas, Fernando Mineiro apenas 3% atrás de Hermano Morais. Os dados das minhas pesquisas foram debatidos no PT e com vários especialistas em pesquisa, dentre eles, Aldemir Freire, economista do IBGE.

Diz Aldemir Freire em seu twitter para não me deixar mentir: “@aldemirrn A pesquisa do @DanielMenezesCP foi primeira a apontar @mineiropt13 com +13 p.p. e também CEA c <40.” Essa pesquisa a qual ele faz menção em seu twitter foi de três semanas atrás!!!!

CONSULT

No entanto, até o último dia da eleição, Mineiro era apontado como um candidato sem chances de ir para o segundo turno. A consult, conforme pode ser visto abaixo, que trabalhou para Carlos Eduardo, jogou Mineiro para o chão.

VOX X URNA

Carlos Eduardo: Vox: 48% – Urna: 35,7%

Hermano Morais Vox: 12% – Urna: 20,3%;

Fernando Mineiro Vox: 10% – Urna: 20%;

Rogério Marinho Vox: 9% – Urna: 9%.

CONSULT X URNA

Carlos Eduardo: Consult: 44% – Urna: 35%

Hermano Morais: Consult: 20% – Urna: 20%

Fernando Mineiro: Consult: 9% – Urna: 20%

Rogério Marinho: Consult: 9% – Urna: 9%

START

Não sei se foi pior, mas a Start, em pesquisa publicada pelo jornal de hoje, chegou a colocar Rogério Marinho na frente de Fernando Mineiro e empatado tecnicamente com Hermano. Um delírio estatístico?! Acho que não…

FIM DA PUBLICAÇÃO

Trabalho de modo modesto no mercado de pesquisa, mas sou contra a publicação das sondagens eleitorais. Em eleições competitivas, a influência gerada pela sondagem, que gera votos úteis, pode ser decisiva.

E é, geralmente, mais capaz de publicar pesquisas quem tem maior poderio econômico – um levantamento para Natal não sai por menos de 10 mil. A Vox saiu por 41 mil – e melhor inserção no âmbito da imprensa. Nesta lógica, nem todo mundo pode apresentar seus dados “positivos”, só as adubadas candidaturas.

É preciso respeitar a liberdade de informação, mas “manipular a opinião pública”, conforme George Gallup também chamava as pesquisas eleitorais, não pode se confundir com o importante preceito constitucional.

IMPRENSA

A imprensa também precisa ter mais cuidado, para não publicar a voz dos institutos como se fosse a voz de deus.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

21 Responses

  1. Nicolas Franco disse:

    As pesquisas irreais foram um dos elementos, talvez o mais grave. Outro que eu apontaria foi a chamada de votos da Amanda Gurgel para o candidato do Psol. Os votos dele, é de se supor, foram de eleitores progressistas imbuídos de certa mágoa com o PT, pelas alianças com partidos conservadores e pelo afrouxamento do discurso, e da influência da professorinha (por exemplo, a cola com o nome e o número dela também tinha esses dois elementos referentes a ele). Não é de levar isso em conta isso?

    • Mozart Maia disse:

      A esquerda está muito dividida e sem força no Brasil. E o PT está bastante manchado pelas suas coligações…

      • Breno Cardoso disse:

        eu confiei em Lula e confio em Dilma, mas não gostei nadinha de o PMDB (partido oportunista sem ideologia) estar com a vice-presidencia

    • Lucila disse:

      A esquerda partidária idealista, e o eleitor idem jamais, se aliariam ao PT. Na verdade, apenas o voto consciente, nada engajado, levantariam a campanha de Mineiro. Aquele eleitor inteligente, mas que não gosta de política, que seria convencido no debate. Foi o que Mineiro fez quando teve a oportunidade de usar o tempo destinado ao seu partido na propaganda eleitoral no rádio e TV, nas redes sociais, em instituições de ensino e onde mais fosse chamado. Na verdade, Mineiro conquistou cada um dos votosnão tradicionalmente petista no debate, sem esquecer o papel da revolta popular generalizada (que tb ajudou a Amanda Gurgel). E não cresceu mais por causa da manipulação de pesquisas pela mídia. Essas pessoas convencidas não viam a utilidade de seu voto para mudar a situação. No mais, Mineiro, nem os quadros, tem carisma para atingir a população de baixa renda. O que Amanda Gurgel, mesmo com a ajuda da revolta generalizada da população) teve de sobra e, isso, será revolucionário na política do RN, a la Miguel Arraes. Em última análise, Micarla é a principal responsável pela vitória de Amanda e o sucesso de Mineiro.

      • Nicolas Franco disse:

        Não digo que todos que votaram em Robério Paulino (Psol) eram esquerdistas e idealistas. Não. Muitos queriam mudanças, e o PT chapa-pura – e nunca eleito – de Mineiro poderia representar o novo. Mas, pensando bem, esse tipo de eleitor conjecturou assim: em qual deles seria mais coerente votar por amor da renovação? No partido que, desta vez, está fora de uma coligação ou na coligação de esquerda que jamais fez “acordão”? Ah, e, além disso, o candidato bem que tem o apoio daquela professora, a do cala-boca na secretária da Educação e no presidente da Assembleia Legislativa, hoje candidato de uma das famílias oligárquicas…
        Entre os meus amigos e parentes, cuja imensa maioria é de esquerda, ouvi, de, pelo menos um terço, esse raciocínio. Houve outros dois: o do voto útil, que ajudou Carlos Eduardo (PDT) e o dos que mantiveram a confiança nas propostas do petista de origem curvelana.

        • Lucila disse:

          Concordo com você. Mas,não gostaria de criticar essa parcela que descreveu, que tem orgulho ideológico e que votou em Robério, sem ser partidário de esquerda ou idealista, e que jamais votaria no PT. Dessa parcela, Mineiro não perdeu um voto para Amanda/Robério. Quem perdeu foram os botões nulo e branco.

  2. Daniel Menezes disse:

    Nicolas,

    concordo contigo. Vi também Robério, através da Prof, Amanda, tirar votos de Mineiro.
    Mas aí faz parte da disputa.
    No caso das pesquisas, existiu manipulação mesmo.
    Abs.

  3. Joan Janzelly disse:

    Nesta Quinta-feira 11/10/2012 haverá julgamento em pauta no TJ pelo Des. Vivaldo Pinheiro em relação à candidatura do Ex. prefeito Carlos Eduardo Alves. O que podemos esperar e quais podem ser as decisões apontáveis e a resultante desse julgamento para a conclusão das eleições 2012 e para Fernando Mineiro?

    Desde já, agradeço a resposta.

    Att.: Joan Janzelly – Formando em Curso de Tecnologia em Redes de Computadores no IFRN

  4. Essa nem a estatística explica:
    Como que Fernando Mineiro estava com 5% em Ago; 7% em Set; 13% em Out e em dois dias cresceu para 22,63%?
    IBOPE, acho bom rever a amostragem que vocês estão escolhendo para essas pesquisas!
    A última realizada ouviu 805 pessoas em Natal. Qual foi a técnica para escolha da amostragem?
    – Aquele tem um boton do Carlos Eduardo no peito, vamos perguntar em quem ele vai votar?

  5. Zezim disse:

    Análise correta. A esquerda precisa se mobilizar mais através da internet (já vem progredindo nesse aspecto), já que as mídias convencionais, tv, rádio e jornais impressos, já tem compradores…

  6. Mozart Maia disse:

    Gostaria de continuar esperançoso em relação a esse julgamento no TJ contra CEA, mas tem muita gente trabalhando para que ele não perca a candidatura. Além disso, teve vereador condenado na Operação Impacto que conseguiu se reeleger…

  7. Caio Cesão disse:

    Então quer dizer que a culpa é puramente das pesquisas? Os institutos penetraram na mente dos candidatos e manipularam seus votos.

    Ah tá! Depois reclama quando eu te chamo de Daniel Mainardi…

    Parece até que não conhece Natal.

    Acho que até os petistas ficaram surpresos com o crescimento de Mineiro. Foi apenas sorte, meu caro. Do tipo de nadar, nadar e morrer na praia.

    Agora Mineiro vai poder ser fantoche de Carlos Eduardo e ter alguns cargos em seu governo… mas, vai ter que apoiá-lo, né?

    =P

  8. Gilson disse:

    Não foram as pesquisas eleitorais – claramente compradas – que tiraram Mineiro do segundo turno – o que lamento profundamente – mas uma soma de fatores que vêm sendo ignorados. Não me sinto com competência de listar todos, mas apontaria alguns: 1) erros estratégicos no diálogo com os extratos mais populares da população (poucas pessoas em bairros pobres conhecem o deputado); 2) A oposição ferrenha de muitos outros partidos de esquerda, que em geral apoiaram o candiato Robério;3) A insatisfação demonstrada nos mais de nove mil eleitores que não compareceram as urnas; 4) Os votos nulos, os quais defendo não como algo que tenha ação efetiva nas eleições, mas que são de profundo valor simbólico; 5) O candidato sofreu com a falta de apoio interno de outros partidários do PT que não aderiram a posição majoritária do partido em escolher Mineiro e não Fátima como candidato a prefeito (decisão muito acertada, a meu ver)… Reduzir tudo isso, e muito mais, a inverdade da manipulação dos eleitores é subestimá-los demais…

    • Paulo Emílio disse:

      Concordo com tudo que Gilson falou, menos o “lamento profundamente”. O PT do RN é incompetente e precisa se resolver internamente, antes de querer gerir a cidade e o estado.

      Um partido que se diz dos trabalhadores, de esquerda que mantém um vereador recém eleito que no último mandato do mesmo disse na câmara que “servidor público é tudo vagabundo” não merece o respeito, nem chance.

  9. Daniel Menezes disse:

    Gilson,

    concordo com 95% da sua análise. Só discordo da idéia do “voto nulo” ter atrapalhado.
    Mas as pesquisas foram um fator importante, já que criou a sensação de que Mineiro não tinha chances e desmotivou a militância”.

  10. Breno Cardoso disse:

    pesquisas eleitorais deveriam ser proibidas, pois elas tiram totalmente a expontaneidade da eleição

  11. Lucila disse:

    “A imprensa também precisa ter mais cuidado, para não publicar a voz dos institutos como se fosse a voz de deus.” Tudo muito certo, até aí. O que, aliás, torna o título errado, também. O certo seria: a imprensa tirou Fernando Mineiro do segundo turno em Natal. A imprensa sabe que institutos de pesquisa não detém essa voz e sabe muito bem quem é o seu deus.

  12. Daniel Menezes disse:

    Joan,

    se CEA sair da disputa, Mineiro é o próximo prefeito de Natal.
    Bem, não vejo clima político favorável para isso.
    No final das contas, acho improvável que TJ tire CEA da disputa.

  13. paulo disse:

    antes que começem com essa choradeira e teorias de o pt ter sido prejudicado, não foi so em natal que aconteceu seus erros em outras capitais aconteceram erros muito maiores

  14. @_jamesrusso disse:

    É feio só apontar os erros, quando um instituto de pesquisa acertou ao apontar segundo turno: Certus.

  15. Daniel,

    o que você me diz de Mineiro apóiar Carlos Eduardo ?

Política

Sobre a tentativa de aparelhamento da Carta Potiguar

Política

Com Hermano, Carlos Eduardo tem vitória quase garantida