Rio Grande do Norte, quinta-feira, 28 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de outubro de 2012

Heloísa Helena abandona PSOL e desabafa: ‘me obrigaram a defender o aborto’

postado por Daniel Menezes

Do blog de Ruda Ricci,

HELOÍSA HELENA AFIRMOU QUE DEVERÁ INGRESSAR NO NOVO PARTIDO DE MARINA SILVA, PREVISTO PARA SER FUNDADO EM 2013. A EX PRESIDENCIÁVEL DO PSOL NÃO SE DESPEDIU SEM DEIXAR RECADO: ‘TODO PARTIDO TEM MALANDROS’

A fundadora do PSOL vai deixar o próprio partido no primeiro semestre de 2013. A ex-senadora Heloísa Helena só espera Marina Silva dar o sinal verde para a criação de uma legenda. ‘Pretendo generosamente ajudá-la’.
O seu partido cresceu tanto a ponto de Heloísa perder as rédeas, diante das correntes diversas nas hostes. ‘As centelhas que o PSOL criou foram grandes’, desabafa, e complementa com uma ironia sem medo de tiro no pé: ‘Todo partido tem malandros’, insinuando nisso a sua sigla.

De palavra

Heloísa lembra que o PSOL é totalmente diferente do que criou e justifica a iminente saída: ‘Não tenho relação mística com os partidos, perdi isso com o PT’.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

6 Responses

  1. Paulo Emílio disse:

    Ela cria outro partido, o mesmo “cresce”, ela abandona o barco novamente e nos deixa de presente mais um partido (como se já não houvessem muitos)…

  2. Caio Cesão disse:

    É ridículo esse excesso de partidos que o Brasil admite.

    E também acho uma imbecilidade imensurável o partido obrigar alguém a defender o que não acredita.

    Lamentável!

  3. Daniel Menezes disse:

    Caio,

    argumentando sobre questões públicas e não fazendo ataques pessoais? Coisa boa… Assim que deve ser.
    Mais, gostei da defesa do respeito da liberdade individual. Assino embaixo também.
    Sou a favor do aborto, mas acho que um partido não pode impor tal tipo de pensamento valorativo para um membro da agremiação.
    Infeliz.
    Agora, resta saber se a Heloísa Helena não utilizou desse subterfúgio porque já queria sair…

  4. Tiago Souto disse:

    E lamentável que uma personalidade política pública use esse tipo de vocabulário chulo, ‘Todo partido tem malandros’…

    • Raoni Sousa disse:

      Não acho que seja lamentável, nem que seja chulo. Está longe de ser chulo, poderia ter saído da boca de José Agripino, FHC, Michel Temer, Sarney, Lula, Dilma, Marina Silva, Plínio Arruda, qualquer um, a palavra “malandro” não causa essa afetação toda. Ela falou “malandro”, não “zé-b*****”. Todo mundo entendeu, todo mundo fala. A pessoa ocupar certos cargos não quer dizer que ela tenha que falar em tom solene em todo depoimento público: há momentos e momentos. Uma coisa é alguém falando de falta de caráter no seu partido, outra coisa é um juiz proferindo uma sentença.

  5. Lucas disse:

    realmente é lamentável que democracia, respeito ao contraditorio, liberdade de expressao, sejam palavras sem significado, palavras soltas em todos os partidos politicos brasileiros, dizem que a democracia no Brasil está amadurecendo, quando vejo essas atitudes no pt no psol, enfim, como disse em todos os partidos, isso desanima demais, cada vez mais me faz desacreditar das instituiçoes politicas. Alem de uma outra face da esquerda no Brasil, a divisao, a esquerda ja esta bastante fragilizada, mal o psol nasceu como partido para defender as causas que o pt esqueceu, conseguiu nessas eleiçoes resultados expressivos no Brasil afora, e ja vai dividir o eleitorado de esquerda novamente com um novo partido, quer dizer, a depender do que esse novo partido pretende defender, mas pelas pessoas que estao se organizando, creio que seja um partido com orientação mais a esquerda. tomara que pelo menos nessa agremiação se corrija alguns erros que vi aparecerem no psol, e eles realmente defendam o respeito ao contraditorio, afinal nunca é tarde para recomeçar corrigindo os erros.

Política

Eleição para Desembargador - Perfil: Daniel Alves Pessoa

Política

O que faz (ou deveria fazer) um vereador