Rio Grande do Norte, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de outubro de 2012

A Constante Mudança

postado por Ivenio Hermes

A Idade da Renovação

Por Ivenio Hermes

Tudo em constante mudança

Estamos vivendo tempos de transformações, tudo está em constante mudança no mundo ao nosso redor.

Não há mais constância nas paisagens urbanas com suas obras em constante mutação, seu pavimento sendo modificado pela ação das chuvas e do tráfego, o lixo não recolhido alterando, poluindo, as águas não tratadas apodrecendo, as praias açoitando a tentativa do homem de impor seu desenho ao contorno do litoral… Tudo em constante mudança.

Durante intervalos tão curtos de tempo, as pessoas passam próximo dos locais onde estiveram na semana anterior e ficam contemplativas ao perceberem que não mais pertencem àquele lugar. Um local de trabalho do qual fora despedido, uma escola na qual não mais se estuda, a casa de um amigo que não mais visita, uma igreja à qual não mais pertence… Tudo em constante mudança.

Em tão pouco tempo, historicamente falando, o país, o estado, o município mudam ao sofrerem as influências diretas de nossos votos. Há duas semanas políticos se acusavam nos debates, nessa semana eles decidem quem apoiarão no segundo turno das eleições. Há uma inconstância no caráter do homem que não dá mais para ter certeza em quem confiar no cenário político. São ambiguidades de apoio eleitoral, indefinições de políticas públicas sustentáveis, ausências de planejamento estratégicos que afrontam o bolso do contribuinte… Tudo em constante mudança.

Nos relacionamentos as mudanças surgem como se sempre estivessem lá e a parte surpreendida é que não teve inteligência emocional o suficiente para perceber que algo estava acontecendo. De repente, há alguém novo habitando no corpo do antigo. Novos hábitos, novas atitudes, novas ações, formas de se vestir e de falar, novas emoções… Tudo em constante mudança.

Desafiando o Limite do Impossível!

Na avalanche das mudanças que a vida despeja sobre cada um, resta um suporte, o da convicção verdadeira naquilo que se tem como fundamento de caráter, não algo advindo de uma religião, que orbita na transitoriedade de como cada um a percebe, mas algo profundo, que não é circunstancial e nem se adapta aos meios em que se vive… Desafiando o limite do impossível!

Desde a mais tenra idade, o ser humano vai passando por experiências que determinam quem ele será no futuro, ele escolhe no que acreditar, no que se firmar, e tudo que no futuro da humanidade se determina assim, por aqueles que tiveram coragem de crer diferente, de lutar pelo que acreditaram, e mesmo estando no limite de sua superação, continuaram… Desafiando o limite do impossível!

As constantes mudanças e os desafios do cotidiano são batalhas vorazes para o incansável ser humano que desfere golpes no vazio, rejeitando tudo aquilo que o incomoda e indo contra aquilo que nunca ninguém talvez nem tenha pensado em vencer, mas cujo sucesso em romper novos limites de um universo que precisa ser alterado pode levar a humanidade e a sociedade a conhecerem novas fronteiras e continuarem… Desafiando o limite do impossível!

Ultrapassar a Fronteira Final

No universo interior e no universo exterior precisamos atingir e romper a fronteira final, se é que ela existe. E se não existe, devemos viver em busca de nos vencer enquanto universos vivos e capazes de mudar as relações humanas, a sociedade, a paisagem urbana e o contexto de vida das pessoas.

Aqui citamos o exemplo da façanha de Felix Baumgartner.

Ele participa do projeto “Red Bull Stratos”, que se trata de uma missão aos limites do espaço visando vencer os limites humanos estabelecidos há mais de 50 anos.

Felix Baumgartner, com o auxílio de uma equipe de cientistas (peritos, no texto original), alçou voo em um balão estratosférico para atingir uma altitude de 120 mil pés (cerca de uns 37km) e dessa posição realizar um salto, uma queda livre para o quebrar recorde (inexistente), pois ao vencer se tornará o primeiro homem a romper a barreira do som em um salto livre (numa estimativa de 690 milhas/1.110 km/hora).

Enquanto seu corpo se deslocava no espaço, equipamentos modernos de uma geração que nem se comensura, transmitiam dados de valor inestimável para o avanço científico e para a medicina moderna, pois Felix Baumgartner não pode ficar sem tentar ultrapassar a fronteira final.

A Idade da Renovação

Essa é a idade da renovação, todos podem fazer algo para ajudar alguém, para modificar o mundo que está orbitando ao redor de cada um. Seu desafio só é conhecido por você mesmo, mas de sua vitória ou derrota, muita coisa pode mudar, na vida de muitas pessoas.

Que essa semana represente mais desafios superados. Que toda a constante mudança possa ser gerada por cada um de nós, que ao desafiar o limite do impossível, ultrapasse a fronteira interior e exterior final ou não, numa nova idade da renovação.

REFERÊNCIA:

Red Bull Stratos Scientific Values http://migre.me/b9w0v

 

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Religião, política e seus instrumentos

Sociedade e Cultura

A morte da Padroeira do Onanismo