Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 21 de outubro de 2012

Não se coloque alguém sob suspeita no Tribunal

postado por Daniel Menezes

Do Blog do Daniel Dantas

 

Amanhã é dia daquela que talvez seja a votação mais importante do ano no RN.
Para mim esse título não cabe à nenhuma eleição municipal. Trata-se da votação dos advogados para escolha da lista sêxtupla de onde saíra o nome de um novo desembargador do TJ-RN pelo Quinto Constitucional.
O Tribunal é extremamente importante: é ali, por exemplo, que é denunciado e julgado todo prefeito que cometa crime. Como é o caso de Josivan Bibiano (PSDB), indiciado como mandante da morte do blogueiro Edinaldo Filgueira. É do Tribunal a decisão de processar ou não Micarla de Sousa (PV), se ela for denunciada pelo Procurador Geral de Justiça.
A eleição de amanhã devia ser acompanhada com atenção pela sociedade. Ainda mais depois que tantos escândalos abalaram a credibilidade da corte: cinco dos desembargadores (um terço) são investigados pelo CNJ e/ou STJ, Brasília. A maior parte dos crimes é corrupção.
Na votação de amanhã há uma grande chance de advogados suspeitos serem incluídos na lista sêxtupla.
Um desses advogados, sobre quem falei aqui no blog, é Verlano Medeiros, juiz do TRE e denunciado pelo MPF por fraudes em licitações no município de Sítio Novo (RN). Apoiado por Erick Pereira e próximo a Henrique Alves (PMDB), Verlano tem boa chance de ser o escolhido se figurar na lista sêxtupla.
Um advogado foi citado na delação de Carla Ubarana como tendo práticas suspeitas no trato com o Tribunal. Segundo Ubarana, que fora seu advogado mas com quem rompeu para fazer a delação premiada, entre outras coisas, interferiu pela liberação de bens de Gilmar da Montana, réu da Operação Sinal Fechado.
A votação de amanhã, sobre direito e justiça, é muito séria para que seja definida em nome da amizade. Ou para que sejam colocadas na corte pessoas sobre as quais pesem quaisquer sombras de dúvidas.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. vergonha de ser brasileiro disse:

    Já sinto o cheiro de pizza…

Sociedade e Cultura

Incompletude

Sociedade e Cultura

Visão Sobre Dois Mundos