Rio Grande do Norte, quinta-feira, 28 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 23 de outubro de 2012

Contra a homofobia, #Hermanofobia

postado por Daniel Menezes

Depois que o candidato Hermano Morais demonizou Gays e Lésbicas (ver aqui https://www.cartapotiguar.com.br/2012/10/22/campanha-de-hermano-demoniza-gays-e-lesbicas/), conforme o autor do texto citado anteriormente, como plataforma eleitoral, uma corrente nas redes sociais ganhou corpo: contra a homofobia, #hermanofobia.

E os que criticaram a conduta anti-democrática PMDBista não se restringiram aos eleitores de Carlos Eduardo: membros do LGBTTT, frente de direitos humanos da Câmara Municipal do Natal, políticos, militantes, formadores de opinião, cidadãos comuns também se manifestaram, condenando a atitude homofóbica.

Afinal, a estratégia foi, no mínimo, infeliz. A campanha de medo e defesa do ódio contra cidadãos homossexuais, dotados de direitos e responsabilidades como qualquer outro, mostra o conservadorismo e o atraso que Hermano Morais representa.

Hermano Morais tentou atingir o seu oponente, mas acabou acertando o próprio pé. Mais. Demonstrou como pensa a questão dos direitos humanos. Com seu obscurantismo, sairá menor do que entrou.

Tenho certeza que a grande maioria da população condena a demonização de quem quer que seja, sobretudo, se o cidadão toca sua vida na plenitude de seus direitos e deveres.

CONSEQUÊNCIAS

Ainda hoje, em nossa cidade, há moleques que vão para as ruas, durante a noite, só para jogar ovos em homossexuais. Será que Hermano Morais não percebe que seu discurso demonizante, no fim das contas, alimenta tal tipo de crime?!

OPINIÃO CLARA

Jamais votaria em um candidato que demoniza cidadãos e difunde discurso de ódio e discriminação.

REPÚDIO

Eu, e digo sem medo de errar, meus amigos da Carta Potiguar abominamos qualquer tipo de prática homofóbica. Não os perguntei a respeito do tema, mas os menciono porque sei como pensam.

MIOPIA POLÍTICA

E há quem diga que as duas candidaturas são iguais.

E A OAB?

A comissão de direitos humanos da OAB não deve ter medo, pelo fato de estarmos numa eleição, de se manifestar sobre o tema. Alias, deve produzir o belo papel tal como já vem efetivando em outros casos em que os direitos humanos foram afrontados.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Nota de repúdio da frente parlamentar de combate ao preconceito e a discriminação da CMN

Política

Hermano Moraes e a instrumentalização da homofobia