Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 18 de novembro de 2012

Não comprem em sites de vendas promocionais: eles não cumprem o que prometem

postado por Daniel Menezes

Uma das piores atitudes que um colunista pode produzir é usar o espaço, que constrói junto com os leitores, para resolver questões privadas. Nunca usei da influência da Carta com tal intenção. Mas hoje vou abrir uma excessão por saber que não sou o único a passar pelos transtornos que vou relatar (conheço outras pessoas que deixaram de consumir pela internet pelos mesmos motivos a serem apresentados) e até para alertar os internautas.

Toda vez que eu comprei uma promoção em um site de oferta não recebi aquilo que eu queria, ou, pelo menos, que o produto prometia.

Os sites de oferta se acumulam na mesma proporção em que a internet se torna prática corrente para os brasileiros. Com preços, às vezes, 90% mais baratos do que na loja tradicional, os “mercados virtuais” só se multiplicam. Porém, comprar em um site é garantia de fortes emoções.

As minhas experiências não são das melhores. A suposta alegria de comprar a um preço mais acessível se mistura com a frustração de ser mal atendido, ou não receber aquilo que foi prometido.

Certa vez, adquiri uma lavagem de carro. O valor cobrado era bem atraente. No entanto, ao chegar na loja para utilizar o serviço, tive um tratamento nitidamente diferenciado, para pior, para o fim da fila, inclusive, de quem chegou depois de mim e, conforme ouvi, “pagou integralmente pelo produto”. E eu também não paguei, indaguei? A questão é que eu vinha “daquelas promoções”.

Agora, minha mãe, com muito esforço, comprou alguns rodízios de uma churrascaria para comemorar o aniversário da minha irmã. Por um erro do site, que disponibilizou o endereço da filial do restaurante em Recife, a festa de domingo, hoje, será cancelada.

O atendimento OnLine do Pechincha da Vez, que promete resolver qualquer transtorno imediatamente, não responde desde quinta-feira. Minha mãe, que comprou os cupons, está com o pepino na mão. A frustração é geral.

 

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

7 Responses

  1. A questão é que é preciso saber pesquisar na internet. Existem sites que dão “notas” para as empresas que oferecem serviços. Nunca tive nenhum problema com compras na internet ou compras coletivas, já que sempre visito os sites “qualificadores”.

  2. Paulo Emílio disse:

    Tem um site chamado “Reclame Aqui”. Antes de adquirir qualquer produto, confira por lá a qualificação do site.

  3. O site pechincha da vez é tido como confiável. Porém, o atendimento é de péssima qualidade. Nunca mais compro lá.

  4. Caio Cesão disse:

    Eu nunca tive problema com promoções, mas isso que o Daniel falou de “atendimento diferenciado” é verdade.

    Já fui algumas vezes mal atendido por garçom quando ele soube que era promoção.

    O site deveria disponibilizar ao usuário alguma forma de avaliar a qualidade dos locais que se dispõem fornecer essa promoção. Essa seria minha sugestão.

  5. Caio Cesão disse:

    Mas lá vai a minha crítica, pra não perder o costume:

    Daniel, seja ponderado e use o bom senso.

    Já vivemos numa porcaria de cidade figurada entre as mais caras para se comer fora, daí tu vens com essa generalização idiota, afirmando, na manchete, que TODOS OS SITE não cumprem com o que dizem? Se tirar esses sites promocionais, acabou o rango com a namorada por R$10 ou R$15…ahahahahahahahahahahah

    Esses sites promocionais já me quebraram tanto o galho, daí tu queres vir aqui dizendo que todos não prestam? Aí é demais!

    Muda esse manchete!

    Aprenda discorrer especificamente sobre o motivo das suas insatisfações, já que quer usar este espaço como diário pessoal. Generalizar, quando há muitas exceções, não é nada razoável.

  6. Leon K. Nunes disse:

    Também acho que a crítica aí tem que ser melhor ponderada. Sou usuário frequente desses sites e nunca tive maiores problemas. Claro que há casos em que a diferença é nítida. Também comprei esses cupons pra revitalização de veículo e só irei lá no dia em que eu não tiver realmente nada pra fazer, não vou esperando o melhor dos atendimentos. Mas em coisas mais lights, tipo refeições, serviços, pousadas, nunca tive problemas, felizmente.

  7. Ramon Gurgel disse:

    Quando chego em restaurantes jamais digo que se trata de um cupom. Depois que termino eu apresento. Leio atentamente todas as regras e já vi garçom olhando espantado pra mim ao apresentar o cupom após estar satisfeito. Se não aceitarem, simples: coloco na justiça. Mas até hoje não tive problemas – é só ler atentamente as regras.

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