Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 23 de novembro de 2012

Goiamum abre atividades paralelas com Mostra de Filmes do Caribe

postado por Rodrigo Sérvulo

O Festival Goiamum Audiovisual inicia as suas atividades paralelas com uma programação internacional, a Mostra itinerante de Filmes do Caribe, com a presença do cubano Rigoberto Lopes, cineasta e professor do ICAIC, Cuba. O evento é promovido pelo Programa de PÓS GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS SOCIAIS e PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO da UFRN,  realizado em parceria com o NAVIS e o projeto NÓS NA TELA. A mostra é composta por produções de países como Cuba, Bahamas, Haiti, Colômbia, Nicarágua, Ilhas Cayman, todos legendados em português e serão exibidos de 27 a 30 de novembro na UFRN. Na programação teremos ainda uma palestra “O Cinema Caribenho”com o Rigoberto Lopes e uma reunião realizada com a Rede Criativa do Audiovisual do RN

“Resumo da Conferência do Segundo Encontro de realizadores  ABCD” .
A Mostra Itinerante de Cinema do Caribe, vem para o Brasil para que o público tenha acesso às produções e a cultura caribenha, próxima em poética, espírito, danças e identidades e através desse intercâmbio com o Caribe poderemos definir novas estratégias para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro, promover
a formação de público e prestigiar o que o cinema do Caribe tem a nos dizer.

Sobre ABDC

A ABDC é um espaço de debates, intercâmbio de experiências, coordenação de iniciativas e ações entre cineastas, autoridades, produtores, distribuidores, profissionais de toda a cadeia do audiovisual. Rigoberto Lopez é o fundador e presidente desse fórum e na sua passagem por Natal ele confere palestra sobre “O cinema caribenho” apresentando um “Resumo da Conferência do Segundo Encontro de realizadores ABCD”.

RIGOBERTO LOPÈZ

É diretor de cinema. Licenciatura em Ciências Políticas na Universidade de Havana. Desde l971, faz parte do Instituto Cubano de Arte Cinematográfica e Indústria (ICAIC). Um dos cineastas mais importantes do cinema cubano. Seus documentários e curtas-metragens que ganhou reconhecimento de público e crítica em Cuba e no exterior, bem como importantes prêmios nacionais e internacionais. Convidado por instituições culturais e acadêmicas de diferentes países tem dado palestras, workshops e seminários e publicou textos teóricos relacionados aos filmes e outros tópicos. Membro da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba. (UNEAC). Membro da União de Jornalistas de Cuba e da União Internacional de Jornalistas. Ele foi premiado com a Distinção da Cultura Nacional, concedido pelo Conselho de Estadoda República de Cuba, entre outros prêmios nacionais e internacionais que recebeu ao longo de sua carreira. Ele é fundador e presidente da Film Caribe Traveling.

O evento é totalmente gratuito e para participar basta fazer Inscrição via SIGAA e os participantes receberão certificado de participação.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DO EVENTO

27/11 | 18h – Videoteca 2 da BCZM
Palestra “O cinema caribenho” com Rigoberto Lopéz (Cuba)
Exibição dos Filmes
El color no hace El ladrón, Dir: Frammy García/Lady Fernández, Colômbia, 2006, 1’56”
Roble de olor, Dir: Rigoberto López , Cuba, 2003,120”

DEBATE
28/11  | 19h30 –  Sala H3 Setor II
Reunião com  Rigoberto Lopéz e a Rede Criativa do Audiovisual do RN
“Resumo da Conferência do Segundo Encontro de realizadores  ABCD”

EXIBIÇÕES

28/11
09h às 12h –  Auditóro B – CCHLA
14h às 18h –  Auditório do Centro de Educação
18h às 21h – Videoteca 2 da BCZM

29/11
18h às 21h – Videoteca 2 da BCZM

30/11
14h às 18h –  Sala C4 Setor II
18h às 21h –  Videoteca 2 da BCZM

Rodrigo Sérvulo

Literatura, artes (marciais), humor, sociologia, filosofia e cultura.

Comments are closed.

Artes

Cartão de boas festas para Cascudo

Artes

MPB em prosa: O Trem das Onze