Rio Grande do Norte, terça-feira, 23 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de dezembro de 2012

Goiamum Audiovisual retorna na íntegra com mais de 30 horas de exibição

postado por Rodrigo Sérvulo

O maior evento de cinema do Rio Grande do Norte chega à sua sexta edição em 2012. São mais de trinta horas de exibição de filmes, além de oficinas, palestras, encontros e a mostra competitiva. O Festival Goiamum Audiovisual – No movimento das marés – , será realizado no IFRN da Cidade Alta entre os dias 07 e 12 de dezembro, levando para o grande público a oportunidade de vivenciar o universo da produção cinematográfica nacional e internacional das mais diversas formas e com entrada franca.

Entre longa e curta metragens, serão exibidos mais 150 filmes em 10 diferentes mostras. Os títulos trazem a Natal uma média de 13 países diferentes, entre ficções, documentários, animações e experimentais, além de enaltecer a identidade local com obras potiguares e com a única mostra competitiva nacional do RN: a 3ª CURTA GOIAMUM – Que vai premiar três produções nas categorias de melhor filme, menção honrosa e júri popular. O prêmio de Melhor Filme dará o direito também da inscrição automática no FAIA 2013 – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, que reúne os premiados de 22 festivais brasileiros.

As oficinas também são outro destaque do Goiamum. Serão quatro minicursos oferecidos durante o evento – Assistência de Direção, com Cris D’Amato (RJ), Som Direto, com Márcio Câmara (RJ), Laboratório de Roteiros, com Torquato Joel (PB) e Transmissão ao Vivo, com o Clube de Cinema do Fora do Eixo (PB, PE e CE). São profissionais experientes do mercado cinematográfico nacional, como Cris D’Amato, diretora de episódios da série “As Brasileiras” e “As Cariocas”, ambas exibidas pela Rede Globo e diretora assistente e primeira assistente de direção de filmes como “Chico Xavier”, “Se Eu Fosse Você 2”, “A máquina”, “Dom”, “Amores possíveis”,  e “Avassaladoras”, que estarão desenvolvendo as atividades de formação do Festival.

Durante a programação, serão realizados ainda o Encontro da Cadeia Produtiva do Audiovisual Potiguar e Paraibano – divididos em dois painéis paraibano e potiguar, contando com 07 convidados paraibanos entre eles, produtores, diretores, realizadores de festivais de cinema na capital e interior e 10 convidados locais, também representando as diversas frentes que atuam no audiovisual potiguar.  O objetivo é trocarmos ideias e experiências com os vizinhos paraibanos que estão em um movimento sempre crescente no mercado cinematográfico, conquistando espaços públicos, editais específicos para a área, entre relatos sobre problemas e soluções que fazem parte do processo, mas, que refletem em uma produção de qualidade e expressiva nacionalmente.

A 6ª edição do Goiamum conta ainda com uma série de palestras dos mais variados temas como Distribuição Criativa, com Isabelle Cabral / Pipa Filmes (RJ), Prismas de Almodóvar, com Gilmar Santana (RN) e Leve-me ao seu líder (filmando com bonecos), com Nereu Cerdeira (SP), Inquietacolagem, Rodrigo Bonfim (PB/RN), Reciclando o Olhar, com Sérgio Cesar (RJ) e os Painéis do Clube de Cinema/Fora do Eixo e Midialivrismo, com Renan Rodrigues (CE), Edvam Filho (PE) e Hans Ponto (PB) e Nathalia Santana (RN). O evento será transmitido ao vivo pela internet pela plataforma de Pós-TV do Circuito Fora do Eixo.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Filmes de todas as mostras do Festival serão exibidos no CCN – Complexo Cultural da UERN da Zona Norte, dando a oportunidade para a comunidade da região que não queira ou não possa se deslocar até o centro da cidade para apreciar as exibições no período de 08 a 12/12. Além disso, haverá exibição simultânea da programação oficial de mostras do festival ao ar livre no Bar do Zé Reeira – Espaço Cultural Rui Pereira, no beco ao lado do IFRN. No pátio do IFRN estarão funcionando a Feira Caritó Cultural de Produção Independente, Instalação do ICAP, Projeção do Coletivo Camafeu, além de veiculação de programa de rádio temático da Rádio Universitária, o Cinemúsica, onde escutaremos nos intervalos da programação, trilhas sonoras de filmes e diretores específicos. Para os pais que queiram levar seus filhos pequenos, a Brinquedoteca do IFRN estará com a programação de curtas de animação infantil para as crianças nos períodos, manhã, tarde e noite.

Goiamum retorna na íntegra

Rodrigo Sérvulo

Literatura, artes (marciais), humor, sociologia, filosofia e cultura.

Comments are closed.

Artes

O corpo nu

Artes

Em defesa do Carnatal