Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de dezembro de 2012

Poti Jr, movimento de combate à corrupção e o chafurdo do Tribunal de Contas do Estado

postado por Daniel Menezes

Poti Junior, deputado estadual eleito pelos seus pares para assumir vaga no Tribunal de Contas do Estado, não preenche os requisitos exigidos pela constituição federal – idoneidade moral e reputação ilibada – para o mencionado posto, diz o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN).

O Marcco alega que Poti já foi condenado pela justiça, além de estar sendo acusado em outros processos de improbidade administrativa. Mais. O PMDBista também já foi denunciado criminalmente pelo MPF (o IPL foi arquivado em decorrência da prescrição).

“As ações de Poti no passado, desabonam a sua moral, e o descredencia para o exercício do cargo. O marcco fará o que estiver ao seu alcance para impedir essa incongruência, atentatória ao princípio da moralidade pública”, sentencia o movimento de combate à corrupção pelo twitter.

Poti Junior ganhou o direito de assumir a vaga, que é de indicação da Assembleia, após vencer o deputado Fabio Dantas (PHS), em votação secreta, por apenas um voto.

Pela fala do Marcco, Poti não apresenta a menor condição de ser conselheiro do TCE e fiscalizar às contas públicas de terceiros.

O fato é que o Tribunal de Contas do Estado deve se modernizar e criar práticas que promovam a sua independência e uma imagem positiva perante a sociedade. Sua função de controle é muito importante para a transparência e fiscalização de entes públicos, vital, portanto, para a democracia.

Por enquanto, está para chafurdo e, aos olhos da população, é um simples espaço de cabide de emprego, onde currículo costuma credenciar muito pouco. Ou melhor, praticamente nada.

O mais interessante disso tudo é ver que o órgão, que vem sistematicamente tendo o seu nome jogado na lama pelos outros poderes (executivo e legislativo), pouco se manifesta.

Será que anui a tudo incólume?

TCE PRA CHAFURDO II

O governo do RN, conforme circula nos bastidores, fará a sua indicação, para a segunda vaga que se encontra aberta, só o ano que vem.

A ideia é nomear a irmã da governadora, a hoje vice prefeita de Mossoró Ruth Ciarlini. O governo pretende utilizar exemplos do passado, em que outros gestores também indicaram parentes, para justificar a atitude patrimonialista.

O problema é que os tempos são outros e, nos dois casos, teremos o desrespeito ao princípio da moralidade pública.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

O lulismo existe?

Política

VOTO SUSPEITO? Noivo de filha de João Rebouças, do TRE/RN, recebe Sal. de 9 mil por indicação de Edivan Martins na CMN