Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de dezembro de 2012

Grafite Ou Pichação

postado por Saskia Sandrinelli

Av. Brasil, Blumenau, SCA Arte dos Muros


Por Ivenio Hermes e Sáskia Sandrinelli

 

Histórico

Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas são a manifestação mais antiga de produção artística humana. Essas pinturas são os primeiros exemplos de Grafite que podemos encontrar na história da arte, a grande maioria representando animais, caçadores e também símbolos, os quais ainda hoje são enigmas para arqueólogos.

O que é bem diferente da Pichação, que habitualmente, são feitos riscos, letras ou frases desconexas, assinaturas em lugares ilegais, degradando o patrimônio publico ou privado trazendo aspectos negativos na paisagem e no ambiente urbano. Já no Grafite, os desenhos com formas multicoloridas, feitos com a devida autorização do proprietário ou do agente público, é classificada como expressão artística pois não danificam ou denigrem a imagem do local.

Hoje, ao invés de utilizar terra de diferentes tonalidades, sucos de plantas e outras misturas para pintar, como no passado, atualmente usa-se spray especial para grafitagem, o que contribui para um visual urbano, colorindo a cidade e de certa forma, inibindo a pichação.

A arte das ruas

Originalmente mais conhecida pelo termo em inglês street art, se tornou, o movimento artístico de grande alcance neste mundo globalizado. Essa expressão designa a forma pela qual a arte transpõe muros, paredes e dialoga com toda espécie de mobiliário urbano, seus significados e as contradições das primeiras manifestações chamaram de arte de rua.

Em março de 2012, houve até uma exposição no Brooklyn Museum, em Nova York. Nessa exposição, além de grafites, foram exibidas obras que se relacionam com as práticas culturais em torno no Hip Hop, do skate e de outras formas de aproveitamento dos espaços públicos como estênceis, adesivos, flashmobs etc.

O Blog

Também no ano de 2012, nosso trabalho cresceu e cada dia que passava o blog ganhou mais curtidores, aumentando nossa responsabilidade e em contrapartida temos nosso esforço e dedicação reconhecidos.

Escrever um texto não é simplesmente sentar no computador e digitar. As publicações do nosso Blog são baseadas em muitas pesquisas teóricas e de campo, entrevistas, participações efetivas nos eventos importantes da capital potiguar, então fazemos um estudo e analise profunda de todo material recolhido e então escrevemos e publicamos os textos que você ler.

Foi também nesse ano que atingimos a marca de 10 mil curtições, ou Seja, 2012 foi repleto de surpresas boas. Saber que você eleitor, curtiu nossas publicações, deixou seu recado compartilhando conosco suas emoções e impressões sobre o texto ou simplesmente compartilhou a mensagem para seus amigos findou nos deixando cada vez mais próximos. Tanto que já ultrapassamos a marca de 11 mil fãs.

E é por causa disso que agora daremos espaço a você nosso curtidor!

Hoje faremos o lançamento de mais um álbum da série muros e o próximo será todo feito com a contribuição dos seguidores do Blog do Ivenio Hermes e da Carta Potiguar.

Para participar basta fotografar um muro grafitado com arte e nos enviar com seu nome como aparece no facebook e o local onde a foto foi tirada para o email saskia@blogdoivenio.com com as seguintes dimensões: 600 x 600 pixels. As 20 melhores imagens serão trabalhadas e postadas no Álbum 04.

As fotos devem ser enviadas até dia 30/12/2012 e o álbum será lançado dia 05/01/2013 nas fanpages do Blog do Ivenio Hermes e da Carta Potiguar.

Mande sua imagem! Participe!

REFERÊNCIAS

HISTÓRIA, Revista de; MOREIRA, Nataraj Trinta e Julia. Grafite x pichação: dois lados da mesma moeda? Disponível em: < http://migre.me/cplyP >. Publicado em: 02 mai. 2011.

UNIVERSITÁRIO, Infocâmbio; LOPES, Daiana Vieira. Grafite x Pichação: um é arte e o outro? Disponível em: < http://migre.me/cplKZ >. Publicado em: 03 jul. 2012.

HERMES, Ivenio. Arte dos Muros – Álbum 01. Fanpage do Blog do Ivenio Hermes. Disponível em: < http://migre.me/cprAH >. Publicado em: 12 dez. 2012.

HERMES, Ivenio. Arte dos Muros – Álbum 02. Fanpage do Blog do Ivenio Hermes. Disponível em: < http://migre.me/cprCB >. Publicado em: 12 dez. 2012.

HERMES, Ivenio. Arte dos Muros – Álbum 03. Fanpage do Blog do Ivenio Hermes. Disponível em: < http://migre.me/cpt5U >. Publicado em: 12 dez. 2012.

 

 

Saskia Sandrinelli

Comments are closed.

Artes

Voando com a Asa Branca

Artes

Evento cultural em Parnamirim atraiu o publico neste fim de semana