Rio Grande do Norte, terça-feira, 23 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 25 de dezembro de 2012

Feliz Aniversário, com significado de Natal!

postado por Ivenio Hermes

Em busca do NatalMeus Pensamentos de Natal

Por Ivenio Hermes

Em busca do sentimento

Mais uma vez chegou o Natal e me vi dentro dessa bolha emocional que envolve as pessoas num frenesi de presentear, de enfeitar suas casas, prédios, ruas, cidades, tudo em nome de uma festa, cujo verdadeiro significado, parece sem sentido.

Como em todos os anos, não tive a minha casa enfeitada com motivos natalinos, salvo alguns poucos nos quais, estive com pessoas cujas ações atuais me mostram mais ainda a efemeridade desse sentimento, pois elas se transformaram em seres obscuros e sem sentimentos nos anos seguintes.

Devido à nossa ascendência árabe e outras convicções, ao por do sol fizemos nossas orações e agradecemos a Jesus a oportunidade de comemorar o aniversário do nascimento terrestre dEle, pois é somente isso para nós, um nascimento terrestre, afinal, nós acreditamos que a quarta dimensão, o tempo, foi criado por Ele apenas para nós, que somos finitos.

Em nossas preces mencionamos nossos queridos distantes e que embora não acreditando que fosse a data correta do nascimento dEle, queríamos que Ele aceitasse nosso carinho.

Nossos guarda-roupas estavam lá com as roupas de sempre, não compramos roupas novas para essa data e nem tampouco para as celebrações de passagem de ano, que também não acreditamos ser nessa data (mas esse fica para outra ocasião) e nem compramos presentes para nos dar, afinal o aniversário não era nosso.

Planejei ficar em casa com um dos meus filhos, irmã, mãe e um pai por afinidade. Porém recebi dois convites para “ceias” e combinei com eles a saída. Os dois últimos passaram o dia passeando e declinaram o convite. Meu filho e eu, lidando com nossa dificuldade de nos sociabilizar, mas apoiados pela minha irmã, saímos em busca do sentimento que motivara os convites.

Razões do meu ceticismo

Particularmente minha família, baseamos nossas crenças religiosas na Bíblia Sagrada e buscamos referências em outras literaturas, e basta nos atermos aos livros bíblicos, de Gênesis ao Apocalipse para verificarmos que não existe nenhum versículo que afirme que Jesus nasceu em 25 de Dezembro, portanto, ao certo, ninguém sabe.

As falhas do calendário levam alguns a crer que Ele nasceu por volta do ano 6 d.C. Mas biblicamente seu nascimento foi pouco tempo antes da morte de Herodes, ou seja antes de 4 a.C. Além disso, existe o episódio do recenseamento obrigatório para a facilitação dos impostos, que os Romanos sujeitavam todos os povos que lhes eram sujeitos, realizado em 8 a.C.

Os Judeus, sonegadores habituais, dificultavam qualquer tipo de contagem de seu povo, mas inevitavelmente, em Belém, essa contagem foi realizada no oitavo mês, agosto do ano 7 a.C.

Há relatos de que um dia depois do nascimento de Jesus, José se submeteu ao recenseamento com sua família. No dia seguinte, Maria enviou uma mensagem a Isabel comentando o fato.

Por fim, havia a tradição da apresentação dos bebês no templo e da purificação das mulheres, algo previsto para ser feito em até 21 depois do parto. Segundo o costume judeu e o que ordena os Dez Mandamentos, sábado é o dia de ir ao templo e não há autoridade humana que tenha atribuição maior do que Deus sobre Seus próprios ordenamentos.

Assim, em setembro, no ano 7 a.C. que teve quatro sábados, 4, 11, 18 e 25, e como o censo de Belém se deu entre 10 e 24 de agosto, a apresentação seria no sábado dia 11. Portanto, o nascimento terrestre de Jesus deve ter sido após 21 de agosto deste ano.

Essas são as razões do meu ceticismo.

Razões para celebrar

As razões para celebrar estariam no fato de que a bolha emocional da qual falei poderia ser “gigantizada” para o ano inteiro. A doação de amor fraterno deveria ser generalizada e continuar sendo difundida como o suposto aniversariante ensinou durante sua vida aqui nesta terra.

Fátima Souza e Leninha Guedes me convidaram para compartilhar desse amor que elas possuem e que não se restringe às datas festivas.

Desde que conheci Fátima Souza tive nela uma amizade cuidadora e reservada, sabedora de como se posicionar diante de eventos contundentes em minha vida. Essa não foi a primeira vez que “Fatinha”, como carinhosamente a chamo, me convidou para estar na casa dela, foram dezenas de outras ocasiões que me fizeram entender que os sentimentos dessa amiga são para o ano inteiro.

Leninha Guedes já me adotou desde o primeiro momento, sabendo muito pouco a meu respeito, apenas por conversarmos e trocarmos poucas gentilezas. Em um comentário lindo que recebi dela via facebook cujo texto diz: “Ganhei um presente de Natal muito especial! Você chegou há pouco tempo em nossas vidas e já ofereceu a mão amiga na hora que eu estava precisando de apoio! Obrigada por tudo! Um beijo grande no seu coração!”, e de suas ações desde que me conheceu, percebi que o sentimento dessa querida amiga, a quem chamo de “Leninha Guedes” sem chiar o “s”, como é característico do meu sotaque, acredito que os sentimentos dessa amiga são para o ano inteiro.

Também tenho razões para celebrar pelas inúmeras manifestações de carinho que recebi via celular, facebook, twitter, instagram, enfim, essas ações são as minhas razões para celebrar.

Uma Aniversariante do Dia

“Essa é uma terra de um deus mar, de um deus mar que vive para o sol, e esse sol está muito perto daqui, venha e veja tanto quanto pode se curtir. Linda terra para a mãe gentil, belo cai o sol sobre esse rio, e esse rio também está perto daqui, venha e veja tanto quanto é o nosso Potengi.” Música Linda Baby de Pedro Mendes

Há outra razão para celebrar, a cidade que escolhi para me curar de todas duras pancadas que recebi da vida, uma cidade que chamo, imitando outros, da Havaí Brasileira.

Foi em 25 de dezembro de 1597 que o Capitão-mor de Pernambuco, Manoel de Mascarenhas Homem, aportou com sua esquadra na foz do Rio Potengi para ocupar em nome de Portugal essa região que denominada por franceses e índios. Sua estratégia militar inicial foi construir um forte, o Forte dos Reis Magos e repassar o comando das operações terrestres a Jerônimo de Albuquerque.

A ocupação da região somente foi concluída após dois anos, depois de combates contra franceses e acordos com os índios. E por isso, coincidentemente, em 25 de dezembro de 1599, Jerônimo de Albuquerque, fundou a Cidade de Santiago, posteriormente rebatizada como Natal, mudança justificada pela celebração do suposto nascimento de Jesus, completando hoje, 413 anos de história.

Feliz aniversário, Natal, uma verdadeira aniversariante do dia.

 

 

REFERÊNCIAS:

REGIÃO, Ache Tudo e. História de Natal – RN. Disponível em: < http://migre.me/cxgA7 >. Acesso em: 25 dez. 2012.

SUPERINTERESSANTE, Revista; MINAMI, Thiago; VERSAGNASSI, Alexandre. Jesus não nasceu no natal. Disponível em: < http://migre.me/cxhqX >. Ed. 233. Publicado em: dez. 2006.

SUPERINTERESSANTE, Revista; CAVALCANTE, Rodrigo. Quem foi Jesus? Disponível em: < http://migre.me/cxgOy >. Ed. 234. Publicado em: dez. 2006.

SUPERINTERESSANTE, Revista. Quem foram os três reis magos? Disponível em: < http://migre.me/cxhBJ >. Ed. 172. Publicado em: jan. 2002.

GURGEL, Alex. A verdadeira história de “Linda Baby”. Letra de Pedro Mendes. Disponível em: < http://migre.me/cxhQT >. Publicado em: 15 jan. 2008.

GOMES, Igor. Vídeo: Natal/RN – Cidade do Sol (Música: Linda Baby – Pedrinho Mendes). Disponível em: < http://migre.me/cxj0M >. Publicado em: 25 set. 2009.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Artes

Comfort food: o resgate daquela sensação da comida da vovó

Artes

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada