Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 30 de dezembro de 2012

Lixo: A Nova Decoração do Natal

postado por Ivenio Hermes

A Nova Decoração do Natal (27)Imagens da Herança de Micarla de Souza

Por Ivenio Hermes

O Protesto da indignação

“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.” Abraham Lincoln.

A indignação chegou a tal ponto que a herança da administração de Micarla de Souza do Partido Verde não pode mais ser mantida em silêncio.

Embora as grandes emissoras de televisão divulgassem situações similares de lixo e abandono em outras cidades, nada se compara a Natal, cuja principal emissora de TV, a filiada da Rede Globo de Televisão, Inter TV Cabugi, não repassou sua pífia reportagem para a rede nacional, ou a rede nacional, já conhecida como Rede Lixo de Televisão pela baixa qualidade de seus programas e jornalismo tendencioso, não quis divulgar.

A não transmissão é até um contrassenso, pois seria muito apropriado lixo mostrar lixo.

Os corajosos, no entanto, não se deixam acovardar pelo pecado do silêncio, da mentira e da dissimulação, e num ato de protesto, despejaram lixo na frente da Prefeitura de Natal, suscitando imediata ação do poder público, que mais uma vez age sob pressão e de forma enganadora.

A Nova Decoração do Natal (39)O Lixo que não aparece

“Deve ser o nosso jeito de sobreviver – não comendo lixo concreto, mas engolindo esse lixo moral e fingindo que está tudo bem.” Lya Luft.

No dia seguinte ao protesto, as imagens da cidade parecem terem se modificado, ledo engano! Numa operação imoral de quem engole seu próprio lixo moral e finge que está tudo bem, o poder público novamente age com má fé articulada e somente realiza limpezas por locais onde o turismo é prejudicado.

Enquanto isso, toda a periferia da cidade é ocupada pelos restos que fazem carros se desviarem de suas rotas, pedestres precisarem caminhar pelas vias destinadas a veículos porque seu espaço próprio, a calçada, está tomado por montanhas de lixo.

A segurança do trânsito fica prejudicada e a prefeitura continua com equipamentos eletrônicos de multa em lugares onde já está impraticável parar, ou pelo desvio do lixo, ou pelos buracos no asfalto ou pelo perigo de se transitar em lugares com tal falta de conservação.

A Nova Decoração do Natal (44)Os Coadjuvantes do Crime

“O poder é a escola do crime.” William Shakespeare (Macbeth).

Aqueles que deviam ajudar no processo de combate ao crime, de combate à impunidade e que deveriam protestar juntamente com a parcela indignada da população, atuam de forma negativa como o veículo da equipe do Novo Jornal que além de estacionar na calçada, impedindo o ir e vir dos transeuntes, agindo como coadjuvante do crime do lixo, ainda infringe o Código de Trânsito Brasileiro.

Esse jornalismo citado no início deste artigo e neste tópico, é sem duvida parte do ardil que esconde o sofrimento daqueles que, independente da classe social, contribuem com seus impostos para um serviço de limpeza digno.

A imprensa, o conhecido quarto poder, como os outros, age de maneira hipócrita porque também está corrompida com matérias que somente iludem a parcela desatenta da população com a falsa sensação de que providências reais estão sendo tomadas, enquanto a realidade é que a podridão, o fedor, as possibilidades de pragas, infestações e doenças são empurradas para as regiões menos privilegiadas.

O poder desse instrumento, a imprensa, como citado em MacBeth, foi a escola de seu próprio crime.

A Nova Decoração do Natal (5)Protesto e Resistência

“Protesto é quando eu digo que algo me incomoda. Resistência é quando eu me asseguro que aquilo que me incomoda nunca mais acontecerá.” Ulrike Meinhof.

Protestar é preciso, mas é importante resistir aos meios de alienação que além de encobrirem o lixo jogado nas nossas ruas, canteiros, avenidas e que agora decoram as árvores da Cidade do Natal, insistem em jogar lixo nas nossas mentes.

Aquilo que nos incomoda hoje não pode continuar se repetindo ou até se tornar motivo de piada de mau gosto e, nesse caso, fétida e cheia de moscas oriundas da essência do descaso e da podridão. É necessário lutar para que eventos assim nunca mais se repitam na história da cidade que ficou conhecida como a Cidade do Natal, e cuja decoração é alterada pelo lixo.

A Nova Decoração do Natal (46)O Beijo de Judas

“Eu sou apenas um beijo da boca do luxo na boca do lixo.” Cazuza.

A traição daqueles que ousaram acreditar na legitimidade de Micarla de Souza e seu Partido Verde, veio na forma de um beijo, como o de Judas em Jesus Cristo, só que dessa vez não foram apenas 30 moedas.

O luxo em que os traidores vivem, é o beijo do luxo de uma boca de lixo, retratado no levantamento fotográfico que corrobora com todas as palavras descritas nesse texto e que merecem se vistas no trashbook: “Lixo: A Herança de Micarla para a Nova Decoração do Natal”¹ que está disponível nas Fanpages do Blog do Ivenio Hermes e da Carta Potiguar.

Que 2013 nos surpreenda com novas atitudes administrativas e um perspectiva de um Natal melhor.

 

 

REFERÊNCIA

¹HERMES, Ivenio. Lixo: A Herança de Micarla para a Nova Decoração do Natal. Levantamento Fotográfico. Fanpage do Blog do Ivenio Hermes e Carta Potiguar. Disponível em: < http://migre.me/cAWel >. Publicado em: 30 dez. 2012.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Segurança Pública

Garantia de Cargos Para Polícia Civil

Segurança Pública

Suplentes AgPen: Onde Ninguém Esteve Antes