Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de fevereiro de 2013

O bom ladrão – ladrão de biscoito consegue exigências

postado por David Rêgo
Imagem do ladrão

Imagem do ladrão

O roubo

Aconteceu na Alemanha. Tudo começou entre os dias 04 e 21 de Janeiro de 2013 (não se sabe bem ao certo a data do “sequestro”). Um homem roubou um “biscoito de bronze”, mais conhecido como biscoito Leibniz (da fábrica de biscoitos Bahlsen).

 

“O biscoito de bronze representava o famoso biscoito amanteigado Leibniz Butterkeks, retangular e de bordas denteadas. Nomeado em homenagem ao filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), ele foi lançado no mercado em 1891, sendo a marca registrada da empresa”.

O objeto de 20 kilos que ficava em um pedestal de mais de 5 metros  de altura em uma movimentada rua da Alemanha simplesmente desapareceu. O Terrorismo poético estava nas ruas.

Carta do "sequestrador"

Carta do “sequestrador”

O resgate: doações para instituições de caridade em troca do biscoito de bronze

Poucos dias depois de perceber o roubo o dono da empresa, Werner M. Bahlsen, afirmou que daria uma recompensa de mil euros para quem ajudasse com informações sobre o “ladrão de biscoito”. No dia 29 de Janeiro a empresa recebe uma carta do então “ladrão de biscoito” que continha uma série de exigências para a devolução do objeto roubado. De acordo com o ladrão o biscoito de bronze não seria devolvido até que a fábrica fizesse uma doação de milhares biscoitos para orfanatos e hospitais e uma doação em dinheiro para um lar de animais.

Durante as negociações, o presidente da fábrica afirmou que daria 52mil biscoitos amanteigados a 52 instituições de cunho social (orfanatos, hospitais, abrigos etc). A proposta parece ter agradado o sequestrador. Após mais de duas semanas de “desaparecimento”, no dia 05/02 o biscoito reapareceu em uma estátua de um Cavalo da Saxônia, diante da Universidade Leibniz de Hannover. O bom ladrão conseguiu suas exigências, a fábrica ganhou em publicidade e as instituições sociais lucraram como um todo. É aquilo que muitos chamam de terrorismo poético.

O “pensador ” Hakim Bey, um dos grandes pensadores do tema possui um livro publicado no Brasil que permite compreender melhor o “modo de operar” destes “ladrões” e “subversivos”. Para melhor compreender a ação, ler “CAOS: Terrorismo poético & outros crimes exemplares”. Publicado no Brasil pela “Conrad editora” na coleção “Baderna”, disponível também de forma gratuita em vários sites na internet. Confira os links abaixo:

Livro completo na CMI Brasil – clique aqui.

Livro completo para download em PDF – clique aqui.

O livro encontra-se esgotado na editora, mas pode ser adquirido em várias livrarias. Para comprar o livro – clique aqui.

Biscoito de bronze devolvido após exigências serem cumpridas.

Biscoito de bronze devolvido após exigências serem cumpridas.

Local de onde foi roubado o "biscoito de bronze"

Local de onde foi roubado o “biscoito de bronze”

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Marxista anteviu a "matrix" na crise da física

Sociedade e Cultura

FIES Em Natal: O Tecido do Descaso