Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de fevereiro de 2013

Manifestação na Inauguração da Escola de Governo do RN

postado por Ivenio Hermes

Manifest Escola do Governo 01SINPOL/RN e Concursados: #Nomeação Já!

Por Ivenio Hermes

O Embate Inteligente

Numa atitude inteligente e corajosa, os Concursados da PC/RN, apoiados pelo SINPOL/RN (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN), conclamaram a presença de todos para a realização de uma manifestação pacífica e organizada que foi feita durante a inauguração da Escola do Governo do RN, ontem à noite, no Centro Administrativo do Estado.

Não houve vaias, nem gritos e nem algazarras para atrapalhar o discurso da governadora Rosalba Ciarlini, pois em sua decência e senso de responsabilidade, eles tinham apenas o objetivo de chamar atenção das autoridades (inclusive da própria Governadora) e da mídia ali presentes para a situação da Polícia Civil do RN está passando.

Na melhor oportunidade e sem nenhum desrespeito, os manifestantes soltaram um grito de apelo: #Queremos trabalhar! Nomeação Já!

Manifest Escola do Governo 28Fases do Embate

Aquilo que pretendia ser uma manifestação pacífica, por duas ocasiões quase se transformou em algo diferente. Numa, o Secretário de Administração, o Sr. Alber Nóbrega pareceu descontrolado, noutra, o Delegado Geral da Polícia Civil, Sr. Fábio Rogério, teceu comentários indevidos quanto à manifestação e recebeu uma lição de empenho profissional.

Vamos aos embates.

Manifest Escola do Governo 13Primeiro Embate

Os Concursados da PCRN se organizaram e foram à inauguração da Escola de Governo na noite desta quinta-feira, contando com o apoio do SINPOL/RN. Eles usavam camisetas padronizadas, faixas e cartazes, custeados por eles mesmos e firmemente se dirigiram ao local onde seria realizada a solenidade para reivindicar mais uma vez a nomeação daqueles que já se encontram formados há mais de dois anos e pela formação de novos agentes, que são os candidatos aptos para a última fase do concurso.

A beleza e imponência do novo prédio a ser inaugurado contrastavam fortemente com as demais construções e os investimentos em segurança pública no estado.

Desde cedo, Renata Pimenta já se encontrava no local para garantir a clareza das intenções dos manifestantes. Ela estava panfletando juntamente com outros concursados, enquanto Djair Oliveira Júnior, segurando um cartaz, se engajava em conversar com todas as autoridades que chegavam.

Antes do evento, do lado de fora da Escola de Governo, e precisamente no estacionamento, os manifestantes se preparavam segurando suas faixas, seus cartazes e distribuindo panfletos aos convidados, tudo de forma ordeira e sem provocar tumultos. Até que num determinado momento, o grupo foi abordado pelo Secretário de Administração, o Sr. Alber Nóbrega que solicitou aos Concursados e aos representantes do SINPOL/RN que se retirassem do local.

Parecendo nervoso, o Secretário embasou seu pedido para o grupo se retirasse, pois, segundo palavras dele mesmo, o evento era uma solenidade e aquela movimentação era uma “palhaçada”.

Após isso ele se retirou sob os olhares perplexos dos manifestantes e momentos depois retornou e se desculpou, acrescentando que conseguiria uma audiência com o Adjunto da Casa Civil, mas que essa reunião estaria condicionada a saída imediata dos manifestantes do local.

Renata Pimenta e Djair Oliveira Júnior, representantes do SINPOL/RN, não se deixaram intimidar pela atitude e nem pela posição do Sr. Alber Nóbrega e rebateram veementemente as declarações dele, pedindo respeito, afinal de contas, estavam ali em ato pacífico em prol da PC/RN e da Sociedade.

Manifest Escola do Governo 17Segundo Embate

Entretanto, outro momento constrangedor ocorreu logo mais.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Sr. Fábio Rogério, que inicialmente passara pelos manifestantes demonstrando não simpatizar com o que acontecia, retornou acompanhado pelo Chefe da Segurança, e bradou seu descaso com o próprio órgão que dirige.

Fábio Rogério, que demonstrou que não é na segurança pública onde reside sua maior preocupação ao declarar em alto e bom tom aos manifestantes e se dirigindo à Renata Pimenta, que aquela manifestação era um “papel ridículo” e que se tratava de uma “vergonha” para a Polícia Civil um ato daquele tipo.

O Sr. Fábio Rogério perdeu uma grande chance de permanecer calado, pois talvez essa atitude ainda lhe conferisse o benefício da dúvida. Contudo, ao falar de forma grosseira e impetuosa, diante de dezenas de manifestantes com celulares ligados e prontos para gravar o que ele diria, e se dirigindo a pessoas com conhecimento técnico maior que o dele, como Renata Pimenta, o homem que mais deveria ter interesse no sucesso da Polícia Civil recebeu uma lição inesquecível.

Renata discordou imediatamente e argumentou sem titubear não havia papel ridículo e nem era vergonha nenhuma reivindicar pelo aumento do efetivo, e que a verdadeira vergonha era ver a criminalidade aumentando, as delegacias sem policiais, entre outros motivos que realmente envergonham a instituição.

Ela foi incisiva em dizer que a vergonha consistia em deixar o governo sucatear a Polícia Civil, que a vergonha estava na Delegacia de Felipe Camarão que em 2012, dos 57 (CINQUENTA E SETE) homicídios em sua área de atuação, apenas 4 (QUATRO) foram solucionados em 2012, que papel ridículo era compactuar com o governo que quer fechar as portas da Polícia Civil através de nomeações fracionadas e outras atitudes, mas que o SINPOL/RN não deixaria aquilo acontecer…

Pego de surpresa pela argumentação certeira de Renata, o chefe da DEGEPOL tentou dissimular e continuou dizendo que tentaria marcar uma reunião, mas que não prometia nada, porém solicitava que os manifestantes se retirassem de lá. De Fábio Rogério deve ter sido solicitada uma solução pelo Chefe da Segurança, que temia pela incolumidade da Governadora. Por isso ele veio argumentar com os manifestantes.

O Chefe da Segurança estava cumprindo seu dever de ofício, entretanto, Fábio deveria conhecer melhor sua polícia para informar que não havia tal periculosidade na ação do SINPOL.

Ao tentar insistir numa barganha de que tentaria marcar uma reunião, mas que não prometia nada, o delegado teve como resposta de Djair e Renata que ele poderia tentar marcar a reunião dele, e que eles não iriam sair do local onde estavam.

Manifest Escola do Governo 34Terceiro Embate

Mas o embate mais bonito ficou por conta dos manifestantes que mantiveram o respeito por todas as autoridades ali presentes, mesmo aquelas com as quais não concordam. No caso específico da Governadora Rosalba Ciarlini, em nenhum momento houve qualquer tentativa de desrespeito.

Quando realmente perceberam que os manifestantes não sairiam, a Segurança da Governadora a deixou entrar, e aquele foi o momento de bradar o grito de guerra, considerado mais um grito de apelo: #Queremos trabalhar! Nomeação Já! Ela, contudo, entrou no prédio sem demonstrar reação, cumprimentando alguns conhecidos e jornalistas.

Somente após a entrada da Governadora, o grupo entrou na Escola de Governo empunhando suas faixas e cartazes, e assim permaneceram pacificamente até o final da solenidade, sem provocar ou promover nenhuma baderna.

Todavia foi perceptível que a presença dos manifestantes incomodou e deixou tensa a Governadora, ela até derrubou o microfone no momento do seu pronunciamento. Talvez por imaginar que seria agredida com vaias ou atitudes desrespeitosas. Quando percebeu que não era realmente essa a intenção daquele grupo, Rosalba Ciarlini até conseguiu sorrir ao final.

Nesse embate cujas armas foram panfletos, cartazes, faixas, camisetas e o grito de guerra bradado em momento oportuno, os manifestantes deram uma lição de que o que querem não é meramente trabalhar, é fomentar o resgate da Instituição Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Nenhum deles visa tão somente um emprego ou um trabalho, mas sim a realização de um sonho e a profissionalização de uma vocação.

REFERÊNCIAS:

LIMA, Sáskia. Grito de apelo #Nomeação Já! Ensaio em Vídeo. Disponível em: < http://youtu.be/-yUOqQ_7uUE > ou < http://migre.me/dgkHs >. Publicado em: 15 fev. 2013.

HERMES, Ivenio. SINPOL/RN Manifestação #Nomeação Já! Ensaio Fotográfico. Fanpage do Blog do Ivenio Hermes e Carta Potiguar. Disponível em: < http://migre.me/dgkER >. Publicado em: 15 fev. 2013.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Segurança Pública

Policiais Militares x Baiacu na Vara

Segurança Pública

O Programa Cidade Segura no RN