Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de fevereiro de 2013

Quinto Constitucional: Mais sobre a história de Glauber Rêgo

postado por Daniel Menezes

Há coisas que a gente só encontra publicado no blog do jornalista Daniel Dantas. Mais uma vez, o herdeiro de Gutemberg ajuda a descortinar o que está por trás da escolha do advogado Glauber Rego para desembargador do TJ-RN pela governadora Rosalba Ciarlini.

 

Do blogdodanieldantas.com.br

 

O advogado Glauber Rego, escolhido pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) como desembargador pelo Quinto Constitucional – decisão suspensa por ação do Conselho Nacional de Justiça – já foi questionado por causa de seu “notório saber jurídico”.  Depois desse post, fiquei sabendo que Rego também não conseguiu ser aprovado em concurso para conferente da UFRN.  Ficou em 593o lugar.

No entanto, as coisas não se encerram aí.
Glauber concluiu direito pela UFRN em 1997, mas sua entrada na universidade foi por vias judiciais.  Isso fez com que um leitor do blog comentasse que “ficar sub judice, que normalmente traz intraquilidade a qualquer um, não é problema para Glauber, que desde a faculdade sabe o que é isso”.
O advogado tentou ingressar na UFRN por transferência, alegando para isso ser servidor público federal.  No entanto, Glauber Rego, já vimos, ocupava cargos em comissão, não sendo efetivo do serviço público.
Em virtude disso, a UFRN indeferiu seu pleito.
Glauber recorreu.  A decisão em seu favor foi tomada pelo TRF, por 2 a 1, com relatoria do desembargador federal Ridalvo Costa, em agosto de 1994. Ridalvo é irmão do deputado Vivaldo Costa que, à época, era governador do estado.  Vivaldo, vice de José Agripino, assumiu o governo quando o atual presidente do DEM desincompatibilizou-se para candidatar-se ao senado em 94.
Glauber é, como sabemos, sobrinho de Getúlio Rego que, também sabemos, tem toda uma vida política dedicada ao PFL/DEM.
Claro que, de imediato, isso me faz refletir se o desembargador federal não deveria se declarar suspeito para julgar um pedido de Glauber.
Mas isso não é tudo.
A UFRN não recorreu.
Em 1995, começou o primeiro dos três mandatos como reitor de Ivonildo Rego.  Ivonildo, oriundo de Pau dos Ferros como Getúlio e Glauber, é seu parente.  Neste outro link, toda história da família Rego. E aqui o site relaciona os parentes importantes.
Mais histórias no mínimo nebulosas cercando o favorito de Rosalba a um cargo vitalício no Tribunal de Justiça.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Esse homem tem muita sorte.Sempre tem um amigo no governo.Assim ele vai longe.

    Quem sabe ele não chega ao STF. Para os amigos do rei não há necessidade do mérito

Política

#Fimdos15SalariosdaALRN: Pelo fim dos 15 salários dos Deputados da AL-RN

Política

2014: COMO JOGA O PMDB?