Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de abril de 2013

O maior mico da história do RN

postado por Daniel Menezes

Ao contrário do que foi vendido como o melhor dos mundos, a copa do mundo em Natal tem fortes chances de se tornar o maior mico da nossa história.

Primeiro, é falsa a tese de que Natal enquanto cidade sede irá acessar um volume ímpar de recursos. João Pessoa vai receber mais dinheiro do que a gente para a mobilidade e lá não vai ocorrer um único jogo sequer.

Segundo, fica claro que não há nenhum “legado” da copa. Ao contrário do que foi alardeado, nenhuma obra será a fundo perdido. Tudo virá na forma de empréstimo. Exatamente tudo deverá retornar para os cofres da Caixa Econômica Federal.

Terceiro, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante não tem nenhuma relação com jogo de futebol, conforme já ficou claro. Mais uma lorota para legitimar o engodo.

Machadao-webQuarto, não era necessário derrubar dois equipamentos, o machado e o machadinho, para recepcionar o evento de futebol. Conforme o autor do projeto do machadão, a própria FIFA se pronunciou a seu favor sobre o tema. Poderíamos ter reformado o machadão a um custo infinitamente menor. Desembolso de 200 milhões e não 1,5 bi, que serão gastos após o término do financiamento. Uma irresponsabilidade contra o patrimônio público que levará tempo para esquecer.

Ora, o projeto é bom para a OAS, empresa historicamente ligada ao DEM, partido da governadora, que recebeu cada centavo do que gastou com o Arena das Dunas e ainda vai poder utilizá-lo ao seu bel prazer por mais de duas décadas.

Quinto e, para finalizar, todo o comércio promovido num grande cinturão no entorno do estadio será organizado pela FIFA. O lucro irá para os seus bolsos. Seria cômica se não fosse trágica, a ideia – oportunisticamente alimentada – de que os natalenses vão lucrar promovendo seus negócios durante o evento.

Como já disse algumas dezenas de vezes, não se trata de ser a favor ou contra a copa, mas de se posicionar contrário a esse modelo que foi pensado para Natal e o modo como ele foi aprovado: através de mentiras.

Fará a alegria de alguns poucos, mas vai manter a cidade no seu já combalido marasmo. Essa copa não nos representa. Pobre RN.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Rosalba Ciarlini não é Micarla de Sousa: é pior do que ela

Política

PT pretende lançar Fernando Mineiro candidato a governador em 2014