Rio Grande do Norte, terça-feira, 16 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de abril de 2013

Resposta a Isaura Rosado sobre o fechamento do Centro Experimental de Teatro

postado por Rodrigo Bico

892999_592999790727942_2009748297_oNo link abaixo a Secretária “Extraordinária” de Cultura dá resposta ao movimento que veio à tona com as declarações e o movimento feito por Débora Seabra sobre a importância do Centro Experimental de Teatro para sua vida e de centenas de pessoas que por lá passaram. Transcrevo a sua resposta e dou minha réplica logo depois.

http://lauritaarruda.com.br/reposta-para-debora/112128#comments

 

De Isaura: O centro experimental fechado desde a administraçao passada é objeto de disputa judicial entre o Governo do RN e o Aero Clube. Vamos aguardar o pronunciamento da justiça para retomar as atividades do Centro. Enquanto isso ficam disponivis: 1.o Salao de Atos do TAM, 2. o TCP, 3. Sala no Memorial Camara Cascudo, 4.jardins e 5. Sala da Pinacoteca Potigua, para atender os grupos de teatro que necessitem de espaço para oficinas e ensaios. Contatos no TCP com Sonia Santos e na FJA com Keila e Wescley.

Minha réplica:  

Excelentíssima Secretária Extraordinária de Cultura

É importante esclarecer a todos e todas a verdadeira história. No período em que o Centro Experimental de Teatro esteve aberto o Aeroclube nunca entrou com nenhum pedido judicial do prédio onde funcionou o Centro Experimental. Uma das primeiras ações de sua gestão a frente da Cultura do nosso estado foi fechar o Centro Experimental de Teatro, espaço que formou diversos atores e atrizes, educadores e produtores culturais, qualificou músicos e diversos profissionais que viam no teatro um lugar de aperfeiçoamento de suas práticas, gente que teve sua vida modificada, espaço que abrigou muitos grupos de teatros com seus ensaios e apresentações. E eu pude acompanhar todo esse desenvolvimento enquanto aluno e professor, enquanto ator e enquanto um profissional da arte. Poderias se pronunciar publicamente divulgando a reabertura do Centro em outro lugar. O Estado tem espaço pra isso. A exemplo o Centro Cultural da Zona Norte, mas tu fazes exatamente o contrário, diz uma coisa que não tem nada a ver com a outra. Que se saiba bem, o Aeroclube só entrou com esta ação judicial porque o Centro Experimental de Teatro serviu de almoxarifado e de porta entulho no Governo Rosalba Ciarlini. Isso tudo está acontecendo porque o Centro estava fechado e continua até hoje. Tudo fruto do “descompromisso” da senhora e de sua Governadora com a verdadeira Cultura produzida no RN. Será que não custaria pegar uma ínfima parcela do que é gasto no Évento Faraônico chamado de Agosto da Alegria e investir no Centro Experimental? Faço esta pergunta sabendo do fracasso da resposta, assim como foi o fracasso da tua resposta a Débora Seabra, que tem o espaço em discussão como um lugar transformador. Fique vocês então com essa sua Cultura de Évento, pra quem já espera a tanto tempo, dois anos passam rápido.

obs: a repetição do “Centro Experimental de Teatro” é proposital.

Rodrigo Bico

Ator do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, Produtor e Militante da Cultura

Comments are closed.

Artes

Nova Publicação do Azymuth: Américo Macêdo -... Sombras...

Sociedade e Cultura

O Nordestino na Globo: novos personagens, velhos esteriótipos