Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 15 de maio de 2013

Polícia brutaliza #RevoltadoBusão

postado por Daniel Menezes

A Polícia Militar de Rosalba brutalizou um movimento pacífico.

Conforme membros da Carta Potiguar que acompanhavam a passeata, os estudantes, trabalhadores e movimentos sociais andavam em clima de tranquilidade.

foto11Nas imediações do Midway, quando o protesto deixava a via federal, que é de responsabilidade da PRF, a polícia militar começou a soltar bombas de gás lacrimogênio, disparar gás de pimenta e a dar tiros de borracha contra a multidão.

Os cidadãos tentaram voltar, mas a polícia fechou de ambos os lados.

Ato de pura covardia.

Os manifestantes se dispersaram um pouco. Muita gente vomitando e passando mal.

Conforme Alyson Freire, colunista da Carta, não existiu nada que justificasse tamanha violência, a não ser a tentativa de mandar um recado claro – que no RN não se tolera democracia.

Governo do Estado deve ser acionado na secretaria da presidência de direitos humanos da república e todos os envolvidos na desastrosa operação responsabilizados. É o mínimo.

Natal tem a segunda tarifa mais cara do Nordeste e conta com uma as frotas mais velhas e desconfortáveis. A polícia entrou para garantir que ninguém reclame.

Triste RN.

Protesto só vai aumentar. Mais um tiro no pé.

PS. Imagem retirada do blog do canindesoares.com.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

11 Responses

  1. fui vítima da ação….

  2. Igor Andrade disse:

    Sai de Natal pouco depois que Micarla entrou.

    O que antes eu adorava hoje eu olho com desgosto.

    Última vez que cheguei em Natal fui à praia, cheguei lá, vi o estado, e voltei pra ficar mesmo na piscina com minha família.

    Muito triste ver como está sendo abandonada.

    Para quem vive vai se habituando mas como não vou sempre consigo perceber a decadência toda vez.

    Enquanto a representação for com estas figurinhas que estão ai, nada vai mudar nem tão cedo.

  3. Onde está a democracia que não a vejo nesta Cidade???????????????????? E pergunto que País é este???, onde o cidadão trabalha ou estuda para ter um “futuro” profissional melhor, e muitas vezes faz os dois, trabalha e estuda. E tem que pagar uma tarifa de transporte público caríssima, se assim continuar, em breve estaremos agindo como na questão da água que pagamos muito e não podemos beber, por muitas vezes não está própria para o consumo e o que acabamos fazendo, “compramos água mineral” e continuamos pagando por um produto de péssima qualidade à Caern, porque simplesmente não podemos e não temos direitos de RECLAMAR.

  4. O protesto até concordo!! Mas, vandalismo foi que EU VI pessoalmente, ninguém me contou!! Vários adolescentes de rosto coberto, com pedaços de madeira na mão gritando palavrões, atirando pedra em ônibus, assustando os passageiros, isso não acho certo. Fecharam até a entrada da garagem da Salgado Filho do Midway!! A população sente até medo de se unir aos mobilizadores!

  5. Isso demonstra a falta de preparo dos nossos policiais, que em vez de combater o crime fica fazendo merda dessa tipo com a população que trabalha, paga seus impostos e só quer viver numa cidade melhor para todos. Por que quem anda de carro, no conforto, não o deixa em casa um dia da semana e tenta andar de ônibus para ver a calamidade que é a prestação desse serviço?

  6. Raul Diniz disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu mesmo tive que ameça um policial que agrediu uma senhora de idade(professora que não conheço)…e para fala a verdade bem queria que tive-se molotov para joga por que as pedra só começarão depois de leva uns 10 tiro de borracha e ainda bomba ai depois é foda né(mais sempre tem algum que diz que policial tá certo né) diga logo que você é policial que ficou ameçando dizendo que da outra vez que me ver to lascado(por tenta ajuda uma mulher e uma senhora).

  7. Raul Diniz disse:

    Legal que tem varias pessoa reclamando que nem estiveram lá ou só virão quem tava na linha de frente levou choque e bomba no rosto sabe o que ouve não vou ser hipócrita para dizer que era todo mundo tava querendo um protesto normal(tem sempre aquele que vem só para bagunça) mais atira e ainda mais taca bomba no meio do pessoal dentro do carro,por que eles danificarão mais a rua que qualquer vândalo no protesto e ainda quebrou vidro de alguns carro que não tinha nada a ver. Resumindo preparo da policial zero e covardia não vi nenhum ato que justifique o que ele fez. agora se tem policial ou filho de policial aqui que acha certo chama as mulheres do protesto de puta e ainda querer bater, não irei nem dialogar com uma pessoa dessa.

  8. deixe de ser apolítico, até a globo reconhecer, as dificuldades desses sistema de transporte, ridículo, quem mais sofre é quem precisa, acho que você não precisa, pois perdemos horas nas paradas. A policia brutalizou sim, protestos tem que chamar a atenção se não é protesto.Lutar é direito do cidadão.

  9. O BOM DIA BRASIL DE HOJE, VALORIZOU A NOSSA LUTA.

  10. Alysson disse:

    A violência policial se torna imprescindível para que esse movimento ganhe notoriedade. Discute-se mais o embate entre os manifestantes e a maneira como eles foram neutralizados do que a elevação da passagem que, ao meu ver, parece ser o tema mais relevante. Como dizia Ferreira Gullar: não existe solução definitiva para nada…

Política

Por incubadoras de inovação para prefeituras na UFRN

Política

"Fomos encurralados e levamos tiros e bombas de ambos os lados", diz advogado e professor Emanuell Cavalcanti