Rio Grande do Norte, quinta-feira, 28 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 17 de maio de 2013

Por que nos odeiam tanto?

postado por Carta Potiguar

Por Dayvson Moura – Bacharel em Direito e Estudante de Filosofia da UFRN.

 

Por que nos odeiam tanto?

pmNão é de hoje que há, por parte daqueles que detêm o poder, repressões violentas (de brutalidade extrema) instrumentalizadas pelos que utilizam o poder de polícia contra cidadãos indefesos (estudantes, homens, mulheres, menores) e, muitas vezes, inexperientes quanto à questão de reivindicações de direitos sociais em vários lugares do Brasil, mas em especial, e de maneira ditatorial, no nosso pequeno RN.

Não somos um grupo paramilitar. Não existem pessoas ARMADAS no movimento. Não há qualquer motivação violenta… Então, qual o motivo real do envio de tropas de choque contra pessoas armadas com ideias e, vez ou outra, com bandeiras ideológicas?

Tenho duas teses:

1 – O BOPE do RN precisa treinar. Nosso Estado, outrora pacífico, vem enfrentando diversos casos de explosões de bancos, sequestros, arrombamentos de delegacias, assassinatos de advogados e até de policiais, tornando-se necessário bater na carne fraca de homens e mulheres que recebem a taxação desnecessária de “estudantes” como se isto fosse depreciativo numa sociedade em que a Educação é menos importante que um Estádio de Futebol;

2 – Interesses ocultados. Talvez necessitem massacrar aqueles que querem perturbar o faturamento de empresários que garantem, de maneira humilhante, que vários policiais entrem pela porta detrás do ônibus e não paguem a 2ª tarifa mais cara do Brasil. Sendo que, para isto, reforçariam a tese de “baderneiros” mesmo identificando antecipadamente os que não condizem com o movimento, rejeitando os pedidos para afastarem essas pessoas violentas dos movimentos feito pelos próprios manifestantes para se auto-protegerem.

Como majorar a importância de perturbar o “trânsito” com o suposto direito cômodo de ir e vir de seus carros, em geral, pertencentes à classe média quando estes não se importam com aqueles trabalhadores que utilizam latas de sardinha para ir e vir ao seu local de trabalho? Isso é feito quase todo ano pela Caixa Econômica em suas Maratonas no entorno da Praça Cívica e não há reclamações desse mesmo grupo.

Que tipo de crime cometemos para receber a presença de 08 (oito) viaturas especiais do BOPE, dentre elas o CAVEIRÃO, 06 (seis) motos da ROCAM, 12 (doze) viaturas “comuns” de rua…

Era o desfile dos presos em Alcaçuz? Não. São os frutos da “nova” democracia do RN donde qualquer questionamento as tentativas de intimidação do movimento são encaradas como “desacato”, palavra mágica para deter, agredir, sufocar com gás de pimenta, socar pessoas algemadas, chutar mulheres no chão, dar tiros de borracha… Talvez em nenhum outro lugar haja tamanha repressão, resquícios diretos da Ditadura Militar.

Na verdade, os peões desse tabuleiro de xadrez da Polícia Militar não percebem que eles estão criando e fomentando discursos que os políticos corruptos querem: “A polícia não serve para combater o crime, mas para reprimir. Por isso, somos contra qualquer direito no Brasil, inclusive da própria Polícia”.

São vários casos locais de extirpação de direitos dos militares e quando estes são acusados pela mídia, o sentimento de repúdio por essa classe se torna ainda maior. São instrumentos do seu próprio extermínio social. Em outras palavras, quanto aos 824 concursados que esperam nomeação, perguntem a qualquer militante social se estes querem HOJE esse “benefício” ao Estado do RN… Perguntem aos agredidos se eles querem o “benefício” da PEC-300… Perguntem aos feridos por balas de borracha se eles irão às ruas defender quando algum PM for torturado e morto em praça pública.

Percebem isto?

Eu presenciei várias vezes o Estado Democrático de Direito ser estuprado pelo interesse de 03 (três) empresários do RN que conseguem de maneira “mágica” mudar compromissos de campanha e comandar indiretamente TODO UM BATALHÃO da PM e as pautas de Jornais e da TV.

Vi, ontem, 03 (três) empresários do ramo do transporte público que trabalham sem CONCESSÃO, sem fiscalização REAL e agindo acima de todas as leis federais, estaduais e municipais fazer um juiz determinar que uma BR é de propriedade (posse) do SETURN e por isto, o direito CONSTITUCIONAL de manifestação e de liberdade de expressão foi solapado e justificado porque 2 ou 3 idiotas usaram camisas para encobrir o rosto.

Por que nos odeiam tanto? Talvez, quando na época dos nossos pais e avós e a repressão ERA JUSTIFICADA pelos mesmos meios de hoje (O rádio e a TV reforçando a mentira de que a culpa é dos que protestam contra as torturas, os desaparecimentos, as mortes não explicadas), devem ter feito essa pergunta e até hoje esperam uma resposta.

Enfim, quem sou eu? Apenas um “João” de sobrenome “Cidadão” que ainda sonha que as pessoas entendam que toda PROGRESSO gera DESORDEM e a ORDEM é feita para ser questionada quando ILEGAL e assim, chegar ao PROGRESSO.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Direitos Humanos

#RevoltadoBusao: "Você sabia tu pode ser levado para delegacia por desobediência?", diz o PM a jovem que filmava sua ação

Cidades

#RevoltadoBusão: Imagens e sons da repressão