Rio Grande do Norte, terça-feira, 23 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de outubro de 2013

Noosfero – Uma alternativa livre para a educação

postado por João Augusto Limeira
Noosfero - Uma alternativa livre para a educação

Noosfero – Uma alternativa livre para a educação

Como já falei em um artigo aqui na Carta Potiguar anteriormente, as ferramentas digitais podem ser grandes parceiras no processo pedagógico. Desde o ambiente digital favorecido para a pesquisa até a possibilidade de troca de conhecimentos, essas ferramentas figuram como grandes catalisadores do ensino no mundo. Para isso, inúmeros pesquisadores e especialistas nas áreas de educação e tecnologia estão desenvolvendo cada vez mais ferramentas para que essa interação humano-computador seja ainda mais presente nos ambientes acadêmicos. Nesse sentido, foi criado o software Noosfero.

O Noosfero é uma solução em software livre (código aberto) web para redes sociais onde você pode criar a sua própria rede social e ali usar de seus diversos recursos como blog, discussão, portfólio online, agenda de eventos e muito mais. Fruto de um movimento já consolidado no Brasil, a Rede Software Livre Brasil, a plataforma foi desenvolvida com um foco essencialmente acadêmico. Nela, você cria uma rede social pela demanda de pessoas ou temática existente e ali compartilha experiências e conhecimentos em um streaming otimizado.

Algumas características fazem da plataforma um grande barato. A primeira é que, por ser em código aberto, um grupo de especialista ou até mesmo um bom conhecedor em programação pode identificar uma funcionalidade interessante para a rede e ele mesmo desenvolver. Ela é testada e implementada na plataforma. Algo impossível em outras redes sociais como o Facebook, por exemplo. Outra característica interessante é que o Noosfero não tem nenhum aporte empresarial por trás e não tem como foco o lucro em cima dos usuários presentes na rede. Suas funcionalidades são desenvolvidas focadas exclusivamente no compartilhamento de conteúdo e no estabelecimento de um ambiente de interação otimizado por interesses comuns.

Algumas entidades já começaram a utilizar a ferramenta e vem tendo bastante sucesso. Uma delas é a USP. Esse ano, a Universidade lançou a chamada Rede Social de Colaboração da USP com um ambiente baseado exclusivamente na plataforma Noosfero. A rede adotou o nome de Stoa. No projeto de desenvolvimento de sua rede, a USP contribuiu com recursos e programadores para que novas funcionalidades fossem desenvolvidas e que elas fossem implantadas na rede para todos os usuários. A Universidade vê a ferramenta de forma bastante positiva e não mede esforços para que as ferramentas livres contribuam cada vez mais com o aprendizado.

O Noosfero é uma plataforma relativamente nova e que oferece tanto ao ambiente acadêmico como a todos os interessados em compartilhar conhecimento, uma experiência única e livre onde você cria a sua própria rede e que nela esteja quem e o que você realmente acha interessante para um ambiente digital agradável. Para saber mais sobre o software, acesse o site da Rede Software Livre Brasil e aproveite.

João Augusto Limeira

Comments are closed.

Tecnologia

O BYOD e a nova forma de educar

Sociedade e Cultura

A ciência brasileira não é feita por cientistas