Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 31 de outubro de 2013

O Clássico Rei, As Torcidas Organizadas e o Estado Desorganizado

postado por Marcos Dionisio
Por Marcos Dionisio Medeiros Caldas

FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO 2013/CRUZEIRO X ATLETICO, NO MINEIRAO.

Mais uma vez a cidade respira a antevéspera do que um dia foi o clássico rei.

Ao invés de se discutir as opções táticas e as alternativas dos técnicos para o jogo, o que prende a atenção agora é repetida arenga por ingressos e o esforço isolado e solitário da PM em conter a violência das Torcidas Organizadas que muitas vezes se revela em mais violência.

O que antes era só festa, hoje já conta com inúmeras famílias dizimadas emocionalmente pela “violência das Torcidas Organizadas”.

No Sábado mesmo, centenas de pais, mães e avós ficarão rezando pelo retorno em paz dos seus.

A PM se prepara para conter a Guerra. Uma disputa perdida. Não havendo uma integração e interação entre Polícias, MPE e Judiciário em articulação cívica com os clubes, é enxugar gelo.

Além disso, o volume de recursos humanos e materiais da PM que deveria está sendo utilizado neste período para estancar a maior onda de violência que o RN já presenciou, prende sua atenção no clássico e entorno.

Serão mais diárias atrasadas devidas aos PMs, a utilização das viaturas ainda não bloqueadas pelo locador e a vulnerabilização das comunidades em detrimento da proteção do Clássico.

torcida-do-corinthiansQuando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo, muito se falou em legado. Algum deverá acontecer. O mais fácil e mais possível de ser materializado, seria a depuração das Torcidas Organizadas com a punição dos assassinos e pacificação dos estádios, entorno e comunidades.

Para isso acontecer, deveria ter sido dado sequência ao trabalho do MPE/Judiciário/Polícias, inclusive, pela Inteligência Policial, tão eficiente quando se volta contra os movimentos populares, mapeando grupos, identificando financiadores, roteiros, armas e planos. Infelizmente tal não tem ocorrido.

E a confusão das organizadas continua às vezes nos estádios, entorno, avenidas de acesso e na periferia onde o pau canta todo dia e noite. E também de madrugada. Chegou às escolas e aflora em festas populares e em qualquer aglomeração pública.

Não basta querer proibir as torcidas organizadas. Controlá-las, mapeá-las e dar-lhe transparência talvez fosse mais inteligente e resolutivo.

Também clarear sobre seu funcionamento, financiadores e se há cumplicidade com maus dirigentes. Com maus policiais sabe-se que há.

Ainda haveria tempo para se erradicar a violência do futebol brasileiro antes da Copa do Mundo. Basta o Estado nos seus múltiplos atores omissos até aqui, quererem.

Quase todos os times das Séries A e B já passaram por períodos conturbados nesse 2014, sem se falar das mortes que ocorrem longe dos estádios e dos jogos mas sob a égide da violência cultivada em nomes dos clubes por jovens excluídos da visibilidade social e que encontraram na agregação para fins violentos o sentimento de pertença negada pela família, escola, comunidade e a própria sociedade.

É preciso se pacificar o futebol brasileiro como uma condicionante importante para começarmos a reverter a Guerra Civil Brasileira que produz mais de 102000 mortes anualmente por causas externas e violentas.

_______________

SOBRE O AUTOR:

Marcos Dionísio Medeiros Caldas, advogado e militante dos Direitos Humanos, Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos/RN e do Comitê Popular da Copa – Natal 2014, com efetiva participação em uma infinidade de grupos promotores dos direitos fundamentais, além de ser mediador em situações de conflito entre polícia e criminosos e em situações de crise de uma forma geral.

Marcos Dionisio

Marcos Dionísio Medeiros Caldas é Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

One Response

  1. Lucas disse:

    O estado tera que pagar 10 milhoes por mes durante 11 anos para uma empresa administrar o estadio arena da dunas, numa conta simples serao mais de 1.2 bilhoes de reais por um estadio de futebol.
    abc e america prestes a darem o abraço dos afogados e irem juntos para a serie C.
    Torcedores se matando por causa do uso de camisas de times de outros estados.
    Como voce bem colocou, a inteligencia da policia para mapear as torcidas organizadas nao é tao eficiente quanto para mapear os movimentos contestadores da ordem posta.

    Enquanto isso os principais nomes para governador proximo ano sao vilma e seus mais de 70 processos e garibaldi.
    Sabe o que existe de correlação entre esses fatos. Que a violencia e falencia do futebol ajudam e muito a manter tudo como esta, afinal se eles continuam brigando por futebol nao tem tempo pra pensar e brigar pelo que realmente interessa e assim os mesmo continuam se elegendo mesmo com todos os motivos para estarem na cadeia e nao em cargos publicos.

Sociedade e Cultura

Karl Marx e o pavor dos conservadores

Sociedade e Cultura

Quem quer mocotó? Black Blocs e Cientec