Rio Grande do Norte, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de novembro de 2013

Por uma fluidez das idéias, dos corpos e dos territórios: Okupa-Garden.

postado por Catarina Santos

“GardeNau em Guerra!!! 
todos a bordo à tripulação
entre caos imagético e canção.
quebraram nossas pernas de pau!”

“Desconfiai do mais trivial, 
na aparência singelo. 
E examinai, sobretudo, o que parece habitual. 
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito
como coisa natural, 
pois em tempo de desordem sangrenta, 
de confusão organizada, 
de arbitrariedade consciente, 
de humanidade desumanizada, 
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar.”

1454762_580370198695821_528056381_n

Foto: Reprodução
DEART/UFRN

O processo de okupação é território de transformação e construção política, social e cultural fértil, que dissemina vírus de uma contínua incomodação, é um “pela ordem da baixaria”, um espaço marginal.

Um rio, fluído, flexível, corrente de possibilidades que chegam às suas margens e contaminam de expressão, de imagem e de transições. Okupar é produzir caos, é resistir frente a ordem do que vem de cima, é união, é solidariedade, é amor.

E o que é a ordem se não a perpetuação de uma lógica purista e estática?

A crise, instaurada, é o caos que move, que transforma, que atua sob vias subversivas e expostas, visa uma alteridade frente a lógica instaurada em que uma vidraça e uma parede vale mais que uma idéia e um corpo, em que espaços, corpos e territórios são violados sob ordens repressivas. A ala dos castradores de conceitos.

O corpo. Tão moralmente violado, cheio de pudores e de panos, excluído de nossa percepção cotidiana, expulso de nossos olhares mais sensíveis.
O corpo, separado dicotomicamente das ideias.
O corpo quer respirar.

O artista sempre foi marginal, está alheio a ótica da sociedade do capital. Quanto vale sua arte? Quanto vale sua subjetividade? Quanto vale sua vivência? Prêmios? Editais? Chamadas? Processos seletivos? Cachês? Quanto vale sua arte? Ela é sua?

Ser artista é transformar a poética do cotidiano em uma narrativa pessoal e, contraditoriamente plural. É questionar, é romper, é devastar com imagens. Ser artista é não determinar. É não se reconhecer. Ser artista é caos, conflito, paixão, ódio, é deixar-se ser.

Instituições.

1470339_568668426539996_1427648120_n

Foto: Reprodução
DEART/UFRN

Higienizam a arte e o processo de aprendizagem tal como já institucionalizaram você. Apaga-se o pixo, determina um conflito entre intervenções urbanas ao gritar: ISSO É ARTE, ISSO NÃO. E daí que não seja arte? E daí que a intenção seja nem ser? Quem são os donos das ruas? Do concreto? Quem é o dono de mim?

O grito diante do horror, do que seus olhos não querem e não costumam enxergar.

A revolta popular e o sentimento de indignação adentra espaços institucionalizados e normatizados que reproduzem uma educação bancária e práticas de reprodução de desigualdades sociais são comuns.
As paredes institucionais e os docentes da castração falam: um saber é mais privilegiado que o outro por disseminar lógica de controle social. Um saber vale mais que o outro.

Capitalizaram seu saber.

Cidade.

Natal é uma cidade burguesa, dominada por oligopólios das mídias, é uma cidade ainda numa lógica do coronelismo em que famílias detém e direcionam como os fluxos urbanos da cidade devem girar através do domínio de jornais tradicionais de largo alcance e das constantes frases de repúdio que se preocupam em apontar um descontrole social ou histeria de grupos de “vândalxs”. As mentes reacionárias tagarelam inversão de valores e cresce o discurso em que o oprimido é o opressor, do autoritarismo que parte de antíteses em discordar de discursos totalitários, de opressor que vira vitima.

Cresce o alcance da tentativa de um discurso coerente, coeso, puro que visa “construção” por vias que excluem o poder popular e a livre expressão da baixaria.

Natal é uma cidade tirana.

Tritura, viola, rasga e personifica seu ódio em ruas, dos gabinetes, dos camarotes e das coberturas em Ponta Negra ou Petrópolis.

Natal é uma cidade covarde.

Esconde favelas, comunidades, vilas e morros.

E a arte.

A arte foi e continua sendo usada por ditadores que nos diz o que é o belo, doutores de uma estética perdida e dominada por alienados que disseminam discursos que reproduzem desigualdades e tratam de forma racista, homofóbica, machista – e, por vezes, fascista -, práticas sociais que oprimem e tentam tornar débil a força do poder popular.

Não a arte de vanguarda! Dotada de pretenciosismos e falsa efemiridade.

A arte não é o que, é quando, e não é.

1395160_568670446539794_1704100992_n

Foto: Reprodução
DEART/UFRN

Liberdade à arte!
Liberdade ao corpo!
Liberdade às ideias!
Liberdade ao povo!

Liberte sua cidade, ou pelo menos, suas ideias.

______________

O Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEART/UFRN) continua ocupado, você pode acompanhar:

Rádio Okupa-Garden AQUI.

Blog atualizado da Okupa-Garden AQUI.

Catarina Santos

Fotógrafa, estudante de Psicologia Social e Política, pesquisadora no Grupo de Investigación en Psicología Social, Ambiental y Organizacional (Universitat de Barcelona - Espanha). Twitter: @catarina_alice E-mail: catarina.alicee@gmail.com

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

PORÇÕES DE VIDA EM LATINHAS PRATEADAS

Sociedade e Cultura

Ocupação DEART-UFRN: Carta à Reitoria