Rio Grande do Norte, terça-feira, 16 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de dezembro de 2013

Chegou a Copa e o seu Rolo Compressor… Mas há tantas dores…

postado por Marcos Dionisio
Por Marcos Dionisio Medeiros Caldas

Arena das Dunas

Agora é um frenesi só. Mas a realidade é dura e cruel.

Jornalistas estrangeiros viraram atração e não suas notícias. A síndrome de novo rico é tamanha que os jornalistas foram blindados até de seus colegas locais.

Ontem alguém me parou na rua e perguntou se não era hora de construir uma agenda positiva para aproveitar a visibilidade da Copa.

Agenda positiva se constrói com trabalho e mudança de comportamento dos gestores governamentais e com a materialização de ações e não com formidáveis verbas publicitárias.

Há esferas do poder que procuram dialogar e construir soluções para nossos graves problemas. A maior parte, todavia, no nosso RIO GRANDE DE MORTE, quer tratar o povo como um general no campo de batalha porque assim é tratada nos conclaves governamentais sob julgo autoritário.

Esqueceram que todo poder emana do povo e deve ser exercido em seu nome.

A partir de agora a visibilidade de Natal será total. Do RN também. Então, é necessário que as instituições públicas cumpram suas missões para evitar que essa visibilidade venha a matar nosso turismo e produzir uma outra falência econômica do nosso estado.

Ultrapassamos a cota de, pelo menos, 1550 assassinatos no RN. Para os familiares dessas vítimas, cuja grande maioria poderia ter sido evitada, não há possibilidade de agenda positiva. O máximo que se permitiriam era um bálsamo nos seus espíritos que a responsabilização dos seus algozes momentaneamente poderia produzir.

A violência é tanta e tamanha que famílias foram traumatizadas e quase destruídas para sempre. Comunidades perderam sua convivência necessária sob a égide de um medo separatista.

São 537 assassinatos em Natal e na véspera de ter seu segundo momento de visibilidade mundial.

Tenho falado ao deserto e reconhecido que o Turismo é o veio de desenvolvimento e que pode ser sustentável e nossa redenção e até justificar certos gastos perdulários que estão sendo feito em nome de preparar o Estado para a Copa. Não estou a falar do Arena das Dunas nem do estrupício da Roberto Freire.

Tenho dito, todavia, e sem qualquer retorno que ninguém prepara suas férias com suas famílias para um local onde se vive uma Guerra Civil.

DSC_0221bVisitei ontem os profissionais da PM que estão em processo de reivindicação no entorno da Governadoria. Semblantes sérios e carregados como quem desempenha suas missões sem apoio e o devido reconhecimento.

São tratados pela Administração Ciarlini com indiferença ou ameaças.

Como os policiais civis, por sinal, também o foram. Passados quase três meses do final da Greve do SINPOL, o Governo já deixou de convocar 60 policiais civis que foram acordados em negociação atropelada e a fórceps.

Até quando o estado do RN postergará a criação de um imenso movimento para a reconstrução de um patamar mínimo de coexistência pacífica?

Até quando os humilhados e ofendidos da periferia continuarão a ser exterminados na tenra idade?

Até quando uma oportunidade para o desenvolvimento do RN será jogada na lata do lixo deixando como legado apenas as dívidas?

Já passou da hora dos que amam o RIO GRANDE DO NORTE, a terra de Poti, de Câmara Cascudo se levantarem civicamente e tomarem nas mãos o destino da nossa terra humilhada, destratada e ofendida.

A MICARLIZAÇÃO em curso precisa ser estancada civilizadamente e na forma da lei… Mas precisa ser barrada sob pena de termos que reconstruir o estado de escombros onde irão jazer dores, culpados e omissos.

Não me peçam agenda positiva. Essas notícia terríveis que somos obrigados a dar diariamente são imensamente menores que a tragédia cívica na qual mergulharam o nosso RN.

Não me esqueço da música de Milton Nascimento: “Aqui vive um povo que cultiva a qualidade / ser mais sábio do quem quer governar”.

_______________

SOBRE O AUTOR:

Marcos Dionísio Medeiros Caldas, advogado e militante dos Direitos Humanos, Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos/RN e Coordenador do Comitê Popular da Copa – Natal 2014, com efetiva participação em uma infinidade de grupos promotores dos direitos fundamentais, além de ser mediador em situações de conflito entre polícia e criminosos e em situações de crise de uma forma geral.

Marcos Dionisio

Marcos Dionísio Medeiros Caldas é Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Futebol: Existe amor além da esquina?

Sociedade e Cultura

Para além das torcidas organizadas: por que não temer a violência?