Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de janeiro de 2014

O Evangelho Segundo o Sangue

postado por Mario Rasec

elenawebSem dúvida, o maior lançamento do quadrinho potiguar deste início de 2014! Com um forte simbolismo e referências históricas unidos a um texto poético com um ótimo desenho, a novela gráfica de 184 páginas, O Evangelho Segundo o Sangue, é o resultado de quatro anos de um apurado trabalho do roteirista Marcos Guerra e do desenhista Leander Moura.

A história se passa numa Natal de 1810 e conta a via-crúcis dantesca do protagonista Hugo Ribeiro em descobrir o paradeiro do demônio que seduziu sua mulher, ao mesmo tempo em que tenta descobrir a veracidade da confissão dela no leito de morte. Nesta sua busca delirante, impulsionado por um suposto e bizarro adultério, ele encontra fantasmas no Forte dos Reis Magos, espíritos indígenas no mangue e a hipocrisia da Igreja enraizada na sua História e nas relações humanas onde desejo e medo caminham juntos.

Se o texto de Marcos Guerra é rico de referências, denunciando seu repertório mitológico e poético e o cuidado com a pesquisa histórica para ambientar o enredo de terror, Leander Moura não deixa por menos. Sua arte é o casamento perfeito com a narrativa sombria e trágica. O jogo de luz e sombras, em harmonia com o texto, torna a HQ um exemplo bem sucedido de uma arte sombria, gótica, que lembra a atmosfera dos contos de Edgar Alan Poe.

055

Se por muito tempo o quadrinho potiguar balançava entre dois extremos: o quadrinho excessivamente regionalista ou, no outro extremo, a HQ que tentava imitar as comics norte-americanas, o Evangelho quebra esse paradigma e faz uma verdadeira obra universal sem deixar de lado a valorização da sua própria história e cultura locais. Assim, essa HQ pode ser lida aqui em Natal, ou no sudeste do Brasil e em qualquer parte do mundo sem que seus autores tenham omitido elementos regionais, tais como a geografia e a história local. Mostrando com isso que O Evangelho Segundo o Sangue é mais um exemplo do enorme amadurecimento da narrativa gráfica potiguar.

001 edição 1

 

Formato 17 x 26 cm com 184 páginas em preto e branco. Edição especial. R$ 40,00

 

Lançamento dia 18 de janeiro de 2014, 18 h.

Local: K-ótica Loja, Livraria Nobel, Av. Salgado Filho (próximo ao shopping Midway Mall).

Mario Rasec

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e roteirista de HQs. Autor de Os Black (quadrinho de humor) e de outras publicações.

Comments are closed.

Artes

Pessoas amáveis e as visitas da saudade

Artes

Lições de abismo