Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 23 de janeiro de 2014

Cafezinho Imaginário com Carlos Drummond de Andrade

postado por Rodrigo Sérvulo

Drummond-no-apartamento-

Carlos Drummond de Andrade, poeta tímido, lacônico e enigmático, me concedeu uma curta entrevista que talvez frustre alguns de seus leitores, perturbe alguns outros e reitere a admiração de muitos. Fiz algumas perguntas sobre a grande Musa da Poesia, que é – antes de tudo – o Amor (do espírito e, sobretudo, do corpo). Selecionei alguns excertos de nossa conversa. Confira.

Rodrigo Sérvulo: Drummond, meu amigo, sabemos que o Amor – inspiração de muitos poetas – é percebido de forma singular, pois vai do metafísico à carne. Me diga, pois, através do seu óculos de poeta, o que é o Amor.

Carlos Drummond: “Amor – pois que é a palavra essencial (…) Quem ousará dizer que ele é só alma? Quem não sente no corpo a alma expandir-se até desabrochar em puro grito de orgasmo, num instante de infinito? O corpo entrelaçado, fundido, dissolvido, volta à origem dos seres, que Platão viu completados: é um, perfeito em dois, são dois em um… (…) Amor, amor, amor – o braseiro radiante que me dá, pelo orgasmo, a explicação do mundo.”

RS: E para esse amor ser completo… se é que existe essa completude?…

CD: “Amor não é completo se não sabe coisas que só o amor pode inventar.

RS: E, pensando essa poesia na prática, qual o melhor lugar para se fazer amor?

CD: “O chão é a cama para o amor urgente, amor não espera ir pra cama. Sobre tapete ou duro piso a gente compõe de corpo e corpo a úmida trama. E pra repousar do amor, vamos à cama.

RS: Vamos falar de mulher? Qual a parte que você mais prefere no corpo feminino?

CD: “No corpo feminino, esse retiro – a doce bunda – é ainda o que prefiro. A ela, meu mais íntimo suspiro, pois tanto mais a apalpo quanto a miro.

RS: Diz para mim, o que você não pensava e lhe pegou de surpresa quando você fez amor pela primeira vez?

CD: “Nunca pensei ter entre as coxas um deus.

 

 

——————————————————————————————-

*** Todos os trechos do autor foram retirados do livro de poesias “O amor natural”, 2º edição, Rio de Janeiro: Editora Record, 1993.

Rodrigo Sérvulo

Literatura, artes (marciais), humor, sociologia, filosofia e cultura.

Comments are closed.

Artes

Não precisamos rotular nossa Cultura

Artes

A Poesia Que o Amor Desperta