Rio Grande do Norte, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de março de 2014

Henrique, o sonho da chapa única e a vontade de rebanho

postado por Daniel Menezes

wilma-henrique-gari-e-jajaHenrique Alves, provável candidato ao governo do RN, pressionou a cúpula nacional do PT para que esta forçasse o PT local a retirar a candidatura de Fátima ao senado e para que todo o partido da estrela vermelha aderisse ao seu chapão.

Henrique sonha com uma eleição de chapa única. Alguém duvida?

Para tanto, desenha uma coligação que reúne quase 20 partidos (DEM, PSB, PDT, PMDB, PROS, etc), mais de 130 prefeitos, quase toda a assembleia legislativa do RN, 6 dos oito deputados federais, os três senadores do RN, etc.

Terá ao seu lado Garibaldi Alves, José Agripino, Wilma de Faria, os Rosados, João Maia, além do apoio branco de Rosalba Ciarlini e seu marido Carlos Augusto Rosado, caso a “Rosa” não seja candidata a reeleição (alternativa mais clara).

A nau é gigantesca.

O discurso é similar ao que pautou a campanha de Rosalba Ciarlini, em 2010, em coligação encabeçada pela mossoroense, por Garibaldi e José Agripinio: o da “reconstrução” do RN.

Henrique ainda batalha para que Dilma e Lula não interfiram na disputa, não peçam voto para Robinson Faria (PSD) e Fátima (PT), provável chapa de oposição. O PT nacional – além do local – não se dobrou a pressão titânica.

Henrique só está esquecendo de combinar com o eleitor. E num contexto pós-manifestações, não está dado que o norte-riograndense se comportará como se fizesse parte de rebanhos guiados passivamente por terceiros. O cenário é propício a surpresas.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Lucas disse:

    O que falar, o que comentar diante desse quadro, eu ja pensei em varias abordagens para comentar este texto, em todas eu vejo que o unico culpado desse quadro é o proprio povo do RN, que aceita esse subjugo, que votou em rosalba e agora fica na net criticando como se nao tivesse culpa no cartorio. Isso é ridiculo para o estado, henrique tem o sonho de ser governador do RN, como se ainda fosse o filho mimado de aluisio querendo o brinquedinho novo que viu na tv. O pior é que a dita alternativa, Robinson, tambem nao representa muita mudança, se vc pegar todas as indicações que robinson ja fez, nos governos da borboleta, de vilma e rosalba, ele so indicou gente fraca e incompetente, em resumo, se correr o bixo pega, se ficar o bixo come, serao mais 4 anos de desespero para o pobre RN.

  2. Carlos Júnior disse:

    Como o ambiente é propício à surpresas, cá estou eu torcendo e trabalhando para que estas cheguem rápido. O nome de Henrique não emplacará. O eleitor, acredito eu, não é mais o mesmo depois do desastre da administração Rosalba Ciarline Rosado (DEM), que teve candidatura levantada pelos nobres políticos que agora compõem com o presidente da câmara federal.
    Vamos com Fátima do PT.
    Contrário aos tradicionais, vamos apostar em Robinson.

Política

Sávio, vice governador?

Política

O PC do B completa 92 anos