Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 29 de março de 2014

Evento: “50 anos do golpe de 64: significados e impactos na sociedade brasileira”

postado por Carta Potiguar

Estamos às portas dos 50 anos de um dos momentos mais difíceis e obscuros da história do Brasil. Após meio século era de se esperar que, enquanto sociedade, tivéssemos uma compreensão razoavelmente clara com respeito aos fatos históricos que caracterizaram o golpe e a ditadura militar no Brasil. Mais ainda, deveríamos, sobretudo, compartilhar uma compreensão e uma recusa ética acerca das implicações políticas, morais e civilizatórias de tais fatos. Entretanto, não isso que ocorre entre nós. E, um dos fatores responsáveis pela ausência de um consenso normativo a respeito da barbárie da ditadura é a recusa sistemática e institucionalizada de pensar e lidar com esse passado naquilo que de fato o define: autoritarismo, regime ilegítimo, terrorismo de Estado, censura, torturas, perseguição, restrição de liberdade, crimes contra a humanidade, farsas, etc..

Nesse sentido, eventos como o que ocorrerão entre os dias 01 e 03 de Abril na UFRN são um contributo imprescindível para enfrentar esse quadro de recusa e negacionismo, e, através do debate e da reflexão crítica, tentar transformá-lo. O evento “50 anos do golpe de 64: significados e impactos na sociedade brasileira” contará com conferências, documentários e testemunhos orais acerca do período da ditadura, inclusive acerca de suas repercussões no estado do RN. Nossos parabéns aos organizadores!

Programação:

Dia 01 de Abril Terça-Feira

9h Conferência de abertura: Golpe de 64 e a estrutura do sistema repressivo com a professora Maria Lygia (Unicamp)

15h Documentário: “Utopia e Barbárie” (2010) Direção Silvio Tedler

19h “Eu vi o golpe: testemunhos orais”, com o professor Moises Domingos Sobrinho (Movimento Estudantil) e Mery Medeiros (Movimento Camponês).

Dia 02 de Abril Quarta Feira

9h O golpe no RN. Professor Henrique Afonso (UFRN), prof. Homero Costa (UFRN), Djamiro Acipreste (OAB) e prof. Cassiano Arruda (UFRN e Jornalista)

15h Documentário “Vocacional: uma aventura humana”, (2011), direção: Toni Ventura. Comentários: prof. Marta Pernambuco (UFRN) e Heliana Lima Borges (ex-estudante do colégio Vocacional Rio Claro – SP).

Dia 03 de Abril

9h Documentário “Dom Helder Câmara: O santo rebelde”, (2006), direção Erika Bauer. Comentários: prof. César Sanson (UFRN) e professora Dalcy Cruz (UFRN).

Organização:

PET de Ciências Sociais – UFRN

Cineclube “Documenta”

Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade (GETS)

Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades e Direitos Humanos (NUECS-DH)

 

ditadu

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

O aumento salarial dos cargos de comissão representa a correção de uma injustiça histórica

Política

Fala de Marina Silva gera insegurança política no chapão do PMDB