Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 31 de março de 2014

Fantasmas Cibernautas em Pressupostos de Sabedoria (Parte 1 de 2)

postado por Ivenio Hermes
Por Ivenio Hermes e Filipe Valentim

Perdendo a identidade

this_was_supposed_to_be_the_future_by_4dimensional-d793vdmSob a possibilidade de manter uma distância confortável dos problemas dos outros, e uma aproximação sugadora da felicidade que esses mesmos outros exibem, muitos recorrem à facilidade das amizades virtuais, que nem sempre se solidificam no campo material e nem se sustentam nos momentos de necessidade em que percebemos o quanto precisamos uns dos outros.

E nessa atmosfera, acumulam-se as amizades baseadas na coleção de perfis (nem sempre verdadeiros), cujas fotos (nem sempre reais), que são responsáveis pelo repasse de informações (nem sempre verdadeiras) e que nem foram lidas por inteiros e nem seu conteúdo considerado, apenas pelo simples fato de possuir imagens atrativas (nem sempre reais).

Perdendo a identidade, como meros repetidores, alguns vagam sem saber o que buscam, pois não sabem no que creem, nem o que devem saber, apenas temendo a opinião dos outros ou sem nem saber o que temer.

Devo ser?

Andava lembrando meus feitos

Alguns com e outros sem efeitos

Por que crer no valer?

O que se pode valer?

No que crer?

Devo crer?

 

Talvez as águas inacabem

Talvez eu nunca desmorone

Talvez eu caia e me levante

Eu não sei o que você sente

Por que queremos saber?

Por que querer?

Devo saber?

 

Não há mais medo

Na verdade, perder o medo

Não me fez deixar de temer

Agora eu temo o próprio medo

Por que não ser amedrontado?

No que devo ter medo?

O algo ou o temível?

Devo temer?

Fantasmas Cibernautas

materializer_by_raunNessa cultura de manter distância ou aproximação dos outros de acordo com a própria conveniência, a verdadeira sabedoria sucumbe ante à imitação do saber de outrem, mimetizando comportamentos considerados mais aceitáveis do que outros. O que importa é angariar simpatizantes, ampliar o leque de perfis colecionáveis e compartilhar frases de autores desconhecidos ou até de conhecidos, mas que pouco se conhece de suas ideias, do contexto em que foram formadas e suas frases proferidas, ou mesmo se elas pertencem de fato àquele autor a quem foram atribuídas.

E como fantasmas cibernautas vagando pelas páginas da internet, pessoas perdem o tempo dedicando a ler conteúdos densos e duráveis, na prática busca de imagens atrativas, de frases que não as representam…

A essência se perde… Pessoas se tornam falsos sábios e desconhecem o que verdadeiramente são… Vazios de ideias… Repletos de emoções… Sem tempo para perceber que aquilo que elas mesmas postam, não condiz com sua realidade nem com seu comportamento.

Sábio

Eu não sei

Ser sábio

Por já ser

 

Eu já sei

Ser sábio

Por não ser

 

Ser sábio

É ser o não ser

Que sabe do saber.

Pressupostos…

Não devemos nos deixar guiar por conjecturas da realidade enlatada, que está disposta na imensidão do cosmo cibernético, pois nossa viagem maior está em conhecermos a nós mesmos, explorarmos nosso eu real e demonstrá-lo em ideias e ideais firmes e com propósitos bem definidos.

Se somos repetidores, que sejamos daquilo que realmente conhecemos, conscientes da realidade e não baseados em pressupostos de sabedoria.

_______________

SOBRE OS AUTORES:

Ivenio Hermes é Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Colaborador e Associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial.

Filipe Mendes é um pensador, escritor e poeta contemporâneo, que compartilha sua rebeldia poética diariamente através de haicais, poemas, poesias e textos poéticos em sua Fanpage O Alquimista das Palavras onde o redescobrimento da essência humana é o mote criativo.

_______________

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS PARA REFERÊNCIAS:

É autorizada a reprodução do texto e das informações em todo ou em parte desde que respeitado o devido crédito ao(s) autor(es).

HERMES, Ivenio; VALENTIM, Filipe. Fantasmas Cibernautas em Pressupostos de Sabedoria. Disponível em: < http://j.mp/PW24c5 >. Publicado em: 20 mar. 2014.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Artes

A Poesia Que o Amor Desperta

Artes

Há um fantasma na máquina no filme "Ela"