Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 8 de abril de 2014

Muito barulho por nada: um balanço da extrema esquerda em Natal

postado por Dennys Lucas

É fato que a extrema esquerda, liderada pelo PSTU-PSOL, cresceu no RN – fez três vereadores na última eleição municipal na cidade do Natal. Puxada por um vídeo veiculado na net em que a então professora Amanda Gurgel critica o descaso para com a educação no RN, a votação de Amanda, não é bom esquecer, também foi impulsionada por um discurso durante o pleito de 2012 em que o sectarismo que seu partido expressa foi estrategicamente escondido. Os tradicionais ataques aos empresários e o “contra burguês vote 16” cederam espaço a uma pauta mais amena. Hoje, este grupo mais radical se encontra diante de um novo desafio: mostrar que este crescimento, do ponto de vista eleitoral, é sustentado e que a representação adquirida trouxe ganhos objetivos para a população.

Apesar de ações simbólicas, dedos em riste e até a ausência da simples educação civilizada para com os colegas da casa, até o presente momento nenhum projeto significativo foi aprovado na Câmara, nem muito menos o grupo liderado por Amanda Gurgel (PSTU) construiu um discurso alternativo ao do atual governo. Ao contrário. O modus operandi do PSTU-PSOL foi fundamental, com a escassez do debate e a auto investidura de que eram os únicos portadores da razão, para esvaziar os movimentos sociais organizados em torno de uma agenda inclusiva para a cidade.

A ocupação da Câmara Municipal do Natal foi à expressão máxima da consagração de uma tática, que só gerou o isolacionismo e favoreceu para a criminalização de lutas históricas, como a do Passe Livre. Ao invés da unificação de todas as forças preocupadas em produzir um transporte público de qualidade, algo iniciado com o movimento #ForaMicarla, o grupo PSOL-PSTU – aliado a um pequeno grupo falsamente vanguardista – se achou no direito de ter a exclusividade da crítica, afastando pessoas simpáticas a uma agenda progressista para a cidade. A irresponsabilidade, o apartamento como política, queimou toda uma perspectiva de construção dialógica e abrangente. Ao término, prosperou a visão para os natalenses de que os defensores de um transporte público de qualidade se assemelhavam aos ocupantes da Câmara, que, sem atuação democrática e de modo autoritário, quebraram os corrimões e picharam, inclusive, o busto de Djalma Maranhão, prefeito de Natal perseguido pela ditadura por seu governo em defesa dos oprimidos.

O discurso esquerdista, pouco propositivo, não contribuiu para a construção de uma alternativa de oposição ao prefeito Carlos Eduardo. Só o fortalece dadas as posições. Além da defesa da ocupação da câmara sem um propósito e estratégia claros, o PSTU-PSOL gritou contra as obras de mobilidade, o legado esperado pela sociedade para Natal por sediar a copa do mundo de futebol. A defesa da ausência de diálogo como forma de fazer política, ou seja, pela simples via da força, colocou os trabalhadores do transporte alternativo contra a prefeitura e outros agentes, que poderiam agir como entes catalizadores de consensos em prol da real implementação da bilhetagem eletrônica unificada. O acirramento dos ânimos não criou pontes, mas muros.

A bancada do PSTU-PSOL não conseguiu, junto aos demais vereadores eleitos como eles, articular a aprovação de uma única ação sequer. Me refiro a atividades de relevância. Não aquelas que trazem impacto zero para a população. Pelo modo como se colocam, os demais parlamentares resistem a votar em qualquer projeto com eles. É muito barulho por nada, ou pior, para desunir e para caricaturar um projeto de esquerda, que poderia ser fundamentado e empolgante para Natal. Se há um saldo: até agora não é nada bom.

Dennys Lucas

3 Responses

  1. Brunno Campos disse:

    “Ao término, prosperou a visão para os natalenses de que os defensores de um transporte público de qualidade se assemelhavam aos ocupantes da Câmara..” Essa afirmação está fundada em alguma pesquisa de opinião? Não?! Pondero que se trate de uma percepção pessoal sua, não passível de generalização. Avalio que graças a esses vereadores a Câmara Municipal apresenta uma atuação mais crítica e fiscalizatória, contribuindo para que pleitos sociais como o passe livre fossem tratados como uma possibilidade no legislativo municipal..

  2. Livia Cavalcanti disse:

    “Apesar de ações simbólicas, dedos em riste e até a ausência da simples
    educação civilizada para com os colegas da casa, até o presente momento
    nenhum projeto significativo foi aprovado na Câmara, nem muito menos o
    grupo liderado por Amanda Gurgel (PSTU) construiu um discurso
    alternativo ao do atual governo. Ao contrário.”

    Acredito que para afirmar tal coisa o caro Dennys deve ter profundo conhecimento sobre todos os projetos que são apresentados e aprovados na Câmara Municipal de Natal e seus respectivos propositores. A partir desta premissa, seria interessate citar concretamente alguns projetos…relevantes e não relevantes…dos vereadores da nossa cidade.

  3. Marcos Antonio disse:

    O pior que existe a um jornalista ou pseudo jornalista é a falta de honestidade intelectual e a miopia politica facilmente reproduzida por interesses escusos. Não reconhecer que os mandatos do PSOL/PSTU não produziram nada de diferente é desonestidade intelectual e má fé informativo. Basta uma simples pesquisar ou consulta entre os servidores da casa, sobre as mudanças que esses mandatos operaram na CMN. Além de aprovar importantes projetos tais como: liberação dos postos de combustíveis em super e hipermercados, Fim do voto secreto, Obrigatoriedade de realização de audiência para aumentar impostos municipais, Lei do passe livre, que depois de vinte anos foi aprovada em dois turnos na casa e vetada pela pelo prefeito, projeto em tramitação da regularização fundiária que há décadas é discutida sem render nenhum anteprojeto, as emendas ao LOA e PPA, etc. A câmara deixou de ser uma confraria secreta, onde quase nada se produzia e pouco o povo sabia sobre o que acontecia.

Política

Eleições e o risco da democracia instável

Política

Sobre o WhatsApp, boatos e eleições