Rio Grande do Norte, quinta-feira, 18 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de junho de 2014

LINDIFRAN É ODE ÀS BANDEIRAS… PUNK E ANARQUISTA!

postado por Carta Potiguar

A RESPEITO DO CASO DO JOVEM ANARCO-PUNK QUE FOI PRESO POR RASGAR A DECORAÇÃO DA COPA NA CIDADE DO NATAL

potilandiaVantiê Clínio Carvalho de Oliveira — Doutor em Ciências Sociais

1 – Sim, senhorxs autoridades públicas, então, quer dizer que, rasgar um pedaço de pano com símbolos desenhados para a Copa é um “dano ao patrimônio público”, não é?!

E a morte de trabalhadores em obras de construção dos estádios, por falta de condições de trabalho e superexploração de mão-de-obra, e as expulsões dos moradores pobres das casas que ficavam no entorno dos estádios, e as altas somas de dinheiro público “emprestadas” (para a realização deste evento de uma entidade privada) em condições “fraternas” e prazos “a perder de vista” etc, etc. Nada disto é “dano ao patrimônio”, não é?!

Claro que não: são formas de AUMENTAR O PATRIMÔNIO!! Mas, O “PÚBLICO”?!

2 – Ainda, para o senso comum que “vai na onda” da campanha de estigmatização que os poderosos estão fazendo contra Lindifran,

desalojoO que Lindifran fez é uma ação punk anarquista, uma expressão de rebeldia e soberania de uma consciência singular (original) que não tem nada a ver com o “politicamente correto” dxs “boxs mocinhxs” que sofrem de “normose” e não conseguem enxergar além das regras estabelecidas pelxs poderosxs! Também não tem nada a ver com querer “se colar ao interesse e à simpatia popular” e/ou “provocar impactos profundos na consciência popular”!

Se todo rebelde com soberania de consciência fosse se guiar por estes parâmetros legalistas e/ou populistas, guardadas as devidas proporções, Galileu Galilei não teria feito seus estudos; Oscar Wilde não teria publicado suas obras; Henry David Thoreau não teria sido preso por sua teoria e prática de desobediência civil e com isto influenciado Mahatma Gandhi (QUE RASGOU EM PRAÇA PÚBLICA SEU DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO OFICIAL INGLÊS E, MAIS AINDA, ESTIMULOU TODOS OS CIDADÃOS COLONIZADOS A FAZEREM O MESMO!); etc, etc…!!

A história demonstra que, são os rebeldes com soberania de consciência que, desprezando os limites estabelecidos pela “normose” do senso comum e as rédeas dos sistemas de poder estabelecidos, conseguem ampliar a compreensão e os espaços de liberdade — primeiro para si mesmos e, se com alguma sorte conseguem, com o exemplo de seus atos, “vazar” a estupidez própria das maiorias, ampliam, na sequência, a compreensão e os espaços de liberdade para o coletivo! Por isto mesmo, são estigmatizados por todos os poderosos de todas as épocas e sistemas, com termos como “criminosos”, “subversivos”, “vândalos”, “terroristas”, “antidemocráticos” e, também, “contra revolucionários” (isso, se estiverem em “socialismos” ou “comunismos” de Estados)!

lindifranSe te pegas a querer GUIAR o “interesse e a simpatia popular” para os rituais estéreis da democracia representativa (cuja face já está clara para os cidadãos europeus que estão se abstendo em massa das eleições), ou se te pegas a adular os poderosos para preservar seu salariozinho ganho com subordinação cotidiana, fica claríssima a realidade de que NÃO TENS NADA DE LEÃO (e por isso não tens condições mesmo de entender um ato de liberdade como este), que nunca roubarás o fogo da liberdade de(s) deus(es) e, então, é melhor que você dê o seu MAGRO intelecto para os poderosos fazerem com ele aquilo que Lindifran fez COM OS SÍMBOLOS DO PODER!

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

11 Responses

  1. João disse:

    hahahahhahahahahahhahahaha que piada.

    Gandhi era santo.

    Oscar Wilde um escritor.

    O rasgador de bandeiras entrou na história?

    Símbolo de poder pra quem? Pra você? É uma bandeirinha de decoração seu ridículo!

    Você sofre de anormose, doença que faz ser babaca? QUe faz achar que babou o ovo da banca de mestrada então pode falar merda?

    Ridículo!

    • Thanatos O-Yama disse:

      Gandhi era santo onde? Era só um racista e misógino… A história é feita por anônimos, porém alguns que ganham notoriedade o que não desqualifica a ação em si. Querer usar essa falácia da figura de autoridade é batido…

  2. Luciano disse:

    Patético…..

  3. Neide Katyanny disse:

    Eu não entendo uma coisa: se esse rapaz aí é anarco punk, é contra o Estado blablabla, por que ele serve ao próprio Estado, na qualidade de funcionário público?

  4. Thanatos O-Yama disse:

    Pera aí, você está realmente comparando o ataque a uma BANDEIRA com o ataque a UMA PESSOA?

    Retorno sua colocação: “Veja quanto custou esses pedaços de pano ao município”. Por que cargas d´agua tem-se que gastar com isso e não coisas mais urgentes?

    Forma eficaz de protesto é se fazer de cego, surdo e mudo? Ou ficar postando o quanto está descontente com o Estado no facebook?! tsc tsc…

  5. Vantiê disse:

    Vitor: vou acrescentar apenas mais um ponto à ótima resposta que Thanatos O-Yama lhe deu.
    Todo rebelde com soberania de consciência está disposto a pagar o preço que lhe for imposto pela sua atitude de independência em relação às arbitrariedades dos poderosos: Gandhi, por exemplo, foi espancado e preso muitas vezes e Oscar Wilde, como eu já disse em meu primeiro comentário/resposta aqui, foi processado, condenado e preso, também. E é assim porque esses rebeldes sabem que lei e justiça não são exatamente a mesma coisa, de modo que, não raramente, as leis justificam o injustificável, tal como, no caso da nossa polêmica neste texto: o fato de se oferecer mais proteção ao “patrimônio” materializado em recortes de pano estampados, do que a proteção que se oferece ao que deveria ser tratado como o maior patrimônio da sociedade: os trabalhadores e os cidadãos “comuns”! Sim, tenho certeza de que serão utilizados mais recursos dos cofres “públicos” com a reposição destes recortes de panos estampados! Já quanto à possibilidade de que sejam aplicadas umas boas verbas desses mesmos cofres na resolução dos problemas causados para as famílias removidas dos entornos dos estádios, eu não estou tão confiante… A eficácia de formas de protesto como esta de Lindifran, se encontra justamente no fato de fazerem “saltar aos olhos” injustiças como esta!

  6. Patrícia Morais disse:

    Há muito não lia um texto tão
    inspirador por aqui.

    Excelente, Vantiê.

  7. Patrícia Morais disse:

    Há muito não lia um texto tão inspirador por aqui.
    Excelente, Vantiê.

    • Vantiê disse:

      Obrigado, Patrícia Morais. Em meio a tantas manifestações de ódio por causa de um breve discurso ensaístico que trata de uma atitude que não tem nada de “violenta” (afinal, não se trata aqui de agressões a pessoas, ao menos, não no que concerne ao ato perpetrado pelo cidadão em questão), como também em meio a declarações maliciosas de “incompreensão” a respeito de um texto tão simples e direto, enfim, em meio a todas estas “qualidades” de participações, é bom saber que esta página ainda é frequentada por pessoas que – como sei que é o seu caso – são capazes de intervir em um debate público de forma elegante, mobilizando bons conteúdos intelectuais e, acima de tudo, sem fazer confusão entre as paixões provocadas pelos preconceitos e/ou (des)afetos grupais e/ou pessoais e a arte da boa argumentação. Mas, tratando-se (o texto em questão) de um discurso sobre um ato que afronta a “religião” do(s) nacionalismo(s) e dos chovinismos aprendidos pelas maiorias desde criancinhas, bem como, sabendo-se que os neo-nacionalismos – em suas formas nazifascistas, marcadamente – também estão em tendência de crescimento em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil (digo “também”, porque estão polarizando com o crescimento das tendências radicalmente anti-capitalistas e anti-Estado), podemos deduzir quem, possivelmente, são as pessoas e/ou grupos a quem interessa detratar e/ou distorcer reflexões como esta minha! Um abraço!

  8. wllivane disse:

    Sr. Vantiê, gostaria de parabenizar sua coragem e ótica sobre esse ato de expressão realizado por Lindifran.Como cidadã sinto-me muito mais desrespeitada pelo “rasgar” milionário de dinheiro público mal administrado,e leis que os próprios governantes não praticam.
    Diante disto,não foi um ato violento.foi um ato de desobediência ou insubordinação,e já houve punição.
    Diferente de tantos outros impunes.
    O que te representa população?
    mensagens de frustração social no facebook ,
    engolir tudo que a mídia te entrega pronto?pesquisem nossa história política, entendam a manipulação das massas,participem das petições propostas nas redes sociais, onde através da sua assinatura pode contribuir para algum tipo de mudança na esfera política.
    A COPA é pra quem?com tantas restrições culturais?
    precisamos de uma COPA para podermos ter melhorias infraestruturais?
    quantas COPAS ainda precisaremos sediar?
    torço para seleção porque sou brasileira,e gostamos de futebol.
    essa mancha financeira resolveremos nas Urnas.
    Se é que podemos confiar nelas.

  9. Vantiê disse:

    Caso de Lindifran repercute na França: https://larotative.info/bresil-un-jeune-anarchiste.html

Política

Aeroporto Aluízio Alves: o jeito de homenagear e administrar de Henrique

Política

Macarthismo à brasileira e a Política Nacional de Participação Social