Rio Grande do Norte, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 2 de agosto de 2014

Sobre Serra e Aécio Neves

postado por Carta Potiguar

Por Emanuel Freitas

Doutorando em Sociologia (UFC)
Professor de Sociologia (UFERSA)

ae seDerrota em 2010 em sua segunda tentativa de chegar ao Palácio do Planalto, José Serra negou-se a reconhecer sua derrota e preferiu falar que o eleitorado não havia querido dar-lhe o posto naquele momento, e findou seu amargo discurso com um “até logo”. De fato, voltou logo, disputando a prefeitura de São Paulo, mas sdendo derrotado pelo petista Fernando Haddad. Então, Serra queria voltar logo à cena nacional, disputando a presidência. Quem sabe agora o povo não o quereria? Mas, foi sendo atropelado pelo “sangue novo”, pela promessa de “novidade” representada pelo minério Aécio Neves. Frente a isso, Serra até pensou em sair do PSDB e ir às hostes do PPS, seu braço político “nanico”.

Poderíamos até traduzir PPS como “para presidente: Serra”. Mas, não saiu. Falou em prévias, ou melhor, fez a imprensa e alguns poucos tucanos falarem em “prévias”, as mesmas que ele abortou em 2010, contra Aécio, e em 2012, contra os outros tucanos que queriam disputar a prefeitura de sampa. Mas Serra, o homem do bem, não se abateu. Ainda no ano passado publicou artigo em que dizia que a questão das drogas deveria ser pauta do debate presidencial em 2014. Nem precisa traduzir o que ele quis dizer, ou a quem quis atingir. O fato é que Serra, nos momentos iniciais, teve uma atuação pífia na campanha de Aécio (o que já foi por mim analisado aqui: https://www.cartapotiguar.com.br/2014/05/21/jose-serra-ou-o-amargor-da-politica/).

Pois bem, agora parecia estar tudo bem entre o paulista e o mineiro. Mas, eis que Xico Graziano, homem de confiança de Serra, é defenestrado do primeiro escalão da equipe de campanha de aécio. Coincidência ou não, dias depois aparece a reportagem que, até agora, tem tirado o sono do candidato tucano. Folha de São Paulo e Estadão ressoam, desde a semana passada, denúncias contra o senador. A FSP chegou mesmo a dizer em editorial que a imagem de Aécio, de probidade, foi posta em cheque. E agora é Aloysio Nunes, candidato a vice mas amigo do peito de Serra, quem entrega nota afirmando o uso de Aécio da pista do aeroporto. Foi justificar e acabou por entregar. Serra, como se sabe, faz pouco caso da disputa pela senado. Desistiu várias vezes. Não era digno para ele ter um AP funcional, como dias desses lembrou sua amigsa Eliane Catanhede. Para ele, só mesmo a Granja do Torto. Isso é que é digno.

O fato é que, se em 2010 a imprensa superdimensionou o peso de Aécio para a vitória de Serra, este parece não comparecer às notas ou capas de revista com esse peso todo.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

O Potiguar: um novo projeto

Política

Em nota, entidades dizem que Wilma não representa os estudantes