Rio Grande do Norte, sexta-feira, 29 de março de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 20 de outubro de 2014

UFRN gasta 50 MILHÕES em Segurança e não evita tragédia.

postado por Tiago Souto

Um verdadeiro desastre administrativo tem sido o ímpeto da UFRN quanto aos serviços de segurança. Esta instituição de Ensino Superior gasta 50 MILHÕES, isso mesmo, não está errado, são R$ 50.495.043,12 para o serviço de segurança armada da UFRN, referente ao contrato 85/2010 com a empresa Garra Vigilância LTDA (CNPJ 02.141.823/0001-62).

O Brasil tem sido palco de escândalos de corrupção em contratos e licitações da Petrobras, e os argumentos são mil, entre aqueles envolvidos nos escândalos. Mas acima de qualquer suspeita a UFRN conta com um contrato de 50 milhões e não é minimamente influenciada pelo lobe das empresas de segurança privada, que veem nesse mercado uma ótima opção de enriquecimento em detrimento do trabalho precarizado (terceirizado). Sem dúvidas esse contrato passou por todos os trâmites legais licitatórios e é válido, mas convenhamos que o valor é salgado.

Um dos maiores desafios do Brasil é a segurança pública, sobretudo nas atitudes ilegais e criminosas dos próprios agentes de segurança que já virou até CPI das Milícias no Congresso Nacional, isso quer dizer que não somente bandidos cometem crimes, mas todos aqueles que exercem o uso da força para além do caráter legal.

Na UFRN não tem sido novidade ações irregulares e ilegais dos seus agentes internos de repressão, pasmem vocês, mas nos corredores da UFRN é comum “segurança” sacar arma em punho e ameaçar estudantes, ou pior, disparos de tiros contra estudantes como ocorreu em 2009 (ver capa do já fechado Diário de Natal) fechado[1] um dia depois da veiculação da matéria de capa.

Além desses fatos inaceitáveis é comum na UFRN que os estudantes sejam constantemente reprimidos nos poucos e precários espaços de sociabilidade do campus. Na biblioteca um efetivo ostensivo de “seguranças” armados fazem rondas entre livros e estudantes, no RU (Restaurante Universitário) o controle, coíbe manifestações políticas legítimas dentro do refeitório. Quem tiver o mínimo de bom senso sabe que nem em um banco tem tantos seguranças armados, é uma verdadeira festa, de um superestimado item contratual para uma demanda irreal que esse contrato de segurança da UFRN tem.

Na quinta-feira, 09 de outubro, o estudante Marcus Luiz, foi agredido e torturado (murros, chutes, pontapés, e areia na boca para se calar) além de ter sido arrastado pelo cabelo, que é grande, pois o comportamento machista que torturou o estudante, jamais admitiria um home de cabelo grande.

Em fim caberá a magnífica reitora Ângela Paiva a desatar esse nó que em plena campanha eleitoral para sua reeleição tem esse abacaxi para descascar, pois quem assume o exercício do poder tem também que assumir responsabilidades de atos inaceitáveis, fruto de uma ideologia de gestão da força, pautadas no terror e na violência.

Pelo fim da violência no campus, não podemos perder a capacidade de nos indignar e criticar, pois uma postura crítica sempre será em favor da vida e da boa convivência.

diario                  Contrato garra

[1] Segundo informações do Jornal o fechamento do mesmo não teve a menor relação a veiculação da matéria em capa, que poderia prejudicar a segurança jurídica do contrato com a empresa Garra.

Tiago Souto

Cientista Social e pesquisador do NUECS-DH (UFRN). Atua principalmente nas áreas de pesquisa em cultura, educação, violência e estudos urbanos, além de atuar junto aos movimentos sociais gerenciando e executando políticas públicas. É autor de capitulo de livros e artigos com vínculos, internacionais, nacionais, e locais. Contato: tiago_souto@cchla.ufrn.br

2 Responses

  1. Igor Freire disse:

    Na verdade, sobre RU, o que tenho notícia é de que falta segurança, pois diariamente vai um pessoal lá que pula a catraca e almoça de graça, em detrimento daqueles que pagam o valor cobrado. Quando se recusam a deixá-los entrar, eles fazem confusão, ameaçam quebrar tudo, etc.

  2. Só uma minuciosa investigação policial poderá desmistificar um possível e poderosíssimo conluio capaz de manter por décadas este ilegal,imoral,nepotico,contrato de Terceirização Do Cargo de Vigilante que formam a Polícia Administrativa Universitaria FEDERAL que são os únicos agentes públicos competentes para executar os atos derivados do Poder Dever de Polícia Administrativa que não pode ser delegado aos vigilantes terceirizados tornando-o juridicamente impossível, configurando uma aparente burla ao concurso público, estranhamente aceito pelos órgãos fiscalizadores! Nelson Wagner/Bacharel em Direito e Vigilante Estatutário da UFRN

Direitos Humanos

Mártires de Cunhaú: um insulto a Indígenas!

Direitos Humanos

Nossa Insurreição da Consciência: "Ma Nêga" e o racismo