Rio Grande do Norte, sábado, 20 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de outubro de 2014

A Bolsa da Família Alves

postado por Carta Potiguar

Por Carol Kyze Melo

Graduanda do curso de Ciências Sociais e Bolsista do PET – Universidade Federal do rio Grande do Norte – UFRN

carolynamelo@gmail.com

 

Resenha do livro: “A botija, a bolsa da família Alves”.

Autores: Paulo augusto e João Eudes.

Editora: lucgraf

“Não se prende banqueiro nem gente rica no Brasil”

Lançado em 2013, com tiragem de 3.000 livros, A botija – A bolsa da família Alves é  livro para ser lido nas filas, como bem alertam os autores. O livro trata da historia politica de uma das famílias mais tradicionais e poderosos do estado do Rio Grande do Norte. Recheado de dados estatísticos e depoimentos de quem conheceu o governo do patriarca da família e fundador do maior jornal de circulação do estado, Aluísio Alves.

No decorrer da leitura dos capítulos teremos acesso ao subterrâneo das atuações da família e aliados, que não serão poucos. Aliados que em troca de favores aceitaram a suplência de um senhor de 90 anos, no caso o filho do então ministro da previdência social Garibaldi Alves filho. Que como foi narrado pelo próprio Garibaldi (pai) aceitou só para fazer um favor aos amigos. Esse mesmo senhor que vez ou outra é conduzido para dentro do senado em cadeira de rodas devido à fragilidade da sua saúde.

São retratados também escândalos envolvendo ONG’s e emendas parlamentares que beneficiaram a família e seus aliados.  Por exemplo, o escândalo conhecido como máfia dos sanguessugas, que se deu pelo desvio de dinheiro público destinado a manutenção de equipamentos e remédios que beneficiariam centenas de pessoas na cidade de Mossoró. Escândalos de indicações para o tribunal de contas do estado e até a histórica chegada do segundo potiguar a presidência da republica. Ah, não podemos deixar de lembrar as caronas solidárias no avião da FAB, avião esse usado para levar noiva de presidente da câmara dos deputados, sócio do filho do ministro da previdência e amigos para assistir jogo do Brasil no maracanã.  O livro conta de forma irreverente assuntos da mais alta importância não só para o nosso estado como para o nosso país. Recheado de links  o leitor poderá acessar tabelas, reportagens, blogs e muito mais.  Se você quer conhecer um pouco mais sobre “A bolsa família” de uma das famílias mais importantes do nosso estado, o livro é imperdível.

 

 

 

 

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. Arthur disse:

    Texto interessante sobre um livro que retrata a família mais influente no RN. Pena que não foi fácil achá-lo para comprar. Só fui achar na livraria da UFRN.

Política

As eleições, a tolice e a maldade: Como 1% faz 99% de tolos.

Política

Nota rápida sobre a reeleição de Dilma Rousseff