Rio Grande do Norte, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de março de 2015

O Boom das Séries Inteligentes

game-of-thrones-cast-season-1

A Guerra dos Tronos recomeça em Abril. Preparem-se

 

 

As séries de maior sucesso têm conseguido conquistar os gostos mais requintados

Nos últimos anos, o mercado das séries televisivas de enredos inteligentes, imprevisíveis e cativantes cresceu mais que fogo na palha. As séries de maior sucesso têm conseguido conquistar os gostos mais requintados, sem perder de vista os clássicos apelos aos estratos sociais de menor capital cultural. A maioria delas é americana e baseada em livros de sucesso internacional. Hannibal, Game of Thrones e True Detective correm disparadas entre as melhores. Suas próximas temporadas estão sendo acompanhadas por milhares de pessoas.

NBC-Hannibal-About-Cast-1920x1080

A próxima temporada de Hannibal começará no segundo semestre de 2015

Hannibal revive a história do canibal pomposo e genial que consquistou o mundo através do talento de Anthony Hopkins. Mads Mikkelsen deu novo fôlego ao monstro, atribuindo-lhe um ar mais enigmático, simpático e até galã. Os demais atores principais são excelentes e as tramas exploram pra valer o lado obscuro, sinistro e estranho da psique humana. Especialistas têm elogiado o rigor forense e psicológico da série, porém, críticos conceituados localizaram incoerências e ambivalências significativas entre os capítulos. A nova temporada promete mais clareza e cenas de ação.

Quiçá menos conhecida no Brasil, True Detective cometeu o erro de cair em alguns lugares comuns (principalmente estéticos) de Hannibal, mas se salva pela qualidade inovadora e envolvente do roteiro: a perseguição a um grupo de serial killers esotéricos se entrelaça com as banalidades, peculiaridades, conflitos e dificuldades cotidianas, demasiado humanas, da dupla de detetives. Mathew McConaughey e Woody Harrelson sustentam ironias, humor negro e debates éticos interessantes, pra filósofo nenhum ficar de fora – aficionados por estoicismo e cinismo com maiores razões! True Detective comove com frequência: pelas tragédias de seus protagonistas e pela luz de felicidade e justiça que brilha lá no fim do túnel da miséria cotidiana. Os contornos da próxima temporada devem aprofundar essa atmosfera.

True-Detective-tralier

Os protagonistas de True Detective dão um banho de atuação

Game of Thrones, que amadureceu durante uma sequência considerável de temporadas, transformou-se em epidemia cultural. Além de contar com ótimos argumentos e atores, chegou na hora certa: além de O Senhor dos Anéis deixar um buraco oportuno, o sucesso de muitas produções culturais dos últimos anos têm sinalizado que a juventude urbana mundial nunca curtiu tanto fantasia medieval quanto ultimamente. As intrigas políticas, militares e éticas de Game são intrincadas, caóticas e passionais. Maquiavel adoraria assisti-las. A Guerra dos Tronos é ao mesmo tempo “cabeça” e dinâmica. O apelo às minorias sociais e ao pornô light dão consistência à proposta universalista implícita no livro inspirador. O poder dramático dos jogos bélicos é ampliado por doses de heroísmo, honra e duelos realistas. Arie deve permanecer no topo.

Hanna Flávia Saito

Jornalista e filósofa. Tradutora e parecerista editorial. Casada com Sampa, arrebatada por Natal. Missão na Carta: entrevistas e artigos sobre literatura, cinema, música e vida cultural em geral. Não encontrou motivos convincentes para ter uma conta no Facebook.

Comments are closed.

Artes

A lenda de Luiz Gonzaga de volta à Natal neste sábado

Artes

O sublime desespero de "Whiplash" (dica de filme)